Enrique Eliseo Baldovino
Enrique Eliseo Baldovino nasceu em lar espírita, filho de Belisario Enrique Baldovino e Olga Esther Abud de Baldovino, em 26 de outubro de 1967, na cidade de Avellaneda, província de Buenos Aires, Argentina.

Era casado com a psicopedagoga e professora de Letras Regina Helena de Mello Baldovino e pai de três filhos, Guilherme, Laura e Estêvão. Residia em Foz do Iguaçu/PR, desde 1991.

Tradutor de obras espíritas do francês para o espanhol e do português para o castelhano, foi também revisor de livros nas línguas espanhola, portuguesa e francesa.

Articulista em várias revistas e jornais espíritas, como Jornal Mundo Espírita (Federação Espírita do Paraná - FEP), Revista Reformador (Federação Espírita Brasileira - FEB), Revista Presença Espírita (Livraria Espírita Alvorada - LEAL), Revista Internacional de Espiritismo (O Clarim), The Spiritist Magazine, La Idea, La Revue Spirite.

Foi também responsável, junto com sua esposa, pela publicação semanal da coluna Opinião Espírita, no jornal Gazeta Diário de Foz do Iguaçu.

Tradutor de livros de Francisco Cândido Xavier (Conselho Espírita Internacional, 2010: Camino, Verdad y Vida e Pan Nuestro; de Divaldo Pereira Franco (LEAL, 2006 e CEI, 2010: Sublime Expiación); de José Raul Teixeira (FRÁTER, 1995: Vereda Familiar; FRÁTER, 2007: Aprenda a Conversar con su Ángel; de Zêus Wantuil e Francisco Thiesen (CEI, 2007: Allan Kardec: el Educador y el Codificador) e, especialmente, da Revista Espírita de Allan Kardec, do original francês para o espanhol (EDICEI – Consejo Espírita Internacional (Anos 1858 e 1859, publicados em 2005 e em 2009, respectivamente); Confederación Espiritista Argentina - CEA (Ano 1860, publicado em 2015), e  Federación Espírita Española - FEE (Ano 1861, publicado em 2016), tendo cada um dos livros e dos volumes várias edições, nacionais e internacionais.

Participou como expositor no 5º Congresso Espírita Mundial, na Colômbia, em outubro de 2007, com o tema: Análisis de la Introducción al Estudio de la Doctrina Espírita, de El Libro de los Espíritus, por ocasião dos 150 anos da Obra.

Proferiu palestra na Sede Histórica da FEB, em 8 de março de 2014.

Coordenou o seminário Homenagem à Revista Espírita e à Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, em reunião especial do Conselho Federativo Estadual da FEP, em Maringá, em 29 de novembro de 2008.

Na abertura do 6º Congresso Espírita Mundial, em Valência, Espanha, em outubro de 2010, antes da conferência inaugural de Divaldo Franco, apresentou ao piano a raríssima Sonata ditada pelo Espírito Mozart, partitura que consta somente na sua tradução da Revista Espírita de 1859, em espanhol.

No Recanto Lins de Vasconcellos, em homenagem aos 110 anos de fundação da FEP, concedeu Recital de Piano, em 25 de agosto de 2012.
A partir de 1994, foi Diretor dos Departamentos Doutrinário e de Difusão Doutrinária do Centro Espírita Allan Kardec, de Santa Terezinha de Itaipu/PR.

Foi diretor de Divulgação da 13ª URE e do Departamento Doutrinário, tendo implantado o Intercâmbio de Expositores entre as Casas Espíritas da região, na então Presidência de Regina Helena de Mello Baldovino (gestão 1993-1994).

É coautor do livro da Editora FEB: O Evangelho segundo o Espiritismo - Orientações para o estudo, tendo como organizador Antônio César Perri de Carvalho, publicado em 2014.

Organizador (com Regina de Mello Baldovino) da obra: Pérolas da Série Evangélica Amélia Rodrigues, psicografia de Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Amélia Rodrigues (2017, LEAL, em 2 volumes, com 1.112 pp. e 4.600 entradas de verbetes evangélico-doutrinários, históricos).
Profissionalmente, era professor de Música Clássica, formado pelo Conservatorio de Bellas Artes Carlos Morel, da cidade de Quilmes, Argentina, com diversos cursos de pós-graduação. Lecionava música em estabelecimentos educacionais de Foz do Iguaçu e dava aulas particulares de piano clássico.

Foi também bacharel pedagógico (Quilmes – 1983), cursando parcialmente Jornalismo (La Plata – Argentina).

Obteve o diploma superior de capacitação em idioma inglês (Quilmes – 1983) e durante vários anos estudou na Aliança Francesa de Foz do Iguaçu, com especialização em Literatura francesa e em História geral da França.

Desencarnou na tarde de 13 de fevereiro de 2018, em Foz do Iguaçu, aos cinquenta anos de idade.

Aqueles que usufruímos de sua companhia e do seu trabalho, registramos nossa profunda gratidão, rogando ao nosso Mestre Jesus que prossiga amparando-o e inspirando-o nessa nova etapa da vida verdadeira.

Regina de Mello Baldovino e Equipe da Comunicação Social Espírita 13. URE.
Em 13.2.2019.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014