Milton Gonçalves

Natural de Apucarana, nasceu no dia 3 de maio de 1944.

 

Casou-se com Olívia Golias Gonçalves e foi pai de duas filhas: Cristiane e Cristina.

 

Bancário, foi funcionário do Banco do Estado do Paraná S/A, tendo desencarnado em 2 de outubro de 1994.

 

Foi no ano de 1960 que teve suas primeiras informações sobre a Imortalidade da alma e a Comunicabilidade dos Espíritos, ao freqüentar o Grupo Espírita Batuíra, na cidade de Amaporã, Paraná.

 

Em 1971, internado no Hospital São Carlos de Tisiologia, em Curitiba, Capital do Estado do Paraná, teve oportunidade de conhecer os livros de André Luiz, Yvonne do Amaral Pereira e O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, através do amigo Manoel Tavares dos Santos.

 

Foi no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, de Paranavaí, Paraná, que iniciou os seus estudos metódicos das obras de Allan Kardec, sob orientação segura de Paulo Tereziano Barros, em 1974.

 

Nesse mesmo ano, ingressou no Centro Espírita Doutor Bezerra de Menezes, em Paranavaí, e foi nomeado 1º Secretário. Dois anos depois, participou da fundação da Associação de Proteção e Assistência Lar Espírita André Luiz, sendo nomeado 1º Tesoureiro.

 

No ano de 1977, fixou-se no Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, integrando-se em todas as atividades doutrinárias, assistenciais e administrativas, tendo sido eleito por três vezes seu Presidente.

 

Junto a outros companheiros, participou da fundação e organização dos seguintes Departamentos nessa Instituição:

 

Feira do Livro Espírita Chico Xavier, que realiza periodicamente, em praça pública, exposições e vendas de livros espíritas (1982);

 

Grupo Espírita Meimei, que assiste gestantes, mães e crianças carentes com enxovais, leite em pó, sopa, cestas básicas, aulas de puericultura e orientação doutrinária (1984);

 

Grupo Espírita Somos Todos Irmãos, cujo objetivo é a visitação fraterna a pessoas recolhidas em asilos, hospitais, presídios, lares, etc. (1984);

 

Clube do Livro Espírita Irmão X, com dezenas de sócios, espíritas e não espíritas, em Paranavaí e Região (1985);

 

Lar Espírita Fraternidade de Valorização da Vida, que atende mães, crianças e gestantes, em necessidades extremas, em regime de internato e semi-internato (1986);

 

Biblioteca de Livros Espíritas, fundada em 1987;

 

Clube de Cultura Espírita Léon Denis, com grande e variado acervo de fitas de áudio, vídeos e livros clássicos do Espiritismo, à disposição dos associados (1990);

 

Bibliotroca, para a simples troca de livro por livro, independente do valor ou estado de conservação (1992);

 

Livraria Espírita 18 de Abril, fundada em 1993;

 

Creche Espírita Meimei, para crianças na faixa etária de 2 a 5 anos, de ambos os sexos (1993);

 

Escola de Evangelização Espírita Paulo Thereziano Barros.

 

Milton Gonçalves foi ainda membro do Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita do Paraná. Ocupou, por duas gestões, a Presidência da 8ª União Regional Espírita, com sede em Paranavaí e, também, a direção do Departamento Doutrinário.

 

Até sua desencarnação, foi Redator e responsável pela Coluna Espírita, que circula, desde 1982, no Diário do Noroeste, de Paranavaí e Vice-Diretor e Redator do programa radiofônico Mensagem Espírita, que vai ar, semanalmente, desde 1991, na mesma cidade.

 

No Asilo de Idosos Lins de Vasconcelos e no Albergue Noturno Antonio José Alves, ocupou a Vice-Presidência, no período de 1974 a 1992.

 

Também prestou sua contribuição, na qualidade de 1º Secretário, na Santa Casa de Paranavaí.


8ª União Regional Espírita

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014