Allan Kardec e os espíritas lioneses
La Part-Dieu, a Biblioteca Municipal de Lyon, a segunda maior da França, elaborou uma exposição em homenagem a Allan Kardec, em seu bicentenário de nascimento.
São 14 vitrinas apresentando informações sobre Allan Kardec, bem assim detalhes da atuação dos espíritas de Lyon à época do Codificador, abrangendo o período de 1860 a 1930. Uma das vitrinas da mostra é sobre o alcance da Doutrina Espírita em nível internacional, particularmente no Brasil.
A mostra Lyon, coeur du Spiritisme (Lyon, coração do Espiritismo), no quarto andar da Biblioteca, iniciou no dia 15 de outubro de 2004 e ficará aberta até 15 de janeiro de 2005, coincidindo com o início do ano cultural Brasil-França.
O espaço estará aberto ao público de terça a sábado, com entrada franca.
Os comissários da exposição são Vincent Fleurot e Michel Chomarat, não espíritas. Eles coletaram fotos e documentos raros em Paris e Lyon.
Fleurot é estudante de História da Universidade de Lyon e interessou-se pelo mestre lionês, após ouvir falar dele em um curso ministrado pelo antropólogo François Laplantine, aproximando-se então do Centro Espírita Allan Kardec, de Bron, periferia de Lyon.
© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014