Maria de Lourdes Corrêa Oliveira
Natural da capital paranaense, Curitiba, nasceu em 11 de outubro de 1935.
 
Teve acesso à Doutrina Espírita ainda na infância, pois seus pais Antenor Affonso Corrêa e Prudência de Almeida Corrêa, mantinham um Centro Espírita em Casa (o que era comum na época).

Mais tarde, passou a frequentar o Centro Espírita Allan Kardec, na cidade da Lapa/PR, onde residiu, por volta de seus 10 anos de idade. De retorno a Curitiba, passou a frequentar os grupos de jovens espíritas na Federação Espírita do Paraná - FEP e na Sociedade Espírita Capa dos Pobres.

A partir de 1960, ao lado de Maria da Paz Ribeiro, Honório Melo e Carlos Gambus, iniciou a formação de evangelizadores espíritas, levando o Curso para o interior do Paraná de forma pioneira.

Na Sociedade Espírita Boa Vontade, exerceu cargos de direção doutrinária, vice-presidência e presidência. Foi evangelizadora, palestrante, coordenadora de grupo de estudos e dirigente de atividade mediúnica.

Foi ainda colaboradora no Centro Espírita Trabalho, Solidariedade e Tolerância, na área de Assistência e Promoção Social Espírita e Evangelização Espírita, na década de 70.

Também, na década de 80, na Sociedade Espírita Leocádio José Correia, como evangelizadora.

Na FEP e União Regional Espírita foi coordenadora de Curso de Formação de Palestrantes.

A partir de 2014, por questões de saúde, precisou se afastar das atividades doutrinárias.

Profissionalmente, foi professora na rede pública estadual de 1960 a 1983, diretora da Escola Estadual Ermelino de Leão e do Colégio Estadual Avelino Vieira.

Em 28.12.2019.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014