Como manter interessante a Livraria da Casa Espírita

1. Apresentar ao público as pessoas responsáveis pelo atendimento na Livraria, de forma que possam ser buscadas quando da necessidade de se adquirir um livro.

 

2. Tentar montar a Livraria em um lugar de fácil acesso, preferencialmente na entrada do Centro Espírita, para que as pessoas percebam a sua existência.

 

3. Expor as obras de forma de fiquem à vista do público. Existem as opções de estantes aramadas que possuem um baixo custo e facilitam a movimentação, quando precisam ser deslocadas. No caso de não se ter capital para isto, colocar os produtos sobre uma mesa, arrumando-os de forma atrativa e com boa visualização.

 

4. Manter a Livraria aberta no início e ao final das reuniões da Casa. É muito importante a regularidade nesse trabalho, o que faz com que as pessoas saibam que a Livraria estará aberta nos horários já estabelecidos e possam contar com esse serviço.

 

5. Providenciar a reposição constante dos volumes vendidos, para que a Livraria não fique defasada.

 

6. Informar-se dos últimos lançamentos e disponibilizá-los ao público. Neste caso, especificamente, sugerimos apresentar o lançamento ao final das reuniões, de forma que se crie uma expectativa em torno da obra e sua respectiva procura. Para que esta apresentação surta o efeito desejado, relatar brevemente sobre o que trata a obra, qual o autor, curiosidades, etc.

 

7. Para as obras que estão há muito tempo em exposição e já apresentam sinais de desgaste natural, sugerimos que sejam colocadas em oferta e substituídas por novos exemplares. Normalmente as pessoas não se sentem interessadas por livros amarelados, amassados ou de edições antigas. Quando houver um número razoável de obras neste estado, oferecer ao público a preço único, ou promoção leve três pague dois, ou dar um bom desconto por obra. Desta forma são gerados recursos que poderão ser investidos em novas obras ou na manutenção do estoque. Promove-se também um saneamento na Livraria, mantendo-a dinâmica e atual.

 

8. Mudar os livros de lugar na estante, dando-lhe um novo destaque. Muitas vezes as pessoas não percebem um determinado livro até que ele esteja em outra posição.

 

9. Sugerir junto à Presidência da Casa e aos coordenadores de grupo de estudos, uma ação de leitura de uma ou duas obras por ano em cada grupo, de forma a intensificar o hábito da leitura em sua Casa. Buscar ter uma programação antecipada das obras que forem escolhidas e disponibilizar ao público quando necessário. Consulte-nos para sugestões.

 

10. Estar informado da programação de palestras de sua Casa e informar-se sobre a bibliografia que será utilizada. Essas obras poderão ser indicadas ao público, como leitura complementar à palestra do dia.

 

11. Providenciar campanhas através de murais. Este é um meio de comunicação eficaz e barato, onde se pode apresentar os lançamentos, estimular as pessoas a darem livros de presente em períodos de festas, falar de promoções especiais, banca de ofertas, feira de livros, etc.

 

12. Estimular as vendas em datas festivas, lembrando que o livro é um bom presente. Montar chamadas no mural, usando frases de efeito que valorizem esta forma de presentear. Ex.: "Livro: O Melhor Presente!" ou, "Presenteie com inteligência: Dê um livro!" ou ainda "Sua mãe vai adorar ganhar um livro neste dia das mães!", "Neste natal, dê livro de presente", etc.

 

13. Para quem quer vender livro como presente, necessário providenciar papéis de presente, fitas coloridas e fita adesiva. Fazer belos pacotes para estimular a compra de livros para se presentear. Embrulhar alguns livros com lindas embalagens e fitas e colocar ao olhar do público que, com certeza, se sentirá atraído.

 

14. Para lançamentos de algum autor específico, aproveitar a oportunidade e juntar outra obra do mesmo autor, que tenha em excesso no estoque ou que esteja há muito tempo sem vender. Fazer uma promoção especial, dando um bom desconto na segunda obra. O efeito faz com que a pessoa se estimule a adquirir dois livros e veja vantagem na aquisição.

 

15. Promover feiras anuais de livros espíritas, que poderá ser estendida ao público em geral. Geralmente essas feiras são promovidas em festas da cidade, utilizando bancas em praças. Temos um procedimento padrão para feiras de livros, seguindo normas que já vêm sendo adotadas entre as Casas Espíritas e a Livraria Mundo Espírita

 

16. Disponibilizar obras destinadas ao público infantil. Se as crianças não forem estimuladas à leitura, a Livraria de seu Centro Espírita estará fadada ao esquecimento no futuro.

 

17. Manter a comunicação entre a Livraria e os departamentos da Casa, como Departamento de Infância e Juventude - DIJ (possuímos apostilas com programação integral para aulas para a Infância e Juventude, facilitando o trabalho dos evangelizadores ), Grupo de Gestantes Socialmente Carentes (oferecemos apostilas específicas para este público com orientações sobre Espiritismo, puericultura e assuntos relacionados à gestação), ESDE (Roteiros para grupos de estudos e palestras), etc.

 

18. Buscar estar inteirado do conteúdo das principais obras da Livraria da Casa, para poder informar corretamente ao público quando solicitado.

 

19. Muitas pessoas não sabem o que levar em situações específicas. A Livraria Mundo Espírita possui uma relação com algumas sugestões que podem ser indicadas nesses casos. Contate-nos, em caso de interesse, que lhe enviaremos as informações.

 

20. Sugerimos observar o perfil do comprador e tentar indicar algo que ele realmente possa entender e gostar. O primeiro passo para se obter sucesso numa Livraria é que as pessoas criem o hábito da leitura e isto só acontece quando se lê o que se gosta, o que atrai, o que prende a atenção do leitor. Então buscar descobrir o estilo do cliente e indicar o livro ao seu gosto.

 

21. É importante que as pessoas responsáveis pela Livraria tenham sensibilidade mas tomar cuidado para não fazer do atendimento na Livraria um momento de Atendimento Fraterno. Para esses momentos de agonia íntima as pessoas devem procurar o trabalho específico na Casa Espírita. A Livraria deve ser uma fonte de consolo mas através dos livros.

 

22. Cuidar para não vender livros que não sejam indicados aos neófitos na Doutrina. Algumas obras são muito profundas e complexas, podendo gerar dúvidas e promover idéias errôneas junto às pessoas que não possuam embasamento doutrinário. Buscar promover o interesse pelas obras básicas, o mais apropriado para a Livraria de um espírita iniciante. Para bem atender nesses casos, manter sempre disponíveis todos os volumes que compõem o Pentateuco da Doutrina Espírita.

 

23. Para demonstração de produtos como CD's, DVD's, VCD's, sugerimos utilizar aparelhos específicos, tendo à mão, se possível, um aparelho de som com fone de ouvido, idem quanto a um aparelho de vídeo ou DVD, demonstrando o conteúdo do que sua Livraria tem para venda.

 

24. Adquirir aos poucos, se sua Casa puder, as fitas, DVD's ou CD's com palestras e seminários, para que sejam utilizadas pelos trabalhadores da Casa nos grupos de estudos, palestras, etc. Este é um material riquíssimo, que pode tornar as aulas dinâmicas e instrutivas.

 

25. Além de estimular a leitura e a divulgação do Espiritismo, a Casa estará sendo beneficiada com a geração de recursos através do desconto na compra das obras, o que poderá ser revertido para atividades beneficentes ou para a manutenção da própria Livraria.


Estas são algumas sugestões para intensificar o trabalho da Livraria nas Casas Espíritas

 

Colocamo-nos à disposição para um atendimento personalizado, oferecendo uma assessoria completa para sua Livraria. Estaremos suprindo suas dúvidas, dando o apoio necessário quanto às informações de lançamentos, dando sugestões de campanhas, promoções, etc..

 

Podemos fornecer, inclusive, uma listagem com algumas obras que não podem faltar em sua Livraria e informações dos livros mais procurados na Livraria Mundo Espírita todos os meses.


Vamos estreitar laços e criar uma comunicação direta entre sua Casa e nossa Livraria.

 

LIVRARIA MUNDO ESPÍRITA
CURITIBA/PR
(41) 3225-2739


© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014