Adilson Valdir Baroncelli


Valdir, como era mais conhecido, nasceu em Loanda, em família espírita, no dia 27 de janeiro de 1964. Era bisneto de André Fernandes, destacado trabalhador espírita e fundador do Hospital Psiquiátrico Nosso Lar, de Loanda.


Os primeiros passos de Valdir, nos caminhos da Doutrina foram na Evangelização Espírita do Centro Espírita Nosso Lar.  Em plena juventude, destacou-se como líder. Foi coordenador de Mocidade Espírita, liderou grupos de Teatro, fomentou Encontros Regionais, sempre ativo no Movimento de jovens em geral.


Trabalhador incansável e entusiasta, foi eleito Presidente do Centro Espírita Nosso Lar, pela primeira vez, em 1991, cargo que ocupou até 1994, sendo reconduzido à presidência em 1997 até 2000. Destacou-se pelo bom senso e capacidade de estimular a união de todos, a preservação das bases doutrinárias e a busca incessante pela qualidade do trabalho espírita.


Atuou em diversos departamentos do Centro Espírita, em especial no de Divulgação da Doutrina Espírita, realizando palestras, coordenando grupos de estudos, promovendo eventos doutrinários, como os consagrados Meses Espíritas, ao longo dos anos, providenciando a vinda de palestrantes de outras regiões.


Prestou valiosa contribuição ao Movimento Espírita Regional, na qualidade de trabalhador da URE – 8ª Região, sendo seu vice-presidente por algumas gestões. Coração sensível à caridade, em 2002, foi eleito presidente do Hospital Psiquiátrico Nosso Lar, cargo que desempenhou por doze anos, zelando pelo bom nome do Espiritismo, não medindo esforços, nesta difícil tarefa, para que o trabalho ali realizado fosse pautado nas diretrizes espíritas.


Desencarnou, aos cinquenta e um anos de idade, a 14 de março, deixando muita saudade nos corações de familiares e amigos. Valdir era casado com Iracy e tinha dois filhos.

 


Edson Garcia Botelho.
Em 27.4.2015.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014