Valdir Zucareli

Paranaense de Assis Chateaubriand, nasceu em 11 de dezembro de 1978.

Conheceu a Doutrina Espírita, por intermédio de uma professora de ensino técnico, que se declarou Espírita, o que o motivou a crivá-la de perguntas.

Era o ano de 1995, e Valdir residia em Vera Cruz, SP. Ela, de forma providencial, lhe emprestou alguns livros da literatura Espírita.  No entanto, somente dez anos depois, em Botucatu, SP, Valdir adentrou um Centro Espirita e teve a oportunidade de se inscrever no Curso para Iniciantes da Doutrina.

Foi, no entanto, em Umuarama, em 2011, que começou a frequentar o Centro Espírita Allan Kardec, participando, logo em seguida, de um grupo de estudos.

Cinco anos depois, se tornava um trabalhador do Movimento Espírita, como coordenador de grupo de estudos, membro do Atendimento Espiritual no Centro Espírita, com atuação no acolhimento e explanação do Evangelho, palestrante.

Atualmente, é palestrante, integrante das áreas de Comunicação Social Espírita, Expansão e Unificação do Movimento Espírita, além de primeiro vice-presidente da União Regional Espírita, 9ª Região, sediada em Umuarama.

Biólogo com Doutorado em Ciências Biológicas – Botânica, é Professor do Curso de Agronomia, Departamento de Ciências Agronômicas, na Universidade Estadual de Maringá, Campus Regional de Umuarama, desde 14 de janeiro de 2011.

Em 12.4.2019.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014