Personagens da Boa Nova
Segundo a Vulgata, seu nome seria Elisabeth, do hebraico Eliseba, a adoradora de Deus, ou obra de Yaweh, ou ainda, Deus é plenitude. Dos Evangelistas, somente Lucas a ela se refere, assinalando ser descendente de Arao. Esposa do sacerdote Zacarias, com ele vivia, provavelmente, na aldeia serra... Continuar »
Ela crescera, tendo o Espírito alimentado pelas profecias de Israel. Desde a meninice, quando acompanhava a mae à fonte, para apanhar o líquido precioso, ouvia os comentários. Entre as mulheres, sempre que se falava a respeito, perguntavam-se umas às outras, qual seria o moment... Continuar »
Seu nome nao é citado nos Evangelhos, nem as tradições apostólicas o registraram de alguma forma que alcançasse os nossos dias. O Evangelista Joao é o único a narrar seu encontro com Jesus, no capítulo 8 do seu Evangelho, nos versículos 2 a 11, portanto, deve ter sido testemunha ... Continuar »
Era a terra dos povos cananeus. Para os israelitas, era gente muito afastada de Deus. Muitos deuses ali eram adorados, multiplicando-se os templos aos deuses do Olimpo e às divindades de todos os povos: o velho Baal, da Mesopotâmia; Áton e Amon, do Nilo; Júpiter, do Helesponto. C... Continuar »
Ela viera das terras distantes de Cesareia de Filipe, na Decápole. Era considerada impura, pois há doze anos um fluxo sanguíneo nao a deixava. Recorrera a todos os métodos possíveis, na ânsia da cura. Estivera com os sacerdotes, deixara-se exorcizar, submetera-se aos preceitos da Lei, que nao ... Continuar »
Os Evangelistas, ao relatarem os fatos da prisao à morte de Jesus, omitem pormenores macabros. Percebe-se que estao claramente interessados em salientar o essencial na trágica ocorrencia: a serenidade do Mestre; um pensamento de conforto para as lágrimas das mulheres de Jerusalém; uma le... Continuar »
Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - abril/2005   Seu nome era Dimas. Sentenciado, aguardava a execuçao, na prisao. Graças ao sumário e vergonhoso julgamento de Jesus de Nazaré, a execuçao foi adiantada, eis que tudo deveria acontecer antes da Páscoa judaic... Continuar »
Em Atos dos Apóstolos, a primeira referencia que é feita a Estevao se encontra no cap. 6, v. 5 e seguintes, ao relatar a escolha dos diáconos (aqueles que servem) para a Igreja de Jerusalém (Casa do Caminho), figurando o seu nome em primeiro lugar, na lista dos sete escolhidos. Emmanuel, no ... Continuar »
O Evangelista Lucas a ela se refere em duas oportunidades, em seus apontamentos. A primeira, no capítulo 8:1-3: ...e andavam com ele os doze, e algumas mulheres que tinham sido livradas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios;  J... Continuar »
Matéria publicada no Jornal Mundo Espírita - julho/2003   Àquela época as rendas do Império Romano eram arrecadadas por um sistema de taxaçao direta sobre pessoas (capitatio humana), o que devia equivaler ao atual Imposto Pessoa Física, ISS e sobre propriedades (capitatio... Continuar »
Ao tempo do Cristo, os perfumes eram muito usados pelos homens e pelas mulheres de Israel. Serviam-se deles os judeus, tanto para atenuar os inconvenientes da sudaçao, no país quente em que viviam, quanto por apurado bom gosto. Le-se no Velho Testamento que a rainha de Sabá trouxe cam... Continuar »
Ninguém lhe conhecia a origem. Ela aparecera em Magdala, numa ocasiao em que a cidade transbordava de estrangeiros, vindos das festas de Jerusalém e de caravanas carregadas de especiarias do Egito. A cidade, também denominada de Migdol Nunaya, no Talmude, era uma aldeia de pescadores, na bei... Continuar »
O título é a traduçao do nome de Policarpo (poli = muitos; carpo = fruto), que foi discípulo de Joao Evangelista e viveu entre os anos 69 e 155, em Esmirna, atual Turquia. De caráter reto, de alto saber e fiel ao Cristo, era respeitado por todos no Oriente. Nao se sabe muito a respeit... Continuar »
Policarpo, homônimo de personagem que foi mártir cristao no ano de 155, também ofereceu a vida ao Divino Mestre na arena romana durante uma das cruéis perseguições desencadeadas pelo imperador Diocleciano, por ocasiao do fim da sua governança, no começo do século quarto da ... Continuar »
Lázaro é a forma grega da abreviaçao hebraica lazar – Eleazar -  Deus ajuda, e Joao o cita em seu Evangelho, nos capítulos 11 e 12. É apresentado como irmao de Marta e Maria, residentes todos em Betânia, distante cerca de uma hora de Jerusalém. Era uma aldeia sin... Continuar »
A obra mediúnica de Francisco Cândido Xavier, o romance que narra a vida do Senador romano Públio Lentulus, Há dois mil anos, nos contempla com informações preciosas acerca de algumas personalidades que tiveram acesso direto ao Mestre de Nazaré. Dentre esses, destaca-se um anciao de n... Continuar »
Entre os doze Apóstolos selecionados por Jesus, consta Tomé. O nome vem do aramaico toma, que significa gemeo que, em grego, é Dídimo. É como o nomina o Evangelista Joao, o que nos leva a crer que devia ser seu apelido. A ele sao atribuídos alguns escritos apócrifos, como os Atos de T... Continuar »
Jericó era um oásis, situada nos confins da Judeia e Pereia. Era tradicionalmente conhecida como a cidade mais antiga da Terra, datando entre os milenios X e VII a.C. O clima suave e tépido era propício a que vicejassem as palmeiras. Era considerada um paraíso de delícias, com seus roseirais, e... Continuar »
Seu nome era Dimas. Sentenciado, aguardava a execuçao, na prisao. Graças ao sumário e vergonhoso julgamento de Jesus de Nazaré, a execuçao foi adiantada, porque tudo deveria acontecer antes da Páscoa judaica. Arrancado da prisao, junto a Gestas, companheiro de loucuras e d... Continuar »
Era originário de Chipre e foi considerado por Pedro como um dos Apóstolos, embora nao fizesse parte dos doze. Seu nome era José, mas na Casa do Caminho o chamavam Barnabé, que significa filho da exortaçao. Atos dos Apóstolos se refere a ele como o Justo e informa que ele vendeu um te... Continuar »
Na dobra dos séculos, ele continua sendo apontado como alguém que destoou no Colégio Apostólico, exemplo de mau amigo, traidor. Ainda na atualidade, o seu nome é dado aos que traem uma causa, aos que erguem a mao contra quem os brindou com amizade. Dentre os doze Apóstolos, parece ter sido o... Continuar »
Ele era um dos homens mais ricos da sua terra. Talvez a quinta fortuna dos seus dias. Era um vencedor. Pertencia à seita dos fariseus, portanto, à elite judaica. Ao tempo de Jesus, deveriam existir uns seis mil fariseus e ele era um dos principais entre os judeus e considerado ... Continuar »
O ano de 233 caminhava para sua conclusao. A pequena igreja de Sao Joao, em Lyon, mobilizava todos os recursos para amenizar os problemas do povo, assolado pela peste que procedia do Oriente, fazendo muitas vítimas. A ignorância da época nao tardou a sugerir que a peste seria produto da ira ... Continuar »
Àquela época as rendas do Império Romano eram arrecadadas por um sistema de taxaçao direta sobre pessoas (capitatio humana), o que devia equivaler ao atual Imposto Pessoa Física, e sobre propriedades (capitatio terrena), correspondendo aos atuais Imposto Predial e Territorial Urba... Continuar »
Quantos terao privado da presença de Jesus, ao tempo em que Ele andou pelos caminhos terrenos? O Evangelista Joao, ao se referir aos ditos e feitos do Mestre, sabiamente assinalou: Muitas outras coisas há que fez Jesus, as quais, se se escrevessem uma por uma, creio que nem no mundo t... Continuar »
O nome Tiago significa o mesmo que Jacó que, segundo uns, quer dizer Deus proteja; segundo outros, suplantador. No Novo Testamento figuram pelo menos quatro Tiagos. Um dos que se chamavam Tiago era denominado Tiago Maior, para diferenciar de Tiago Menor. Era filho de Zebedeu e Salomé, por... Continuar »
Narra Joao, o quarto cronista  da Boa Nova, no capítulo 21, versículo 25  do seu Evangelho que: Muitas outras coisas, porém, há ainda que fez Jesus; as quais, se se escrevessem uma por uma, creio que nem no mundo todo poderiam caber os livros que delas se houvessem de escrever. Mar... Continuar »
Gamaliel pertencia à seita dos fariseus, que tinha nas maos, à época primeira da Boa Nova, praticamente todo o alto ensino religioso. Era dos homens mais notáveis da seita farisaica. Representava, como o grande Hilel, a tendencia liberal. Nao desprezava ninguém. Afável e bom, n... Continuar »
Os Evangelistas Marcos (5:1-20) e Mateus (8:28-34) denominam os habitantes de gerasenos. Lucas (8:26-39) refere-se a um  local chamado Gergesa, antiga cidade à beira do lago de Genesaré. O nome é talvez artificial, consideram alguns, e seria devido a Orígenes. Amélia Rodrigues... Continuar »
O Evangelista Lucas narra que, durante o reinado de Herodes (nomeado pelo Senado em 40 a.C., que tomou Jerusalém em 37 a.C. e morreu no ano 4 antes da era crista), houve um sacerdote chamado Zacarias, da família de Abias. A família Abias era a oitava entre as vinte e quatro sacerdotais que f... Continuar »
Foi em Cafarnaum, situada nas margens do lago de Genesaré, que tudo aconteceu. O nome Cafarnaum é composto pela palavra caphar, que designa aldeia, o que nos leva a crer que deveria ser um pequeno burgo à moda antiga, diferente das grandes cidades construídas à moda romana, como T... Continuar »
Ele foi anunciado por um mensageiro celeste, que se identificou como Gabriel, o que assiste diante de Deus. Seu pai, Zacarias, vivia em Hebron, na Judeia, e era sacerdote. Em certa ocasiao, encontrava-se a exercer as funções sacerdotais, no Templo de Jesuralém. O povo orava no átri... Continuar »
Ele estava em Roma, no ano 217. Sua palavra vibrante e emotiva, aos setenta anos, que algumas rugas assinalavam nas faces serenas, atraía aos cemitérios um grande número de cristaos. Os cemitérios eram, entao, os lugares onde se reuniam aqueles que desejavam ouvir a Boa Nova, o Evangelho de ... Continuar »
Da família Zebedeu, ou Zabdias, de um pescador bem-sucedido e empresário de vários barcos4, foram escolhidos por Jesus dois Apóstolos: Tiago Maior e Joao. A cidade era a pequena Betsaida. Segundo Ernest Renan, eles estavam imbuídos de energia e paixao. Jesus os havia apelidado, com gra&ccedi... Continuar »
Ele nao era judeu. Nao conheceu pessoalmente Jesus. Filho de um erudito escravo grego, chamado Eneias, que servia em casa de um tribuno romano, depois nomeado governador de Antioquia, na Síria, de nome Diodoro Cirino. Sua mae chamava-se Íris e dizia-se ser extremamente bela. Lucano, o... Continuar »
Ele era sobrinho de Barnabé, o discípulo de Pedro. Sua mae chamava-se Maria Marcos, cuja casa se havia tornado o ponto predileto dos irmaos mais dedicados ao Evangelho, em Jerusalém. Ela era uma das seguidoras de Jesus mais desassombradas e generosas. Havia colocado seus bens à dispos... Continuar »
  Foi em Tarso, na Cilícia, um importante centro mercantil e intelectual do Mundo Romano, que nasceu, entre os anos 5 e 10 da Era Crista, uma criança que, no momento da circuncisao, recebeu o nome de Saulo. Seus pais, embora judeus, gozavam dos privilégios da cidadania romana. Pr... Continuar »
Foi no oásis de Dan, distante mais de cinquenta milhas de Palmira, cidade no deserto siro-arábico, fortificada pelo rei judeu Salomao, que Saulo, que viria tornar-se o Apóstolo dos gentios, os viu pela primeira vez. Era um casal harmonioso, onde o respeito mútuo, a perfeita conformidade de ... Continuar »
Lyon é denominada a Cidade dos mártires. Abundaram ali aqueles que deram a vida por amor à Verdade. No ano 177, as perseguições desencadeadas atingiram os cristaos de Lyon e Viena, cidade da França, próxima à primeira. Toda classe de recursos foi utilizada contra ... Continuar »
Ele era das terras perfumadas de rosas de Betsaida, próxima ao lago de Genesaré, na desembocadura do rio Jordao, mas se estabelecera em Cafarnaum, onde proliferavam os pequenos vinhedos e se fazia a pesca abundante. Casado, tinha filhos. Em siro-caldeu, chamavam-no Cefas; em grego, apelidavam-n... Continuar »
Seu nome deriva do latim: ignis – fogo e natus – nascido. Nascido do fogo, o que corresponde muito bem à sua personalidade: ardente, eloquente, apaixonado por Cristo e pelo forte desejo de imitar seu Mestre. Também é cognominado Theoforos – carregado por Deus, por se... Continuar »
Segundo Atos dos Apóstolos, ele era filho de uma mulher judia e de pai gentio. Na obra psicografada por Francisco Cândido Xavier, Paulo e Estevao, contudo, o Espírito Emmanuel é pródigo em detalhes a respeito desse a quem Paulo de Tarso chamava de amado filho na fé. 2 Quando Paulo chegou a L... Continuar »
Diz o Eclesiástico (6:14) que o amigo fiel é uma forte proteçao; quem o encontrou, encontrou um tesouro. O Meigo Rabi da Galileia, Modelo e Guia, nao prescindiu dos amigos, antes exemplificou e falou a respeito da amizade. Um deles se revelaria, especialmente, logo após a morte de Je... Continuar »
A tradiçao oral acatou e conservou, até os nossos dias, a denominaçao de A Iluminadora, que lhe conferiram os primitivos cristaos, que se nutriram na sua coragem de proclamar as imperfeições e pela afeiçao com que se ligou a Jesus. Calcula-se que o fato se deva ter ... Continuar »
Ninguém o conhece como divulgador da Boa Nova. As referencias ao seu nome (Atos, 13:6-12) passam, de modo geral, despercebidas, pelos estudiosos do Novo Testamento. Contudo, sem ele, nao teríamos Estevao, o primeiro mártir da Boa Nova, o que nos dá a dimensao da Sabedoria Divina que tudo ve,... Continuar »
É possível que, se Deus nos houvera consultado a respeito de quem poderia auxiliar Saulo de Tarso, na jornada que lhe competia, tivéssemos optado por alguém de subida reputaçao na sociedade da época ou orador de destacadas qualidades. No entanto, quem auxiliará Saulo nos primeiro... Continuar »
Ele era um jovem abastado. Herdara dos pais um palácio que se erguia na colina de Acra. Seus servos o amavam e serviam com lealdade, atendendo-lhe todos os desejos. Habituara-se a dormir em seu leito de ébano e marfim, onde se permitia devaneios e dava vazao a muito sonhos. E quantos sonh... Continuar »

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014