Personagens do Espiritismo no Paraná
Nasceu em 19 de dezembro de 1869, em Guarapuava. Casou com Luiz Miguel Schleder em 1889 e teve dez filhos. Um deles, morreu ao nascer. Noemia e Ataliba desencarnaram, num incendio em uma igreja em Guarapuava, aos doze e aos nove anos, respectivamente. Outros filhos: Adelaide, Ismenia, Luiz,... Continuar »
Valdir, como era mais conhecido, nasceu em Loanda, em família espírita, no dia 27 de janeiro de 1964. Era bisneto de André Fernandes, destacado trabalhador espírita e fundador do Hospital Psiquiátrico Nosso Lar, de Loanda. Os primeiros passos de Valdir, nos caminhos da Doutrina foram na Ev... Continuar »
Saindo da minha humildade, e cedendo aos impulsos da amizade e da admiraçao que tributo ao grande batalhador sobre cuja individualidade vou tentar escrever algumas palavras, suplico desde já aos leitores que perdoem a ousadia de um neófito nas lides da palavra escrita.   A q... Continuar »
Nasceu em Colina, Estado de Sao Paulo, no dia 9 de novembro de 1924, sendo seus pais Nelson Ferreira de Araújo e Maria da Glória Ferreira, ambos espíritas. Fez o curso primário em sua terra natal.Iniciando o curso secundário no Ginásio Municipal de Barretos, na cidade de Barretos, acabou por... Continuar »
Nasceu a 23 de janeiro de 1906, na cidade de Ponta Grossa, Estado do Paraná, e desencarnou no dia 15 de fevereiro de 1968.   Estudou na mesma cidade com o prof. Padre Lux e o prof. Becker e Silva. Foi também aluno da antiga Faculdade de Farmácia e Odontologia, daquela cidade. &n... Continuar »
Nasceu na Espanha, na cidade de Múrcia, em 1º de maio de 1893. Viveu na Espanha até a idade de 17 anos.   Veio para o Brasil, em 1910, desembarcando em Santos em meados de junho. Sua primeira residencia no Brasil foi em uma propriedade agrícola, em Dois Córregos, Estado de Sao Paulo. ... Continuar »
Ary Schmidt, filho de Miguel e Virgínia Schmidt, nasceu em Ponta Grossa - PR, em 7 de julho de 1921. Desencarnou, vitimado por colapso cardíaco, em 30 de maio de 2003, na mesma cidade onde sempre viveu com sua família.   Casou com Yone Mussi Schmidt, vivendo em matrimônio por cinqüenta e... Continuar »
Nasceu em 14 de maio de 1.920, na cidade de Campinas, em Sao Paulo. Sua família era de origem católica, por isso sua formaçao religiosa deu-se na infância e adolescencia também dentro do catolicismo. Chegando à idade adulta, engajou-se no serviço militar, de onde só saiu... Continuar »
Era natural de Ponta Grossa, onde nasceu a 15 de outubro de 1915. Filha de Lúcio e Madalena Marquesini. Desencarnou, aos 80 anos de idade, no dia 21 de março de 1996.   Casou-se com Bernardo Vaz, com quem teve duas filhas: Ana Cristina e Tânia Salete, adotando ainda Mariana,... Continuar »
Fidélis Alves foi poeta e orador de inspiraçao privilegiada. Suas composições, lítero-doutrinárias, de elevado conteúdo moral revelam na espontaneidade do sentimento, a pureza de um coraçao sensível e bom. Nascido em Sao Fidélis, Estado do Rio de Janeiro, em 29 de abril ... Continuar »
Neste ano (1997), comemora-se o centenário de nascimento de Francisco Raitani, terceiro ocupante da cadeira número 6 da Academia Paranaense de Letras. Nasceu na cidade de Rio Grande, Rio Grande do Sul, no dia 23 de setembro de 1897, Filho de Felício Raitani e Vicencia Comena Raitani.  ... Continuar »
Nasceu em Paulo Frontin, entao município de Mallet, Estado do Paraná, no dia 4 de agosto de 1918. Foram seus pais Maurílio Fabrício Vieira e Nicolina Granier Lins Vieira.   Cursou o primário no Grupo Escolar Balduíno Cardoso, em Porto Uniao, Santa Catarina. Curso Complementar, no C... Continuar »
(1930-      ) No ano de 1930, chegava ao lar de Maria Anunciata Síndice Romano, que ficaria conhecida na cidade de Cambará, como Lúcia, e de Henrique Romano, o segundo filho do casal, Hélio Romano. Lúcia, italiana, espiritista, além de criar quatro filhos biológic... Continuar »
Ele foi industrial, político e ardoroso patriota. Nasceu em Paranaguá, no dia 6 de agosto de 1845, projetando-se muito jovem no cenário paranaense, passando por Antonina e radicando-se na Capital.   Espírito progressista e empreendedor, concluiu seu curso de humanidades em Nova Fri... Continuar »
Nasceu em 28 de janeiro de 1930. Muito jovem se interessou pelo Espiritismo. Nascida em família católica, um dia se viu expulsa da Igreja quando o padre, do púlpito, a excomungou por te-la visto entrar na casa espírita. Nao chegou a concluir o primeiro grau, pois sua irma Glória e ela tin... Continuar »
Jacob Holzmann Netto, filho de Epaminondas e Albina Holzmann, nasceu numa terça feira, às 10h30, no rigoroso inverno de Ponta Grossa, no dia 28 de julho de 1934. Era o terceiro filho do casal.   Passou a infância em Ponta Grossa, ao lado dos pais, irmaos, tios e primo... Continuar »
Pelas maos de seu pai, Jânio foi conduzido à Doutrina Espírita. Seu primeiro contato foi em Grupo Espírita, em Capinzal - SC. Aos treze anos assumiu a coordenaçao do Grupo de Jovens da Sociedade Espírita Lar de Jesus, em Joaçaba-SC. Depois disso, exerceu várias funçõ... Continuar »
Joao Cyríaco de Souza Filho, ou simplesmente Capitao Cyríaco - como até hoje é lembrado -, foi um dos abnegados pioneiros do Espiritismo, em Foz do Iguaçu. O Capitao Cyríaco chegou à Terra das Cataratas no ano de 1938 e nao mais a deixou.   Nasceu em Mirascivas, cidad... Continuar »
Jorge nasceu em Curiúva, PR, a 30 de junho de 1924, filho de Miguel Abrao Ajuz e Maria Isac Fadel. Era casado com Neusa da Cunha Ajuz e pai de Paulo Rogério, Marcelo, Hélcio, Mariuza e Lúcio. Marcelo e Hélcio já desencarnados.   Jorge foi farmaceutico e investidor imobiliário. Empr... Continuar »
Um homem simples, conhecido como Seu Nazir ou Professor Nazir, morador da cidade de Morretes, nasceu em 21 de fevereiro de 1928. Exerceu a contabilidade por um período e depois aceitou prestar serviços voluntariamente  nas áreas jurídicas e do magistério. Trabalhou gratuitamente na... Continuar »
Natural de Rio Verde, Goiás, nasceu em 12 de setembro de 1950. Casou-se com Nara Fátima de Sousa, tornando-se pai de dois filhos e avô de dois netos. Como bancário, trabalhou durante 31 anos no Banco do Brasil (1975-2006), em várias agencias do Estado, tendo iniciado a sua carreira em Foz do I... Continuar »
Nasceu no dia 13 de junho de 1905, no distrito de Guarapuavinha, município de Guarapuava, no Paraná e desencarnou, em Curitiba (Paraná), no dia 22 de março de 1984, com a idade de setenta e nove anos incompletos.   Lauro Schleder deixou dois livros publicados: Pioneiris... Continuar »
Foi convidada a trabalhar na Escola Maria Ruth Junqueira, em 1960, por Abibe Isfer e Maria de Lourdes Sperancetta Pinto, tia Mari.   A Escola mantinha um convenio com a Secretaria de Educaçao para contrataçao de professores e, assim, o contrato de trabalho foi com o Estado.... Continuar »
Leocádio José Correia, filho de Manoel José Correia e de Gertrudes Pereira Correia, nasceu em Paranaguá no16 de fevereiro de 1848. Vencido o ensino das primeiras letras e os colégios de instruçao secundária, Leocádio encaminhou-se para a vida eclesiástica no Seminário Episcopal de Sao ... Continuar »
Abriu-se uma lacuna nas fileiras do Espiritismo no Paraná: no último dia 21 de julho desencarnou Luiz Picinin, o Obreiro do Senhor.   Picinin foi um trabalhador incansável e nao apenas mais um que passou por aqui, tendo sido e continuado a ser alguém que se projetou pelo muito que ... Continuar »
Maria da Luz Silva Pedroso Desencarnou, a 24 de fevereiro, em Curitiba, aos 83 anos, Maria da Luz Silva Pedroso. Seu corpo foi velado na sede do Movimento Assistencial Espírita, MAE, e enterrado, no dia seguinte, em Rolândia, acompanhado pelo carinho de familiares, amigos, vizinhos e das pe... Continuar »
Militar, poeta, espírita e maçon, Lycurgo Negrao nasceu na cidade de Morretes, no litoral paranaense, em 16 de maio de 1916.   Filho de Pedro Negrao e Maria Augusta Scarpin Negrao, iniciou seus estudos no Grupo Escolar Miguel Schleder em sua cidade natal, onde cursou o ensin... Continuar »
O primeiro propagandista do Espiritismo no Paraná, ali pelo ano de 1870, foi o conceituado cidadao Manoel José da Costa e Cunha, nascido a 15 de dezembro  de 1852, na Freguesia de Merelin (S. Pedro), Conselho e Distrito de Braga, Portugal. Alma aberta ao progresso e às novidades ... Continuar »
Nasceu na cidade de Ponta Grossa, em 26 de novembro de 1903.   Filha de José Roth e Margarida Stremmel Roth, modestos imigrantes russo-alemaes, que viviam das lides agrícolas. Concluindo o curso primário, prosseguiu os seus estudos na Escola Intermediária Prof. Joao Cândido, sob a ... Continuar »
Natural de Apucarana, nasceu no dia 3 de maio de 1944.   Casou-se com Olívia Golias Gonçalves e foi pai de duas filhas: Cristiane e Cristina.   Bancário, foi funcionário do Banco do Estado do Paraná S/A, tendo desencarnado em 2 de outubro de 1994.   Foi no ... Continuar »
Nasceu na cidade da Lapa, PR em 5 de abril de l930. Quando tinha em torno de cinco anos, aconselhada pela prima Noemia Amaral Gutierrez, que era espírita, sua família se transferiu para Curitiba, em busca de atendimento espiritual para sua mae, Joanita Westphalen Correa, que apresentava sinto... Continuar »
Ney Correia de Souza Lobo nasceu na cidade de Curitiba, em 24 de julho de 1919, filho de Heitor de Souza Lobo e Clotilde Correia Lobo.   Casado com Vitória Andolfatto Albuquerque Lobo, teve cinco filhos.   De formaçao religiosa iniciada na Igreja Católica, chegou ... Continuar »
(1928 – 2015) O comerciante Odorico de Paula nasceu em 4 de setembro de 1928. Da uniao matrimonial com Suely Bastos de Paula, teve quatro filhos, que deram ao casal nove netos e um bisneto. Na década de 60, Odorico integrou-se às atividades do Centro Espírita Mário de Barros, e... Continuar »
Paulo Tereziano Barros nasceu na cidade de Alta Paulista em 20 de setembro de 1916. Ficou órfao de mae aos nove anos de idade, quando foi morar com a tia que o ameaçava constantemente com o "fogo do inferno". Foi, por influencia dela, "coroinha" na Igreja Católica. ... Continuar »
  Pedro Leiva Andreo nasceu em Araçatuba, Estado de Sao Paulo, em 28 de junho de 1932. Filho primogenito de lavradores, mudou-se para Loanda, Estado do Paraná, em 1954, onde atuou como agricultor e empresário. Em 1967, casou-se com Aparecida Castro Andreo, sua companheira e gran... Continuar »
O sobrenome Trautwein, tem uma importância muito grande na trajetória do Centro Espírita Camille Flammarion, da cidade de Cambará, Paraná. Entre os seus fundadores, Pedro Trautwein é alguém que se destaca, nao somente pela vida digna e correta, mas também, por ser um dos disseminadores da Homeopa... Continuar »
Nasceu em Palmeira-Pr em 8 de Janeiro de 1895, filho de Luigi Concetto Crollanti e Irma Artusi. Seus pais eram originários da Itália. Ele, do Sul da Sicília e ela, de família do Norte, Parma, mais precisamente da localidade chamada Sissa. Encontraram-se na Colônia Cecília, experimento anarqui... Continuar »
         Ricardo Engel nasceu em Ponta Grossa no dia 9 de julho de 1924 e desencarnou, na capital paulista, em 7 de julho de 2014.           Foi médium, filantropo e divulgador do Espiritismo. Tornou-se espírita aos ... Continuar »
Rubens Correa desencarnou no dia 16 de julho de 2013, em Curitiba, aos setenta e quatro anos de idade e foi sepultado, no mesmo dia, em sua cidade natal, Paranaguá.   Vindo para a capital paranaense aos dezenove anos, foi esportista, vice-campeao sul-americano de remo e campeao par... Continuar »
Filho do Maestro russo Jacob Holzmann e Maria Joanna Guimaraes de Paula, nasceu em Ponta Grossa (PR), em 4 de janeiro de 1910, irmao gemeo de Rubens Holzmann, dentista desencarnado em 10 de setembro de 1944, em Tibagi (PR), em desastre aéreo.   Foi aluno do famoso Padre Lux, no Col... Continuar »
Nascimento: Nasceu no dia 13 de abril de 1909, na cidade de Sao Joao do Nepomuceno, Estado de Minas Gerais.  Formaçao Universitária: Bacharelou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Niteroi, Estado do Rio de Janeiro, no ano de 1945.  Atividades:  · Antes do seu i... Continuar »
Guararema, Município de Castro, viu nascer Victor Ribas Carneiro, no dia 14 de maio de 1915, filho do casal Joao Brasiliano Carneiro e Maria de Jesus Carneiro.   Os seus primeiros passos profissionais já indicavam sua vinculaçao com a palavra educativa. Em 1931 foi nomeado profe... Continuar »

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014