Centro de Educação Infantil Josefina Rocha

No ano de 1959, um grupo de senhoras, trabalhadoras voluntárias do "Centro Espírita Antônio de Pádua", verificando as necessidades urgentes da comunidade onde laboravam, mobilizaram-se para a criação de uma creche.

 

Com o auxilio da Federação Espírita do Paraná, que também cedeu o terreno, foi construída a Creche. No dia 04/06/1959 o prédio ficou pronto e denominou-se Creche Josefina Rocha, em homenagem à benemérita trabalhadora espírita já desencarnada que, além de professora, era também parteira, sempre atendendo aos necessitados.

 

Em virtude de diversas dificuldades para instalação e funcionamento, a creche só começou a funcionar a partir de 01/06/1961, dois anos mais tarde, com 20 crianças de 2 a 4 anos, em sede própria, na Rua México nº 260, bairro Bacacheri.

 

Em 02/05/1963, foi assinado contrato com a Legião Brasileira de Assistência do Paraná, representada pela Sra. Nice Braga, presidente dessa Instituição, e pelo Sr. João Ghignone, presidente da Federação Espírita do Paraná. Em 1º de junho do mesmo ano, através de convênio firmado entre a Federação e o Estado do Paraná, passa a ser reconhecida pelos órgãos públicos como creche, passando a ser um departamento desta federativa.

 

A primeira diretora da Creche foi a Sra. Irene Bagatin.

 

O Centro de Educação Infantil Josefina Rocha funciona em regime de semi-internato, a exemplo das outras creches da Federação Espírita, das 7h30 até as 17h30. As crianças recebem 4 (quatro) refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e toda estrutura pedagógica.

 

A Creche conta com uma pedagoga, duas professoras, sete educadoras, duas estagiárias da Prefeitura, duas pessoas para serviços gerais e uma cozinheira.

 

Todos esses atendimentos são gratuitos.

 

A grande maioria da clientela da Creche tem mães que trabalham na região.

 

Visite o site


© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014