Maria Leonides Mees Rabel
Natural de São Lourenço do Oeste/SC, nasceu em 6 de novembro de 1957.

Por volta do ano de 1987, foi presenteada com O Livro dos Espíritos, despertando-lhe o interesse para a Doutrina Espírita.

Residindo em Cascavel, buscou a Sociedade Espírita Amor e Caridade, onde recebeu acolhimento ímpar do casal Remy e Neusa Pietsch.

Integrou-se ao grupo de estudos e se tornou trabalhadora, como coordenadora de Juventude Espírita, palestrante, participante de grupo mediúnico, no atendimento fraterno através do diálogo e atividades assistenciais da Casa.

Também foi sua tesoureira e vice-presidente.

Transferindo residência para Curitiba, em 1999, participou inicialmente de grupo de estudos na Sociedade Espírita Renovação.

Posteriormente, participou da fundação da Sociedade Espírita Favos de Luz, na qual foi Diretoria do Departamento Doutrinário, coordenadora de Juventude Espírita e de grupos de estudos.

Em 2002, considerando a proximidade da sua residência, iniciou os estudos da Doutrina Espírita no Centro Espírita Ildefonso Correia. Foi coordenadora de Juventude, trabalhou nas atividades assistenciais da Casa, coordenadora de grupos de Estudo, do atendimento fraterno e, desde 2012, de atividade específica denominada Evangelho no Lar no CEIC.

Foi vice-presidente da 10ª União Regional Espírita, sediada em Cascavel.

Na Federação Espírita do Paraná é voluntária, desde o ano 2000, como coordenadora da Área de Atendimento Espiritual – AAE e na Federação Espírita Brasileira é coordenadora adjunta da AAE da Comissão Regional Sul.

Tem formação em psicologia clínica, com abordagem em Logoterapia – Análise existencial, tendo trabalhado no Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro.

Desde janeiro de 2003, mantém atendimento em consultório próprio.

Em 22.3.2021.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014