Epaminondas Xavier de Barros

Epaminondas Xavier de Barros nasceu em 15 de novembro de 1927, na cidade de Guarapuava, Paraná. Tornou-se cidadão pontagrossense a partir de 1937. Foi ferroviário por 35 anos, tendo se aposentado em 1984.


Em agosto de 1965, fundou o Instituto Educacional Duque de Caxias, que compreende a Cidade Esperança, Aldeia Doutor David Federmann, Guarda Mirim Central Tenente Antônio João, além da Escola Especial Maria Dolores. De forma gratuita, presta serviços assistenciais às pessoas carentes de Ponta Grossa e região, com o objetivo de lhes proporcionar uma vida mais digna e perspectiva de um futuro melhor.


Ao longo de seus 92 anos de existência, ocupou vários cargos: Conselheiro da União Regional Espírita - 2ª Região, Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Entorpecentes. Foi co-fundador dos Alcoólicos Anônimos, do Lions Clube Vila Velha, da Loja Maçônica Vila Velha e da Loja Maçônica Fraternidade dos Campos Gerais. Fundador de vários Centros Espíritas.


Dentre os livros de sua autoria, podemos citar História dentro da História, A nossa História, Tareco – A história de uma vida, todos com receita revertida em benefício das obras que ajudou a fundar.


Em entrevista ao Jornal Diário dos Campos, em 2017 confessou que era preciso estarmos atentos a diminuir cada vez mais a miséria em nossa cidade.


O nosso objetivo, através da solidariedade, é promover a criança e o adolescente, oferecer cursos de aprendizagem para a promoção social, fazendo com que eles se integrem socialmente e saiam das ruas.


Cidadão Benemérito do Paraná, desencarnou em 22 de novembro de 2019.

Em 21.9.2020.


© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014