O papel libertador da educação no processo de transição planetária
Sandra Borba, em sua apresentação, mostra como a Doutrina Espírita, citada pelo benfeitor Lins de Vasconcellos como eminentemente educativa, pode libertar o homem no sentido de formar o seu caráter e transforma-lo em um homem de bem, aquele que ataca as suas imperfeições e vícios pela raiz, que pratica o amor, a justiça e a caridade. Discorrendo sobre o vazio existencial e a crise de valores do século XX que influenciam a educação do século XXI, nos alerta que não devemos nos esquecer que somos espíritos e precisamos aprender a viver com tais, autoiluminando-nos, pois a proposta da educação libertadora começa em nós. Citando autores que se dedicaram ao estudo da educação e o espírito de verdade, Sandra demonstra como todas as teorias se direcionam para a finalidade principal da educação que é a humanização. Lembrando que a educação libertadora sob a ótica espírita começa em nós, com a interiorização dos conteúdos que o espiritismo nos oferece, mais aprofundados do que os conteúdos mundanos, filosóficos e científicos da atualidade, finaliza discursando sobre como as casas espíritas devem ser inseridas no contexto sócio educacional a fim de intervir, de forma positiva, na transição planetária. Expotrade, Pinhais - PR, 17/03/12
© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014