José Júlio Reilly Algodoal
Nasceu em Taiaçu, SP, em 27 de maio de 1935, filho de João de Souza Algodoal e Leonor Milanese Algodoal.

Concluiu o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, SP, em 1956, como aspirante, e depois de estágio, promovido a 2º Tenente do Exército; a Faculdade de Direito da USP (São Paulo), em 1958 e Pedagogia na Faculdade Estadual de Filosofia, Cências e Letras, de Paranaguá, em 1973.

Exercendo a advocacia, mediante concurso, ingressou, como advogado, no Quadro Único do Pessoal da Prefeitura de Paranaguá.

Teve formação religiosa católica, iniciando estudos da Doutrina Espírita, a partir de 1960, orientado pelo médico Dr. Isao Hudihara, de Londrina, que, habitualmente, hospedava Divaldo Franco, naquela localidade.

Passando a residir em Paranaguá, em 1962, logo integrou-se no Movimento Espírita. Ocupou, por diversas vezes, a presidência dos Centros Espíritas Paz e Luz e Dr. Leocádio.

Dirigiu, durante dez anos, o então existente Lar Infantil Hercília de Vasconcellos, unidade assistencial da Federação Espírita do Paraná.

Em Curitiba, participou, como voluntário, em atividades no Centro de Estudos Espíritas Francisco de Assis; no Centro Espírita Luz Eterna; na Sociedade Espírita Os Mensageiros da Paz; na Casa Espiritualista Cristã Obreiros da Paz.

Durante anos, na qualidade de voluntário, prestou serviços à FEP, na regularização dos seus títulos de propriedade, sendo assessor jurídico da Diretoria Executiva.

Também voluntário na Escola Profissional Maria Ruth Junqueira.

Demonstrando habilidades como carpinteiro artesanal, auxiliado por funcionários da Escola, confeccionou, para o Centro de Educação Infantil Bezerra de Menezes, cadeiras e mesas para utilização das crianças. Para as Conferências Estaduais Espíritas, realizadas anualmente, pela FEP, confeccionou mesas e mostruários.



Em 3.6.2020.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014