Pedro Leiva Andreo
 

Pedro Leiva Andreo nasceu em Araçatuba, Estado de São Paulo, em 28 de junho de 1932. Filho primogênito de lavradores, mudou-se para Loanda, Estado do Paraná, em 1954, onde atuou como agricultor e empresário.

Em 1967, casou-se com Aparecida Castro Andreo, sua companheira e grande incentivadora nas atividades assistenciais. Dessa união teve cinco filhos.

Foi Presidente do Centro Espírita Nosso Lar, por mais de 12 anos, de 1978 a 1990. Foi também Presidente do Albergue Noturno e do Hospital Psiquiátrico Nosso Lar, entre 1991 a 2002.

Sempre com espírito visionário, Seu Pedro, como era chamado, trouxe grandes feitos à comunidade espírita de Loanda, assim como para os portadores de transtornos mentais e dependentes químicos da região e às pessoas em situação de rua.

Liderou e motivou os trabalhadores das obras espíritas na construção da sede do Centro Espírita Nosso Lar, onde hoje, além das palestras públicas, dos trabalhos de evangelização, assistência espiritual, há também atendimento à gestante e Casa da sopa.

No Albergue, reformulou o atendimento aos albergados, trazendo mais conforto e humanização. No Hospital Psiquiátrico promoveu mudanças determinantes para o nível em que se encontra hoje o seu atendimento, não somente em termos de estrutura física mas, principalmente, na filosofia da instituição.

Não bastasse esse espírito empreendedor no Movimento Espírita de Loanda, teve publicadas suas trovas, onde retrata acontecimentos do cotidiano, sob o título Trovas do Pedrinho.

 A 10 de agosto de 2016, aos 84 anos, Pedro Leiva Andreo partiu para a pátria espiritual.

Em 26.9.2016.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014