Outros textos
Com o título supra, Márcia Kempf, bacharel em letras, com especialidade em traduçao, assina o artigo, publicado em outubro de 2016, pela Revista Cultura Espírita [ano VIII, nº 91] e que optamos por apresentar aos nossos leitores, neste ano em que comemoramos os 160 anos de publica&cce... Continuar »
No mes de janeiro de 2008 comemoramos o Sesquicentenário da Revue Spirite, de Allan Kardec, isto é, os 150 anos do lançamento dessa Obra monumental, em 12 brilhantes volumes, que complementam o excelente Pentateuco Kardequiano.   A Revista Espírita esteve sob a segura dire&c... Continuar »
A ediçao de junho do caderno JB Ecológico, encarte especial do Jornal do Brasil, homenageou a personalidade de Allan Kardec, traçando a relaçao de sua obra com o pensamento ecológico moderno. O texto, de autoria de Luciano Lopes e intitulado A ecologia espiritual de Allan Kar... Continuar »
Charles Kempf   Este artigo resume as informações – obtidas em arquivos públicos da França – sobre as origens dos pais daquele que se tornaria Allan Kardec, assim como o panorama histórico no qual eles viveram até seu nascimento, em 1804. Casament... Continuar »
Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - Agosto/2007 Uma das mais famosas imagens de Allan Kardec pode nao retratar o Codificador do Espiritismo. O desenho que mostraria Kardec aos 25 anos de idade provavelmente é um auto-retrato do pintor frances Raymond Auguste Quinsac Monvoisin (... Continuar »
O Professor Rivail também foi tradutor   Uma preciosa informaçao, ainda pouco conhecida, é a de que o Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail - que a partir de 18 de Abril de 1857 adotaria o pseudônimo de Allan Kardec -, além de pedagogo emérito foi também tradutor de obras... Continuar »
O que temos, em termos de registros brasileiros, a respeito de Amélie Gabrielle Boudet é muito pouco.  Pouco sabemos, inclusive, de sua aparencia, porque nao temos senao retratos que a mostram idosa, após a morte do esposo amado. Ao nos darmos conta da vida do ilustre Codificador, de sua ... Continuar »

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014