Newton Lemgruber Boechat

Orador e médium espírita conhecido nacional e internacionalmente, Newton Lemgruber Boechat era natural de Apiacá, Rio de Janeiro, onde nasceu em 25 de julho de 1928. Desencarnou em  22 de agosto de 1990, tendo seu corpo sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier, no Rio de Janeiro.

Filho de Clodomiro Lemgruber Boechat e Himbelsa Boechat.

Trabalhou no antigo IAPETEC, hoje incorporado ao INSS, em Belo Horizonte.

Por volta de 1956, transferiu-se para o Rio de Janeiro onde ficou até aposentar-se. À época, trabalhava ainda como tradutor juramentado, nomeadamente da língua francesa, da qual era profundo conhecedor.

Estudante em Belo Horizonte iniciou visitas a Pedro Leopoldo, onde conheceu o médium Francisco Cândido Xavier, tendo iniciado como palestrante nas reuniões públicas do Centro Espírita Luiz Gonzaga, enquanto Chico Xavier recebia mensagens psicográficas.

Nessa época, em parceria com Gustavo Pancrácio, fundou o periódico A Luz do Mundo, que chegou a ter sete números.

Após a sua mudança para o Rio de Janeiro, então ainda capital do país, intensificou as suas atividades espíritas, proferindo palestras e conferências em todo o Brasil. No Exterior, fez palestras no Paraguai, Uruguai, Argentina, Portugal, Espanha, Itália e França. Possuidor de uma memória privilegiada, destacava-se por citar capítulos inteiros das Sagradas Escrituras.

Publicou artigos em periódicos como Reformador, órgão da Federação Espírita Brasileira, Obreiros do Bem, da Associação Espírita Obreiros do Bem, o Jornal Espírita e a Folha Espírita, ambos de São Paulo, e outros.

Em 26.10.2015.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014