Clássicos e médiuns do século XIX
Este gigante da literatura espírita nasceu em Ripievka, Rússia, no dia 27 de maio de 1832, e desencarnou em 4 de janeiro de 1903. Foi diplomata e conselheiro privado do Imperador Alexandre III, Czar da Rússia.   Começou a estudar os fenômenos espíritas em 1855, quando se enc... Continuar »
Nasceu em 8/01/1823 e desencarnou em 7/11/1913. Foi um dos maiores cientistas que investigaram a sobrevivencia e a comunicabilidade dos Espíritos; daí porque Wallace jamais deve ser esquecido.   Em 1865, investigou os fenômenos das mesas girantes ainda tao em voga na Europa; a medi... Continuar »
DOMINGO Y SOLER, AMALIA. Notável escritora, oradora, intelectual e polemista, congnominada, por aqueles que a conheceram e a admiraram, como a "Poetisa das Violetas"; encarnou em Sevilha, Espanha, no dia 10 de novembro de 1835; desencarnou, com 73 anos de idade, em 29 de Abril de 19... Continuar »
Madame Rivail (Sra. Allan Kardec) nasceu em Thiais, cidade do menor e mais populoso Departamento frances - o Sena, aos 2 do Frimário do ano IV, segundo o Calendário Republicano, entao vigente na França, e que corresponde a 23 de Novembro de 1795.   Filha de Julien-Louis Boude... Continuar »
Nasceu em Landshut, Baviera (Alemanha), em 3 de abril de 1839.   O Barao Carl Du Prel foi destacado filósofo e um dos maiores pensadores modernos e também um dos mais sutis pesquisadores das coisas do Espírito.   Oficial do Exército e doutor em filosofia pela Universidad... Continuar »
Dedicou-se mais às experiencias da escrita direta, na França. Escreveu o livro intitulado "La Réalité des Spirites et de leurs Manifestations" (A Realidade dos Espíritos e de suas Manifestações).   Em poucos anos de trabalhos experimentais, o Barao obteve... Continuar »
O poeta das estrelas.   O popularizador da Astronomia e divulgador do Espiritismo, "de estatura regular, de expressiva fisionomia, o ilustre astrônomo parece concentrar em seu olhar toda a energia de sua alma, toda a vivacidade de seu espírito. Até o nome leva o selo de sua na... Continuar »
Nasceu em 6 novembro de 1835 e desencarnou em 19 de outubro de 1909.   Cientista universalmente conhecido pelos importantes trabalhos realizados no campo jurídico, desde muito cedo dedicou-se às letras.   Aos doze anos de idade, escreveu a obra intitulada "Gr... Continuar »
Nasceu em Paris em 25 de agosto de 1850; aos 37 anos de idade foi nomeado lente catedrático de Filosofia da Faculdade de Medicina de Paris.   Richet, no campo científico, foi um verdadeiro genio: além de fisiologista de renome internacional, foi o descobridor da soroterapia. &nb... Continuar »
O MAIOR MÉDIUM DE EFEITOS FÍSICOS DO SÉCULO XIX   "O Senhor Daniel Dunglas Home nasceu em 15 de março de 1833, perto de Edimbourg (Escócia). Tem, pois, hoje, 24 anos (artigo escrito por Allan Kardec em fevereiro de 1858). Descende da antiga e nobre ... Continuar »
Edward foi um escoces nascido em Annan, Dumfries, em 4 de agosto de 1792. Teve uma juventude dura, estudou na universidade de Edinburgh e exerceu o magistério durante alguns anos. Sendo de físico avantajado, mas de alma nobre, deu prioridade ao burilamento espiritual, aplicando-se como cura, carg... Continuar »
Elisabeth D'Espérance nasceu em 1849 e desencarnou em 1918. Foi médium de grande projeçao, tendo servido de instrumento para as pesquisas encetadas por muitos sábios da época.   Quando ainda mocinha, apareceu em público, através da apresentaçao de T. P. Barkas, em... Continuar »
Especialista em doenças nervosas e mentais, professor da Universidade de Genova, escreveu a obra intitulada "Psicologia e Espiritismo", na qual relata os fatos por ele observados com a notável médium Eusápia Paladino.   Antes de se converter ao Espiritismo, Enrico Mors... Continuar »
Epes Sargent nasceu no estado americano de Massachusetts em 27 de setembro de 1813 e desencarnou em 30 de dezembro de 1880. Sua vida apresenta muitos pontos de semelhança com a de Allan Kardec, nascido nove anos antes. Ambos produziram excelentes livros didáticos; defenderam com heróic... Continuar »
O Dr. Ercole Chiaia, que faleceu em 1905, era também um devotado trabalhador e propagandista, a quem muitos homens notáveis da Europa devem seus primeiros conhecimentos sôbre fenômenos psíquicos. Entre outros citam-se Lombroso, o Professor Bianchi, da Universidade de Nápoles, Schiaparelli, Fourno... Continuar »
Nasceu em 9/01/1862, em Genova, Itália e desencarnou em 24/06/1943, na mesma localidade. Professor da Universidade de Turim, foi, antes de se converter ao Espiritismo, materialista, céptico, positivista.   Pesquisador profundo e meticuloso, escreveu mais de trinta e cinco obras, to... Continuar »
Nasceu em 20 de maio de 1837 e desencarnou em 2 de setembro de 1914. Foi engenheiro, coronel do Exército e Administrador da Escola Politécnica de Paris.   Por meio de passes longitudinais, aplicados em alguns sensitivos, De Rochas conseguia provocar, nesses pacientes, a regressao d... Continuar »
Foi médico neurologista de fama internacional. Exerceu, por muito tempo, a diretoria do Instituto Metapsíquico da França.   Além de notável médico, realizou importantes trabalhos de pesquisas no campo experimental da fenomenologia espírita, tendo declarado, em sua obra "... Continuar »
Eusápia Paladino foi a primeira médium de efeitos físicos a ser submetida a experiencias pelos cientistas da época, tais como César Lombroso, Alexandre Aksakof, Charles Richet e muitos outros.   Nasceu em Nápoles, Itália, em 31 de janeiro de 1854, e desencarnou em 1918, com a idade... Continuar »
Os primeiros pormenores da vida de Florence sao fornecidos por ela própria, em carta dirigida a Mr. Harrison em maio de 1872. Diz a carta: "Tenho 16 anos de idade. Desde a minha infância vejo os espíritos e ouço-os falar. Tinha o costume de sentar-me a sós e conversar com eles. El... Continuar »
Nascido em Keswick (Cumberland), Inglaterra, a 6 de fevereiro de 1843, e desencarnado em Roma, Itália, a 17 de janeiro de 1901.   Fredrich William Henry Myers, mais conhecido por Fredrich Myers, foi erudito literato ingles, famoso pelos seus escritos notáveis e estudos sobre os fen... Continuar »
Nasceu no dia 23 de março de 1857, exatamente no ano em que Kardec publicava a 1.ª ediçao de "O Livro dos Espíritos".   Seu pai, Alexandre Delanne, era espírita e amicíssimo de Kardec, motivo porque foi ele grandemente influenciado pela idéia. Sua mae t... Continuar »
Celebre médium ingles desencarnado a 9 de março de 1931.   Um periodista ingles que, na década de 1920, se atrevesse a tratar temas espíritas devia possuir muita perspicácia e muita coragem, sustentados por uma autoridade indiscutível.   Esse periodista foi Lord North... Continuar »
Pesquisa realizada na internet (em italiano e ingles). Pressupõe-se que seja o mesmo que participou de experiencias mediúnicas com Lombroso, Aksakof e outros. Qualquer informaçao adicional favor enviar para fep@feparana.com.br   http://www.astrogeo.va.it/astronom/astronom.ht... Continuar »
Cientista e profundo psiquista, nasceu a 14 de julho de 1865 e faleceu em virtude de um desastre de aviao, quando viajava de Varsóvia a Paris. Era médico em Nancy, tendo abandonado a carreira para dedicar-se ao estudo dos fenômenos metapsíquicos. Fundou o Instituto Metapsíquico Internacional ... Continuar »
Henry Slade, célebre médium das escritas nas lousas, foi exibido publicamente na América durante 15 anos. Em 1876 ele foi à Inglaterra, passando antes pela Rússia, a pedido da Sra. Blavatsky e do Coronel Olcowt, escolhido que fora como médium notável, para fazer experiencias sobre a ve... Continuar »
Ira Erastus Davenport e William Henry Davenport nasceram em Buffalo, no estado de New York, o primeiro a 17 de setembro de 1839 e o segundo a 1º de fevereiro de 1842. Seu pai, descendente dos primeiros colonos ingleses da América, ocupava posiçao no Departamento de Polícia de Buffalo.... Continuar »
Professor da Universidade de Columbia, New York, e autor de várias obras, dentre as quais citamos "A Ciencia Psíquica e a Ressurreiçao" e "A Ciencia e a Vida Futura". Foi membro da American Society for Psychical Research, fundada em 1888 e que em 1905 foi incorporad... Continuar »
Astrônomo famoso e professor da Universidade de Leipzig, goza de grande reputaçao nos meios científicos.   Após inúmeras experiencias realizadas no campo da fenomenologia espírita, publicou os resultados dessas investigações no livro intitulado "Física Transcendental... Continuar »
Exerceu a cátedra na Universidade de Lemberg.   Na Itália, teve oportunidade de constatar os extraordinários fenômenos produzidos por Eusápia Paladino. Declarou na "Gazeta Semanal Ilustrada", o seguinte:   "Quando me recordo de que, numa certa época, eu me adm... Continuar »
Entidade espiritual, que, em fins de 1871, começou a se manifestar com o concurso mediúnico da médium Miss Florence Elisa Cook, uma menina de 15 anos de idade, em presença do célebre físico e químico ingles "Sir" William Crookes, uma das mais eminentes figuras do mundo cie... Continuar »
O nome de Linda Gazzera é conhecido em toda a parte pelos curiosos e pesquisadores dos fenômenos paranormais. Esse nome figura nos trabalhos de Lombroso, Richet, Imoda e Mme. Bisson, como uma das mais poderosas médiuns de efeitos físicos e materializaçao.   O Dr. Enrique Imoda, ... Continuar »
(1837-1904)   MADAME MARINA DUCLOS LEYMARIE, nascida Marina Duclos, desencarnou, docemente e sem qualquer apreensao da morte, na manha do dia 29 de Setembro de 1904, às 10 horas, com a idade de 67 anos, após alguns dias de enfermidade.  ... Continuar »
Discípulo de Pasteur, foi naturalista do Museu de História Natural da França.   Sobre os fenômenos espíritas, por ele observados, diz em sua obra "Análise das Coisas" que "podemos ter provas materiais da existencia da alma. Este fato nao deixa dúvida alguma no meu... Continuar »
Nasceu em Tulle, França, em 02 de maio de 1827.   Pierre-Gaëtan Leymarie foi um dos mais destacados continuadores da obra de Allan Kardec. Foi um homem notável, que sempre se interessou pelos ideais nobres.   Integrado às fileiras espíritas, empolgou-se com... Continuar »
Raymond Auguste Quinsac Monvoisin nasceu em 31 de maio de 1790, em Bordeaux, França. Pintor de genero, paisagem, história e retrato, foi um dos mais destacados discípulos do Barao Guérin, na Escola de Belas Artes de Paris.   Premiado diversas vezes, aos 27 anos tornou-se pen... Continuar »
Estadista americano e membro da Convençao Constitucional de Indiana.   Dedicou-se ao estudo do Espiritismo visando provar a seu pai o grave erro em que ele incorria ao se interessar pelos fenômenos supranormais. E o resultado de suas investigações foi render-se &agrav... Continuar »
Nasceu a 12 de junho de 1851, em Penkhull, Inglaterra. Educado no Grammar School de Newport e no University College de Londres, foi um dos mais reputados físicos da época.   Fez importantes investigações sobre a sede da força eletro-motiva na célula voltaica, sobre as... Continuar »
Na sua vida científica, Camille Flammarion foi assistido por duas notáveis mulheres que, além de esposas foram dedicadas secretárias, que viveram e participaram do mesmo ideal de pesquisar e divulgar a Astronomia através da Société Astronomique de France. A primeira delas foi Sylvie Petieux... Continuar »
William Crookes nasceu em Londres, Inglaterra, no dia 17 de junho de 1832. Foi o maior químico da Inglaterra, segundo afirmativa de "Sir" Arthur Conan Doyle, o que ficou constatado pela trajetória gloriosa que esse ilustre homem de ciencia desenvolveu no campo científico. Mencionado c... Continuar »
Eglinton was Britain's most prominent medium when the 20th century arrived. He turned to spiritualism around 1874 and by 1876 reportedly levitated himself during a seance. In addition to levitations, Eglinton produced mysterious spirit messages in chalk on slates and--it is claimed-- whil... Continuar »
Nasce em 10/02/1845, na ilha da Jamaica, Sir William Fletcher Barret. Físico estudioso dos fenômenos psíquicos, foi presidente da Sociedade de Investigações Psíquicas de Londres. Professor de Física do "Royal College of Science for Dublin" e fundador da "Society for Psychica... Continuar »
Reitor da Universidade de Harvard e filósofo mundialmente conhecido, nasceu a 11 de janeiro de 1842 em New York e faleceu a 26 de agosto de 1910 em Chocorua.   Colou grau de doutor em medicina na Lawrence Scientific School, em Harvard. Acompanhou Agassiz em sua expediçao ao ... Continuar »
Nascido a 5 de novembro de 1839, em Domington, Lincolnshire, Inglaterra, e desencarnado a 5 de setembro de 1892.   Seu pai, William Moses, era reitor da Escola de Gramática, e sua mae era filha de Thomas Stainton d'Alford. O jovem William Stainton Moses iniciou os seus estudos ... Continuar »

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014