Pedro Trautwein
O sobrenome Trautwein, tem uma importância muito grande na trajetória do Centro Espírita Camille Flammarion, da cidade de Cambará, Paraná. Entre os seus fundadores, Pedro Trautwein é alguém que se destaca, não somente pela vida digna e correta, mas também, por ser um dos disseminadores da Homeopatia no Brasil.

Ele conheceu a Homeopatia em 1920, quando ainda residia na cidade de Tambaú, São Paulo. Foi o Doutor  Delduque que o iniciou no conhecimento do tratamento homeopático. Estudioso, além de medicar os filhos e parentes, passou a indicar a Homeopatia a outras pessoas.

Em 1922, ele, que era de família protestante, conheceu o Espiritismo. Uma irmã adotiva começou a ter desmaios e, inconsciente, falava com identidade masculina. A família encontrou a cura para a menina, no Espiritismo.

Nessa oportunidade, Pedro começou a estudar as obras de Allan Kardec, iniciando pelo Evangelho segundo o Espiritismo. Abandonou o vício de fumar e desfez-se da espingarda, que possuía.

Contraiu matrimônio em 1914, com Anézia Loureiro de Mattos, com quem teve doze filhos, e transferiu sua residência para Cambará, em 1932, a fim de administrar uma fazenda. A partir dessa data, passou a distribuir gratuitamente os medicamentos homeopáticos, a quem o buscava. Numa época em que não havia assistência social, nem médicos gratuitos, Pedro Trautwein era considerado o médico dos pobres, embora a todos atendesse, sem distinção de classe social. E assim trabalhou durante meio século.

Levando o Espiritismo muito a sério, com seus dois irmãos, alugou uma sala em Cambará, para reuniões da Doutrina. Começava aí, a história do Centro Espírita Luz e Verdade.

Ao lado de outros companheiros, iniciou a construção da sede própria da instituição que, no decorrer dos anos, tomou o nome de Centro Espírita Camille Flammarion, por sugestão de um espírita francês que visitou a cidade.

Pedro foi amigo pessoal de Cairbar Schutel, considerado um dos bandeirantes da Doutrina Espírita, no Brasil.

Depois de uma vida dedicada ao bem e ao próximo, Pedro Trautwein desencarnou em 23 de junho de 1983.

Graça Maria da Cruz
Em 3.1.2017

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014