Nivaldo da Silva Medeiros
O Centro Espírita Caminho do Evangelho (CECE), de São José dos Pinhais, despediu-se, em 25 de junho de 2025, da presença física do trabalhador que fez e sempre fará parte de seus alicerces. 

Um trabalhador abnegado e incansável. Aplicou seu tempo, quanto pôde, no trabalho da casa, levando a Doutrina inalterada em sua essência a todos os corações que o procuravam.

Homem de palavras sinceras, escolhidas. Foi, por décadas, um pilar de dedicação e apoio, amparo e orientação.

Como dirigente, foi exemplo de responsabilidade e transparência; como palestrante, de clareza e disponibilidade sem limites; como servidor da caridade, de abnegação e entrega verdadeira.

Nivaldo não buscava destaque, buscava servir.

Afirmava não ser merecedor de quaisquer reconhecimentos: Falo isso, não por falsa modéstia, meus irmãos, falo isso porque sinto realmente não ser merecedor! Somos todos trabalhadores da mesma causa e todos temos nossa importância, mesmo que pequena, no trabalho para Jesus.

Foi daqueles cuja presença acalmava, cuja escuta acolhia, cuja firmeza trazia segurança. Com tato, doçura e uma serenidade rara, buscava aliviar a dor de quem o procurava, sem julgamentos, sem pressa, apenas com amor.

Deixou um legado que não se encerra com sua partida. Continua vivo nas lições que transmitiu, nos exemplos que deu, nas sementes de consolo e esperança que plantou em tantos corações.

Na certeza de que a vida prossegue e que os bons obreiros são recebidos com alegria no plano espiritual, elevamos nossos pensamentos em oração, em gratidão e em paz. Que ele prossiga sua jornada envolto na luz que tão bem soube acender nos caminhos dos outros.

Que o Cristo, a quem ele tanto serviu, o acolha agora como um amigo que retorna ao lar após longa e fecunda tarefa.

Segue em paz, Seu Nivaldo. Sua luz permanece conosco.


Deise Rapetti e Roberto Médola
Foto: Acervo CECE
Em 27.7.2025

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014