Outros textos
Auto de Fé das obras espíritas em Barcelona A pedido do Sr. Lachâtre, entao residente em Barcelona, eu lhe enviara certa quantidade de O Livro dos Espíritos, de O Livro dos Médiuns, das coleções da Revista Espírita, além de diversas obras e brochuras espíritas, perfazendo um total de ... Continuar »
A força do Espiritismo tem duas causas preponderantes: a primeira é tornar felizes os que o conhecem, o compreendem e o praticam. Ora, como há pessoas infelizes, ele recruta um exército inumerável entre os que sofrem. Querem lhe tirar esse elemento de propagaçao? Que tornem os homen... Continuar »
Houve muitas especulações sobre a questao: Por que Hippolyte Léon Denizard Rivail e Amélie Boudet nao tiveram filhos? Até mesmo a afirmaçao de que teriam realizado um pacto de abstinencia. Os documentos originais encontrados recentemente lançaram luz sobre essa questao. ... Continuar »
Com o título supra, Márcia Kempf, bacharel em letras, com especialidade em traduçao, assina o artigo, publicado em outubro de 2016, pela Revista Cultura Espírita [ano VIII, nº 91] e que optamos por apresentar aos nossos leitores, neste ano em que comemoramos os 160 anos de publica&cce... Continuar »
Caros irmaos espíritas, venho mostrar-vos a rota, fazer-vos ver o objetivo. Possam minhas palavras, por mais fracas que sejam, permitir que compreendais a sua grandeza! Mas outros virao depois de mim, que vo-la mostrarao também, e cuja voz, mais poderosa que a minha, terá para as nações o ... Continuar »
Há uma coisa ainda mais prejudicial ao Espiritismo do que os ataques apaixonados de seus inimigos: é o que publicam, em seu nome, seus pretensos adeptos. Certas publicações sao realmente  lamentáveis, porque nao podem dar do Espiritismo senao uma ideia falsa e expô-la ao ridículo. ... Continuar »
Manuscrito muito raro de Allan Kardec revela as origens da Société Parisienne des Études Spirites, que completou 160 anos de fundaçao  Das informações extraídas de uma raríssima Carta manuscrita de Allan Kardec1 – documento kardequiano muito valioso e, até a... Continuar »
Entre os tesouros doutrinários encontrados na França, recebidos pelo confrade Roger Perez das maos de um descendente de Hubert Forestier, espiritista frances e antigo diretor de La Revue Spirite, durante os anos 1931-1971, que atuou no Movimento Espírita frances com o dirigente Jean Meyer ... Continuar »
No mes de janeiro de 2008 comemoramos o Sesquicentenário da Revue Spirite, de Allan Kardec, isto é, os 150 anos do lançamento dessa Obra monumental, em 12 brilhantes volumes, que complementam o excelente Pentateuco Kardequiano.   A Revista Espírita esteve sob a segura dire&c... Continuar »
Discurso de Allan Kardec em 14.10.1861, em Bordeaux Senhoras e senhores, Foi com felicidade que atendi ao vosso apelo e a escolha simpática com que me recebeis é uma dessas satisfações morais que deixam no coraçao uma impressao profunda e inapagável. Se me sinto feliz com es... Continuar »
Discurso do Sr. Allan Kardec Senhoras e Senhores, todos vós, meus caros e bons irmaos em Espiritismo. Se há circunstâncias em que se possa lamentar a insuficiencia de nossa pobre linguagem humana, é quando se trata de exprimir certos sentimentos. E tal é, no momento, a nossa posiç... Continuar »
O Espiritismo é uma ciencia positiva Certo eu teria o direito de orgulhar-me com o acolhimento, que me é feito, nos diversos centros que visito, se nao soubesse que esses testemunhos se dirigem muito menos ao homem do que à doutrina, da qual sou humilde representante, e devem ser consid... Continuar »
(...) Do mesmo modo que ninguém pode impedir a queda daquilo que, pelas leis divinas, deve cair,  - homens, povos ou coisas  –  ninguém pode travar a marcha daquilo que tem de avançar. Se o Espiritismo fosse uma simples teoria, um sistema, poderia ser combatido por out... Continuar »
A ediçao de junho do caderno JB Ecológico, encarte especial do Jornal do Brasil, homenageou a personalidade de Allan Kardec, traçando a relaçao de sua obra com o pensamento ecológico moderno. O texto, de autoria de Luciano Lopes e intitulado A ecologia espiritual de Allan Kar... Continuar »
Parte I Em fevereiro de 1828, um periódico frances chamado Journal des Débats Politiques et Littéraires trouxe inusitado título de matéria: Institution de M. Rivail. O jornalista relata que o tal educador Rivail, como aluno de Pestalozzi e autor de um tratado de aritmética, método adot... Continuar »
Consta no Annuaire général du commerce, edições de 1851, 52 e 53, o sobrenome Rivail como homme de lettres (homem de letras), cujo endereço profissional aponta nesta época para boulevard Saint-Martin, 18 - exatamente o Théâtre de La Porte Saint-Martin - outro possível local de traba... Continuar »
Em 1860, foi publicada a segunda ediçao de O Livro dos Espíritos, "inteiramente refundida e consideravelmente aumentada", conforme anuncia sua página de rosto. Contém, como se sabe, 1019 itens, distribuídos em quatro partes, enquanto que a anterior, de 1857, tinha apenas 501, em ... Continuar »
Charles Kempf   Este artigo resume as informações – obtidas em arquivos públicos da França – sobre as origens dos pais daquele que se tornaria Allan Kardec, assim como o panorama histórico no qual eles viveram até seu nascimento, em 1804. Casament... Continuar »
Meus caros irmaos e amigos espíritas de Lyon. Apresso-me em vos dizer quanto sou sensível ao novo testemunho de simpatia que me acabais de dar, com o amável e grato convite para vos visitar este ano. Aceito-o com prazer, porque, para mim, é sempre uma felicidade encontrar-me em vosso meio. (..... Continuar »
Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - Agosto/2007 Uma das mais famosas imagens de Allan Kardec pode nao retratar o Codificador do Espiritismo. O desenho que mostraria Kardec aos 25 anos de idade provavelmente é um auto-retrato do pintor frances Raymond Auguste Quinsac Monvoisin (... Continuar »
O Professor Rivail também foi tradutor   Uma preciosa informaçao, ainda pouco conhecida, é a de que o Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail - que a partir de 18 de Abril de 1857 adotaria o pseudônimo de Allan Kardec -, além de pedagogo emérito foi também tradutor de obras... Continuar »
Após uma noite de reflexões, quando foi visitado pelo Espírito de Verdade, que lhe comandava o trabalho missionário, despertou eufórico e recompensado interiormente. Pela manha, entre 10h e 11h, após atender a um jovem que veio adquirir um exemplar da Revista Espírita, sentiu-se enlev... Continuar »
Onde quer que se encontrem duas ou tres pessoas reunidas em meu nome, aí estarei com eles. Mt, 18:20 Estamos reunidos, neste dia consagrado pelo uso à comemoraçao dos mortos, para dar aos nossos irmaos que deixaram a Terra, um testemunho particular de simpatia; para continuar... Continuar »
O que temos, em termos de registros brasileiros, a respeito de Amélie Gabrielle Boudet é muito pouco.  Pouco sabemos, inclusive, de sua aparencia, porque nao temos senao retratos que a mostram idosa, após a morte do esposo amado. Ao nos darmos conta da vida do ilustre Codificador, de sua ... Continuar »

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014