Outras Biografias
Nascido no dia 30 de dezembro de 1877, na antiga cidade de Conceiçao do Turvo, hoje cidade de Senador Firmino, e desencarnado em Astolfo Dutra, também no Estado de Minas Gerais, no dia 16 de agosto de 1934.   Descendente de colonizadores portugueses, Abel Gomes se tornou um ... Continuar »
Adelaide Augusta Câmara foi uma das mais devotadas figuras femininas do Espiritismo no Brasil, bem conhecida pelo seu pseudônimo de Aura Celeste.   Encarnou na cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, em 11 de janeiro de 1874, e desencarnou na cidade do Rio de Janeiro, em 24... Continuar »
Nascido na antiga Freguesia do Riacho do Sangue, hoje Solonópole, no Ceará, aos 29 dias do mes de agosto de 1831, e desencarnado no Rio de Janeiro, a 11 de abril de 1900.   Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, no ano de 1838, entrou para a escola pública da Vila do Frade, onde em ... Continuar »
Nascido na cidade do Porto, Portugal, aos 28 de novembro de 1889, e desencarnado no Rio de Janeiro, a 12 de outubro de 1955.   Foi um homem bafejado pela fortuna material, bem situado na vida, como justo premio ao seu espírito de trabalho, porém, soube empregar bem a sua fortuna, jamai... Continuar »
23.1.1951 – 29.2.2016 Foi analista de sistemas, escritor, professor, radialista, diretor de TV, ator e consultor de empresa na área tecnológica de comunicações e informática. Destacou-se como comunicador espírita. Filho de jornalistas, nasceu na cidade do Rio de Janeiro. Foi cr... Continuar »
Nasceu aos 26 de outubro de 1908, no bairro de Sao Cristóvao, no Rio de Janeiro e desencarnou em 21 de julho de 1967.   Filho de D. Maria Perrota e Salvador Molinaro, ambos de nacionalidade italiana.   Cedo terminou o curso ginasial, matriculando-se na Escola Militar a 1&ord... Continuar »
Ali Halfeld nasceu em 18 de março de 1900, em Água Limpa (hoje Coronel Pacheco), Município de Juiz de Fora, Minas Gerais, onde iniciou o Curso Primário com o Prof. Paulo Estelita. Em 1907 mudou-se para a cidade de Juiz de Fora, em companhia de seus pais, senhor Pedro Halfeld e D. Ho... Continuar »
O filho de Carolina Carissimi Pamphiro e de Altivo de Mattos Pamphiro ingressou no Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) aos 16 anos de idade, onde começou a trabalhar como mensageiro.   Seria ele apenas mais um dos tantos meninos que por lá passavam, todos os anos, e que logo... Continuar »
Altivo Ferreira desencarnou no dia 24 de fevereiro de 2016, com 90 anos de idade, em Santos/SP. Nasceu em 1925. Era ativo no movimento espírita desde sua juventude, no final dos anos 1930, na regiao de sua terra natal, Barretos/SP e na capital paulista. Frequentou Mocidades Espíritas e p... Continuar »
Adolfo Oscar do Amaral Ornellas nasceu no Rio de Janeiro a 20 de outubro de 1885, desencarnando na mesma cidade a 5 de janeiro de 1923.   Trabalhando como funcionário público, Amaral Ornellas atuou como médium de notáveis qualidades, sendo poeta de grande sensibilidade, além de festeja... Continuar »
Amazonas Hércules foi exemplo de coragem diante das adversidades da vida. Nascido em Manaus, no dia 5 de setembro de 1912, ficou órfao do pai antes de nascer e da mae aos quatro anos de idade.   Sua madrinha, Lydia Cardoso Fernandes, a partir de entao, passou a criá-lo. Ela, p... Continuar »
Mais conhecida como Amélia Rodrigues, foi, quando encarnada, notável poetisa, professora emérita, escritora consagrada, teatróloga, legítimo expoente cultural das Letras na Bahia.   Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues nasceu na Fazenda Campos, freguesia de Oliveira dos Campinhos, Mu... Continuar »
Nascida na cidade de Resende, Estado do Rio de Janeiro, no dia 1o. de fevereiro de 1856, e desencarnada em S. Paulo, no dia 13 de janeiro de 1919.   Seu nome de solteira era Anália Emília Franco. Após consorciar-se em matrimônio com Francisco Antônio Bastos, seu nome passou a ser A... Continuar »
Angel Aguarod veio à vida terrena em um humilde lar, na vila Ayerbe, província de Huesca, ao norte da Espanha, em 2 de Outubro de 1860, sendo seus pais Dom Juan Aguarod e Dona Juana Torrero. Nascido em um lar católico, sua primeira educaçao, naturalmente, foi católica, estando ela a... Continuar »
Anna Rebello Prado nasceu, por volta do ano de 1883, em Parintins, Amazonas, ilha fluvial situada à margem direita do Baixo Amazonas, descoberta, em 1749, pelo navegador e explorador portugues José Gonçalves da Fonseca.   A Família Rebello participou ativamente de vár... Continuar »
Nascido a 09 de março de 1876, em Vila Canudos, no Estado de Alagoas, e desencarnado a 07 de outubro de 1957, aos 81 anos de idade.   Aos vinte anos de idade, viajou para o Rio de Janeiro, disposto a ingressar na entao Brigada Militar do Distrito Federal, hoje Polícia Militar do... Continuar »
Grande vulto e pioneiro do Espiritismo na Espanha. Defensor e propagador da Doutrina Espírita. "Las ciencias", afirma Torres-Solanot, "nos demuestran la pluralidad de mundos, el raciocínio nos muestra la existencia de Dios y la del espíritu inmortal, y la historia nos enseña... Continuar »
Nascido a 26 de dezembro de 1838, em Portugal, na Vila Mea, freguesia de Sao Tomé do Castelo, concelho de Vila Real e desencarnado em Sao Paulo, no dia 22 de janeiro de 1909.   Completada a sua instruçao primária, veio para o Brasil, com apenas doze anos de idade, aportando ... Continuar »
Antônio Leite de Araújo Filho nasceu aos 8 de agosto de 1914, no Rio de Janeiro. Foram seus pais: Antônio Leite de Araújo e Alzira Câmara Ribeiro Araújo. Seu curso primário, ele fez no Colégio Afonso Pena, freqüentando, em següida, o Colégio Pritaneu Militar. Ingressou na Escola Militar de Realen... Continuar »
Nascido em 18 de abril de 1922, no Recife, Pernambuco, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1948, quando, junto com um grupo de 12 companheiros, foi representar o seu Estado no 1º Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil. Fotógrafo de primeira linha, nao demorou a ter o seu talento recon... Continuar »
Nasceu na cidade do Rio de Janeiro a 12 de abril de 1829 e retornou à Espiritualidade no dia 31 de março de 1903, próximo a completar 74 anos de idade.   Pioneiríssimo trabalhador do Espiritismo no Rio de Janeiro, quiçá do Brasil, foi um dos fundadores do Grupo... Continuar »
Paiva Melo, como era conhecido, nasceu a 9 de março de 1921, na cidade de Garanhuns, PE. Foram seus pais Feliciano de Paiva Melo e D. Judith de Paiva Melo. Casou-se com D. Neusa de Araújo Paiva Melo, que desencarnou em desastre automobilístico em 1979, juntamente com seu filho Marcelo, de ... Continuar »
Personalidade definida e serena. Bondoso, tolerante, modesto, "foi um homem bom". Sempre evitou deixar mostras imediatas de suas qualidades intelectuais, mas nao de suas qualidades morais pois estas se manifestavam por si em cada uma de suas atuações.   Em 1º de a... Continuar »
Estamos comemorando o centenário de nascimento de Antônio Wantuil de Freitas, que foi Presidente da Federaçao Espírita Brasileira durante vinte e sete anos consecutivos, encarnado a 23 de outubro de 1895 na cidade do Patrocínio do Muriaé (MG), filho do Capitao Joaquim Olinto de Freitas... Continuar »
Aristides de Souza Spínola nasceu em Caetité (Bahia), a 29 de Agosto de 1850, e Faleceu no Rio de Janeiro aos 9 de Julho de 1925.   Filho do Cel. Francisco de Souza Spínola, que foi deputado geral em tres legislaturas, e de D. Constança Pereira de Souza Spínola. Esta família... Continuar »
Nascido na cidade de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, a 10 de junho de 1880, e desencarnado em Sao Paulo, a 9 de junho de 1972.   Filho de Joaquim Soares da Rocha e de D. Arlinda Amélia Franco da Rocha, era viúvo de D. Hercília de Carvalho Rocha, de cujo matrimônio teve sete filh... Continuar »
Voce sabia que o criador do famoso detetive Sherlock Holmes, é respeitado e admirado como propagador da Terceira Revelaçao?   Esse espírito valoroso nasceu no dia 22 de maio de 1859, em Pacardy Place, Edimburgo, capital da Escócia. Recebeu o nome de Arthur Conan Doyle,  ... Continuar »
Dr. Ary Lex veio a falecer com 85 anos, a 29 de junho de 2001, vítima de câncer fulminante, após mais de sessenta anos de serviços prestados ao Espiritismo.   Filho de Fausto Lex, de descendencia alema também fervoroso militante espírita, e Lúcia Garrido Lex. Foi casado com ... Continuar »
Paulistano, descendente de italianos, nasceu em 24 de setembro de 1929. Era contabilista e casado com Maria Santina Mazzonetto Campanini, com quem teve os filhos Amélia, Armando e Joao Batista, que lhe deram seis netos.Morava no bairro da Lapa, na capital paulista.   Tornou-se espí... Continuar »
Elias da Silva reencarnou na terra portuguesa em 1848 [1], justamente no ano em que uma onda de renovaçao espiritual, como fogo em palha seca, se irradiaria de Hydesville para o mundo todo.   Estava ele destinado, qual aconteceu a inúmeros ilustres compatriotas do outro lado do ... Continuar »
"Auta de Souza nasceu em Macaíba, pequena cidade do Rio Grande do Norte, em 12 de setembro de 1876; educou-se no colégio "Sao Vicente de Paula", em Pernambuco, sob a direçao de religiosas francesas; e faleceu em 7 de fevereiro de 1901, na cidade de Natal. Uma biografia s... Continuar »
  Nascido a 26 de dezembro de 1838, em Portugal, na Vila Mea, freguesia de Sao Tomé do Castelo, concelho de Vila Real e desencarnado em Sao Paulo, no dia 22 de janeiro de 1909.   Completada a sua instruçao primária, veio para o Brasil, com apenas doze anos de idade, apor... Continuar »
Benedita Fernandes nasceu aos 27/6/1883 em Campos Novos de Cunha (SP) e desencarnou em Araçatuba aos 9/10/1947.   O ingresso de Benedita Fernandes nas ações espíritas foi muito peculiar. Portadora de atroz obsessao, autentica subjugaçao, Benedita perdeu o contacto ... Continuar »
Na madrugada do dia 12 de março de 2001, desencarnou, em Fortaleza, o confrade e amigo Benvindo Melo.   Natural de Guanambi, Bahia, nasceu a 31 de julho de 1927, sendo seus pais Joao do Carmo Melo e Belarmina Costa Melo. Casou-se com Maria Conceiçao Ferraz Melo, nasce... Continuar »
Nasceu em 02 de junho de 1903, no bairro da Casa Amarela em Recife, e desencarnou no dia 23 de maio de 1974, em Recife, Pernambuco.   Era filha de Xavier Alexandre Philippini, de nacionalidade francesa e Dona Maria Germana Gomes Philippini, brasileira. Era viúva do grande líder espírit... Continuar »
Nasceu em 6 de outubro de 1938 em San Pedro Sacatépeques, San Marcos, Guatemala, C. A. Filho de Genaro Bravo Rabanales e de Maria Garcia de Bravo, excelente pai e esposo.   Realizou estudos em Instituições católicas e evangélicas a pedido dele mesmo, destacando-se em ambas relig... Continuar »
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, a 22 de setembro de 1868 e desencarnado em Matao, Estado de S. Paulo, no dia 30 de janeiro de 1938.   No dealbar do século XX, quando eram ensaiados os primeiros passos no grandioso programa de divulgaçao do Espiritismo, e quando a Doutri... Continuar »
Camilo é como se denomina o Espírito que escreve através da mediunidade psicográfica do médium espírita J. Raul Teixeira. Mostrou-se a ele, pela primeira vez, numa noite de março de 1974, quando se iniciavam os seus serviços práticos de mediunidade.   Assim narra Raul: &q... Continuar »
No dia 20 de março de 1909, desencarnou, na cidade do Rio de Janeiro, Cândida Augusta de Lacerda Machado, a segunda esposa de Bezerra de Menezes.   Filha de Mariano José Machado e Maria Cândida de Lacerda, casara-se com Bezerra de Menezes, em 21 de janeiro de 1865, dois anos apó... Continuar »
Filho de Antônio Loureiro de Souza e Elza Cajazeira Loureiro de Souza, Carlos Bernardo Loureiro de Souza era figura das mais conhecidas no meio espírita, principalmente por sua dedicaçao à pesquisa da fenomenologia espírita.   Aprofundou ainda mais os seus estudos no camp... Continuar »
Nascido em 9 de setembro de 1884, Carlos Imbassahy enfrentou galhardamente a passagem do século, vivendo até 1969, quando desencarnou antes de completar seus 85 anos de existencia bem vivida. Em 1901, era um jovem advogado que militava nos meios forenses, tendo sido nomeado por concurso ... Continuar »
Carlos Juliano Torres Pastorino nasceu em 4 de novembro de 1910. Desde criança demonstrou inusitada inteligencia e vocaçao para a vida eclesiástica. Em 1924 recebeu os diplomas de Geografia, Corografia, Cosmografia e de Bacharel em Portugues, do Colégio Dom Pedro II no Rio de Ja... Continuar »
Cecília Rocha nasceu em Porto Alegre (RS), em 21 de maio de 1919, um ano após o armistício de paz da Primeira Grande Guerra Mundial, portando uma tarefa de luz.   Filha de José Rocha e Carmem Rocha. Ele, mineiro de Sete Lagoas e ela, gaúcha da cidade de Jaguarao. O pai era comercia... Continuar »
Desde épocas remotas, tem surgido na Terra médiuns dotados das mais variadas faculdades, dependendo da aptidao orgânica de cada um deles. E Charles Foster se inclui no rol daqueles que mais se notabilizaram pela importância do trabalho realizado.   Além de clarividente de grande poder,... Continuar »
Claire Baumard nasceu na França, em 1872 e desencarnou em 15 de janeiro de 1961, irma gemea de Mlle. Gabrielle Baumard, desencarnada em 26 de outubro de 1958, em sua residencia em Saint-Cyr-sur-Loire.   Claire tinha quarenta e cinco anos quando entrou a serviço de Léo... Continuar »
Nascido em Coimbra, Portugal, no dia 5 de novembro de 1860, e desencarnado em Barra do Piraí, Estado do Rio de Janeiro, a 31 de dezembro de 1935.   No último quartel do século passado, era um verdadeiro arrojo as pessoas se declararem espíritas, principalmente nas cidades interioranas,... Continuar »
Clélia Rocha nasceu na cidade de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro, no dia 18 de outubro de 1886 e desencarnou, com cinquenta anos de idade, em 16 de fevereiro de 1936. Foi educada como interna do Colégio Bom Conselho, na cidade de Taubaté, completando sua educaçao na cidade de Pir... Continuar »
O dia 13 de setembro de 1983 foi de luto para a cidade baiana de Xique-Xique, às margens do Rio Sao Francisco. Ao receber a notícia do falecimento de um dos seus mais ilustres filhos ocorrido em Belo Horizonte, toda a comunidade chorava o passamento do querido médico, professor, escritor, ... Continuar »
Nascida na cidade de Delfinópolis Estado de Minas Gerais, no dia 12 de agosto de 1912, e desencarnada em Sacramento, naquele mesmo Estado, no dia 10 de fevereiro de 1980.   Filha do casal José Gonçalves Novelino e Josefina de Melo Novelino, nasceu na pequena cidade de Delfinópol... Continuar »
Cornélio Pires nasceu na cidade de Tiete, Estado de Sao Paulo, no dia 13 de julho de 1884, e a sua desencarnaçao aconteceu na cidade de S. Paulo, no dia 17 de fevereiro de 1958.   Homem de personalidade inconfundível, tornou-se figura popular e de bastante destaque em todo o... Continuar »
Nascido em Buenos Aires, República Argentina, no dia 27 de setembro de 1847, e desencarnado no dia 18 de agosto de 1927, tendo sido um dos mais destacados propagadores espíritas naquela naçao.   Seus pais foram comerciantes modestos e honrados, foi educado dentro dos princíp... Continuar »
Com referencia a Daniel S. Artazú, sao muito poucos os dados que se conhecem acerca de sua vida.   Segundo palavras do Visconde Torres Solanot, pertencente à "Sociedad Progreso Espiritista de Zaragoza", publicadas no prólogo de livro psicografado pelo médium Daniel Suá... Continuar »
Nasceu a 23 de janeiro de 1906, na velha Bahia Desencarnou a 24 de abril de 1984, no Rio de Janeiro Seu corpo foi sepultado no Cemitério de Sao Joao Batista. Cerca de 750 pessoas compareceram aos funerais. O Dr. Américo de Oliveira Borges, presidenta da ABRAJEE, exaltou e ressaltou saltou a f... Continuar »
  Divaldo é um verdadeiro apóstolo do Espiritismo. Dos seus oitenta e quatro anos, sessenta e quatro foram devotados à causa Espírita e às crianças excluídas, das periferias de sua Salvador. Nasceu em 5 de maio de 1927, na cidade de Feira de Santana, Bahia e, desd... Continuar »
Nascido no dia 09 de outubro de 1900, em Recife, filho de conceituado educador, prof. Delmiro Sérgio de Farias e sra. Maria Leopoldina Montenegro de Farias, contraiu matrimônio em 22/12/1928 com a sra. Dulce Lira de Farias. Desse casamento nao houve filhos.   Fez os estudos prepara... Continuar »
De família católica, Maria Dolores de Araújo Bacelar, ou simplesmente Dolores Bacelar como ficou conhecida, tornou-se figura querida dentro das lides espíritas, sobretudo por sua humildade.   Era natural de Pernambuco, onde nasceu no dia 10 de novembro de 1914, passando a residir n... Continuar »
O cineasta, fotógrafo, jornalista e editor Edson Audi morreu, na manha de sábado, 15 de agosto de 2015, em Sao Paulo. Natural de Dourados, MS, tinha 57 anos. Audi fez carreira em Mato Grosso do Sul e um dos últimos trabalhos lançados foi o documentário Paulo Simões – Todos os Tr... Continuar »
Nasceu no dia 1º de janeiro de 1879, no Rio de Janeiro; e desencarnou no dia 16 de novembro de 1953, na mesma cidade.   Era filha de Aristides Gonçalves Ferreira e D. Augusta Dias Ferreira.   Pequenina perdeu o seu pai, ficando aos cuidados de sua boa e dedicada ... Continuar »
Eunice Sousa Gabi Weaver, nasceu numa fazenda de café, na cidade de Sao Manoel interior de Sao Paulo, em 19/09/1902, filha de Henrique Gabbi - carpinteiro, natural da província de Reggio Emilia, Itália - e de Leopoldina Gabbi - natural de Piracicaba/SP. Sua vida foi totalmente dedicada aos portad... Continuar »
Nascido em 1º de maio de 1880, na pequena cidade de Sacramento, Estado de Minas Gerais, e desencarnado na mesmo cidade, aos 38 anos de idade, em 1º de novembro de 1918.   Logo cedo manifestou-se nele profunda inteligencia e senso de responsabilidade, acervo conquistado na... Continuar »
Fabiano de Cristo nasceu em 8 de fevereiro de 1676, em Soengas, norte de Portugal. Conforme o costume católico de dar-se às crianças o nome do santo em cujo dia nascem, o menino recebeu, na pia batismal, o nome de Joao, porque, naquele dia, a Igreja celebrava a festa litúrgica d... Continuar »
Nascido em Amparo, Estado de Sao Paulo, no dia 18 de dezembro de 1878, e desencarnado em Sao Paulo, Capital, no dia 11 de agosto de 1950.   Era filho do Dr. Mathias Lex e Dona Belisária Pinto Lex. Formou-se no Ginásio do Estado, na capital paulista, a 7 de janeiro de 1902. Permaneceu e... Continuar »
TRAÇOS BIOGRÁFICOS - NASCIMENTO - SUA INICIAÇÃO ESPÍRITA:   O maior e mais prolífico médium psicógrafo do mundo em todas as épocas nasceu em Pedro Leopoldo, modesta cidade de Minas Gerais, Brasil, em 2 de abril de 1910. Vive, desde 1959, em Uberab... Continuar »
Francisco de Menezes Dias da Cruz, natural da cidade do Rio de Janeiro, filho de antecedente de igual nome (chefe do Partido Liberal no Rio e professor da Faculdade de Medicina) e de D. Rosa de Lima Dias da Cruz, nasceu a 27 de Fevereiro de 1853. Foi professor de Matemática no Colégio Pinheir... Continuar »
NASCIMENTO, ESCRAVIDÃO E MADRINHA   Foi na madrugada do dia 12 de abril de 1827, na pequena cidade de Campanha, no sul do Estado de Minas Gerais, na fazenda da senhora Mariana de Santa Bárbara Ferreira, que a escrava Lourença Justiniana de Jesus dava à luz um menin... Continuar »
Francisco Leite de Bittencourt Sampaio nasceu em Laranjeiras (SE) dia 11 de fevereiro de 1834 e desencarnou no Rio de Janeiro a 10 de outubro de 1895.   Foi jurisconsulto, magistrado, político, alto funcionário público, jornalista, literato, renomado poeta lírico e excelente médium... Continuar »
Nasceu em 30 de outubro de 1873, na Fazenda de "El Rosario", em Parras de la Fuente, Estado de Coahuila, no México.   Seus pais foram Don Francisco Madero Hernández e Mercedes Gonzáles Treviño.   Madero procedia de uma família de boa posiçao social e ... Continuar »
Nasceu na cidade de Pacatuba, Estado do Ceará, no dia 1º de fevereiro de 1905, desencarnando na cidade de Campos, Estado do Rio de Janeiro, 16 de junho de 1966.   Seus pais foram Miguel Peixoto Lins e Joana Alves Peixoto. Bem cedo ficou órfao de pai e mae e passou a conviver c... Continuar »
Entre os trabalhadores da primeira hora, no Espiritismo do Brasil, o Marechal Francisco Raimundo Ewerton Quadros ocupa lugar de justificada saliencia, em virtude da valiosa colaboraçao que prestou à ingente obra de disseminaçao e explanaçao da doutrina codificada por A... Continuar »
Francisco Spinelli nasceu na província de Sague (Sala Consilina), Itália, no dia 31 de dezembro de 1893.   Afeiçoado ao estudo,  conseguiu, com apenas nove anos de idade, terminar com distinçao o curso primário, tornando-se aprendiz de alfaiate. Com dezoito anos ... Continuar »
Às 13 horas de 24 de Maio de 1957, na cidade de Dom Feliciano (RS), regressou à Pátria espiritual o nosso venerado Irmao, nascido na pequena aldeia de Zbislav, perto da cidade de Tcháslav, na Boemia, no dia 24 de Dezembro de 1872, mas que adquiriu cidadania brasileira e aqui viveu c... Continuar »
Francisco Vieira Paim Pamplona, nasceu no dia 8 de fevereiro de 1872, no Morro do Paim, de propriedade de seu pai, que deu o nome ao lugar, em Sampaio (Guanabara) e, depois, a uma rua no mesmo bairro.   Nas terras cariocas passou sua existencia, tornando-se espírita e ganhando o respei... Continuar »
Frederico Fígner foi um homem de biografia bastante incomum. De espírito empreendedor, venceu galhardamente a escorregadiça e perigosa prova da riqueza. Conservava a candura do crente, a fé que transporta montanhas, sem cair no fanatismo religioso. Instruído em letras e línguas jamais ... Continuar »
Nasceu em 29 de julho de 1936, na cidade do Rio de Janeiro. Conheceu o Espiritismo na juventude, participando da Mocidade Espírita Dias da Cruz, em Juiz de Fora, MG. Coordenou, desde 1956, o Grupo Espírita Maria de Nazaré, no Hospital Santa Maria (Hospital Estadual), que atende aos portad... Continuar »
No planalto da Serra dos Órgaos, onde hoje se encontra a cidade de Teresópolis, no Estado do Rio de Janeiro, nasceu em 21 de agosto de 1838, o menino Guilherme Taylor March. Era filho do cidadao ingles George March, nascido e criado em Portugal, e de Ignácia March, brasileira de descen... Continuar »
Hans Swigg, que se desenvolveu na Terra, em sua derradeira encarnaçao, na condiçao de médico, acumulava conhecimentos de psicologia, bem como das práticas do magnetismo, tendo-os aplicado vastamente em sua atividade profissional.   Embora, em sua época, nao participasse d... Continuar »
Desencarnou, no dia 11 de agosto de 2013, em Uberaba, MG, a trabalhadora espírita, nascida em Sacramento, MG, em 16 de abril de 1923, sobrinha de Eurípedes Barsanulfo, filha de sua irma Sinhazinha.   No primeiro ano de idade, Heigorina desenvolveu paralisia infantil, que lhe impôs ... Continuar »
O escritor espírita Henri Sausse nasceu em 6 de maio de 1852, em Étoile-sur-Rhône [Drôme]. Foi o primeiro biógrafo de Allan Kardec, tendo escrito a Biographie d'Allan Kardec,  além de várias outras obras, a saber: Biographie de Léon Denis (Biografia de Léon Denis); Espérance e... Continuar »
Desencarnou, no Rio de Janeiro, em 8 de julho de 2013, aos noventa e tres anos, Hermínio Correa de Miranda, nascido no dia 5 de janeiro de 1920, em Volta Redonda-RJ.   Formado em Ciencias Contábeis, trabalhou na Companhia Siderúrgica Nacional até se aposentar. Seu trabalho o levou ... Continuar »
Humberto de Campos nasceu na pequena localidade de Piritiba, no Maranhao, em 1886.   Foi menino pobre. Estudou com esforço e sacrifício. Ficou órfao de pai aos 5 anos de idade. Sua infância foi marcada pela miséria. Em sua "Memórias", ele conta alguns episódios que lhe... Continuar »
Humberto Mariotti (1905-1982), poeta, escritor, jornalista, conferencista e intelectual espírita portenho. Foi presidente da Confederaçao Espírita Argentina de 1935/1937 e 1963/1967, da Sociedad Victor Hugo por várias gestões e diretor da revista de cultura espírita "La Idea"... Continuar »
Desencarnou no dia 8 de fevereiro [de 2007], na cidade de Charlottesville, no Estado norte-americano da Virgínia, aos 88 anos de idade, o médico psiquiatra Ian Stevenson.   Nascido em 31 de outubro de 1918, em Montreal, Canadá, tornou-se mundialmente conhecido pelas pesquisas que d... Continuar »
Nascido a 19 de abril de 1862, na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores, Freguesia da Sé de Angra do Heroísmo (Portugal), e desencarnado no Rio de Janeiro a 18 de fevereiro de 1943.   Em plena juventude, emigrou para o Brasil, sem alimentar idéia de enriquecimento, mas busca... Continuar »
Inácio Ferreira de Oliveira nasceu em Uberaba em 15 de abril de 1904, filho de Jacinto Ferreira de Oliveira, antigo pecuarista, e Maria Lucas de Oliveira. Foi casado com Aparecida Valicenti Ferreira. Formado médico psiquiatra pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil, no Rio de... Continuar »
Seu nome, quando encarnada na Terra, era Irma de Castro. Viveu de 22 de outubro de 1922 a 1º de outubro de 1946. Nasceu na cidade mineira de Mateus Leme e desencarnou em Belo Horizonte.   Manifestou precocemente acentuada inteligencia, meiguice, modéstia e amor às letras. E... Continuar »
Nascida em Ubá, Estado de Minas Gerais, no dia 21 de agosto de 1925, e desencarnada na mesma cidade aos 15 de julho de 1977.   Era filha de Virgílio Ferreira de Andrade e Maria do Carmo Lisboa de Andrade. Seu pai era conhecido tipógrafo daquela localidade, fundador de vários jornais, m... Continuar »
IVAN, CARÁTER PESSOAL, ATUAÇÃO EM FAMÍLIA Ivan Santos de Albuquerque nasceu em Brotas, Estado de Sao Paulo, no dia 16 de janeiro de 1918, filho de Romeu Vieira de Albuquerque e Laura Santos de Albuquerque.   Duma família de quatro filhos, além de Ivan, co... Continuar »
Nascido na Cidade de Sao Manuel - MG, hoje Eugenópolis, no dia 15 de julho de 1898 e desencarnado em Porto Alegre -RS, no dia 9 de janeiro de 1934, com apenas 35 anos de idade, Ivon Costa foi um dos mais notáveis conferencistas espíritas do Brasil, contribuindo decisivamente com sua palavra a... Continuar »
Nascido em Constantinopla (Istambul), capital da Turquia, no dia 15 de abril de 1889, desencarnou no Rio de Janeiro, a 5 de fevereiro de 1969.   Judeu de nascimento, filho de Benedito Aboab e Clarisse Aboab, viveu toda sua infância na Argélia, ao norte da África. Em sua adolesce... Continuar »
Corria o ano de 1923. O menino sergipano, com 10 anos de idade, estava arrasado.   Apesar da lida difícil de apanhar lenha, cortá-la e vende-la, junto com seu irmao mais velho, sempre encontrava, ao voltar para casa, o carinho de sua mae Maria Pureza Lima, que ele chamava de Mae Maroca... Continuar »
Nascida na cidade de Santos, Sao Paulo, no dia 12 de outubro de 1825 e desencarnada no Rio de Janeiro, no dia 27 de maio de 1927, com 101 anos.   Militou no Espiritismo entre os trabalhadores da primeira hora, fazendo parte do quadro associativo do Centro Espírita Beneficente "Ant... Continuar »
"Quando as tropas de Joao Maurício de Nassau-Siegen, conhecido como Maurício de Nassau, chegaram às terras pernambucanas, no Nordeste brasileiro, pelos idos do séc. XVII, mais propriamente em 1637, um jovem oficial, exímio artista dos pincéis e das telas, era-lhe excelente braç... Continuar »
Nascido na cidade do Rio de Janeiro, aos 5 de abril de 1862 e desencarnado no dia 3 de outubro de 1922   Há mais de um século, nascia no subúrbio de Engenho de Dentro, no Rio de Janeiro, um personagem que se tornou famoso pelos seus elevados dotes morais e pelas virtudes que exortam o ... Continuar »
Nascido no dia 11 de abril de 1875, na Ilha da Madeira, Portugal e desencarnado no dia 11 de fevereiro de 1957, no Brasil.   Joao Leao Pitta fez os seus primeiros estudos em sua terra natal, cursando um colégio particular e alcançando um grau de instruçao equivalente ... Continuar »
Nascido na cidade de Palmares(Pernambuco), no dia 8 de fevereiro de 1891, e desencarnado no dia 31 de julho de 1943, no Hospital Central do Exército, do Rio de Janeiro Joao Pinto de Souza foi um dos pioneiros de programas espíritas radiofônicos, quando numa gloriosa noite de Quarta-feira à... Continuar »
Os Travassos existem de norte a sul do Brasil, acreditando-se serem descendentes longínguos de tres irmaos portugueses que, perseguidos durante a dominaçao espanhola, se refugiaram em terras brasileiras. Um destes irmaos localizou-se na Ilha Grande (Estado do Rio de Janeiro), e possive... Continuar »
Nascido em Caiteté, Estado da Bahia, no dia 9 de janeiro de 1884, e desencarnado em Campinas, Estado de Sao Paulo, no dia 18 de janeiro de 1956.   Transferindo sua residencia para Campinas, no Estado de S. Paulo, ainda bastante jovem, fez ali os seus estudos de curso superior. No ano d... Continuar »
Filho do tenente-coronel Antônio Pereira de Brito Paiva e Anna Joaquina da Conceiçao Paiva, nasceu em Fortaleza, a 3 de maio de 1848.   Aos nove anos de idade, matriculou-se no Liceu do Ceará, e aos dezesseis redigiu os pequenos jornais Rouxinol e Aurora.   Cursou... Continuar »
Natural de Cruzeiro do Sul, Acre, nasceu em 17 de setembro de 1928, filho de Joao Lemos Barbosa e Francisca da Costa Barbosa, ambos espíritas. Mudou-se para Belém, em 1940, onde concluiu os estudos primários. Fez o curso secundário no Colégio Estadual "Paes de Carvalho".   Fo... Continuar »
Psiquiatra, escritor e expositor espírita, é Presidente de Honra do Instituto de Cultura Espírita do Brasil - ICEB, sendo considerado uma das mais importantes figuras do Movimento Espírita no Brasil. Também é Oficial da FAB - Força Aérea Brasileira.   Nasceu em Salvador, a 10 de a... Continuar »
Nasceu em Alagoinhas, Bahia. De família espírita, sempre teve em mente o objetivo da caminhada, com passos firmes e braços abertos a auxiliar o próximo. Na década 70, foi presidente do Centro Espírita Discípulos de Léon Denis, no Rio de Janeiro. É expositor espírita desde 1983... Continuar »
Nascido em Leiria, Portugal, a 16 de novembro de 1873, e desencarnado a 8 de novembro de 1950.   O Coronel José Augusto Faure da Rosa foi um dos mais notáveis espíritas de Portugal.   Cursou a Escola do Exército e foi promovido a Alferes em 1897. Além das suas atividades mil... Continuar »
José Freitas Nobre nasceu em 24 de março de 1921, em Fortaleza, Ceará. Aos 15 anos veio para Sao Paulo. Trazia consigo um livro editado sobre a revoluçao acreana A epopeia acreana e inúmeros artigos publicados em jornais. Assim que chega virou manchete do Diário da Noite, com o ... Continuar »
Nasceu na antiga Província do Rio Novo, hoje Província de Avaré, Zona Sorocabana.   Filho do farmaceutico José Pires Correa e da pianista Bonina Amaral Simonetti Pires. Fez seus primeiros estudos em Avaré, Itaí e Cerqueira César. Revelou sua vocaçao literária desde que come&... Continuar »
  Nascido na cidade do Rio de Janeiro, no dia 11 de agosto de 1931, filho do casal Felipe José e D. Mercedes Roiz, José Jorge realizou seus primeiros estudos em escolas nas imediações de sua residencia, ingressando, posteriormente, na Universidade do Rio de Janeiro, onde licenciou-... Continuar »
Nascido no Rio de Janeiro a 6 de maio de 1875 e desencarnado na mesma cidade a 22 de novembro de 1949.   Era filho de José de Magalhaes Silva Júnior e D. Luíza Rodrigues Soares. Alma sensível, foi desde sua infância de caráter muito religioso. Educado no Colégio de Caraça, de pa... Continuar »
Pioneiro do Espiritismo espanhol. Nasceu em Tortosa, província de Tarragona, em 19 de março de 1819. Lutou nas guerras carlistas, nome que se deu a tres guerras civis que tiveram lugar na Espanha, entre 1833 e 1876, e nas quais distinguiu-se por sua valentia e humanitarismo, alcan&cced... Continuar »
Estudando a mediunidade, Estudando o Evangelho, O pensamento de Emmanuel, Mediunidade e evoluçao, publicados pela Federaçao Espírita Brasileira e Mensageiros do Bem, pela Uniao Espírita Mineira, sao obras de autoria de José Martins Peralva Sobrinho e figuram na bibliografia de livro... Continuar »
José Pedro de Freitas, mais conhecido pelo vulgo Arigó, nasceu a 18 de outubro de 1921, na Fazenda Faria, em Congonhas do Campo, e desencarnou em 12 de janeiro de 1971, em desastre de automóvel, quando se dirigia de Congonhas a Belo Horizonte.   Arigó era casado com Dona Arlete Soares,... Continuar »
Nascido no dia 2 de dezembro de 1866 e desencarnado a 25 de março de 1939.   Cabe a José Florentino de Sena, mais conhecido por José Petitinga, a glória de fazer Espiritismo organizado no Estado da Bahia, tornando- se um dos espíritas de maior projeçao naquele Estado.... Continuar »
1024x768 Carioca, nascido em 10 de junho de 1934, filho de Salomao Mizrahy e Rosa Mizrahy, foi criado na religiao judaica com todos os seus dogmas.   Aos 22 anos, nao sentia seu coraçao pleno e resolveu procurar outras religiões. Começou entao a sua busca. Con... Continuar »
Natural de Cedro do Sao Joao, município sergipano, nascia no dia 5 de fevereiro de 1927 José Soares Cardoso, um dos grandes semeadores da seara espírita. Filho de Pedro dos Santos Cardoso e Maria da Pureza Soares Cardoso, era autodidata.   Saiu de sua terra natal para Sao Paulo em ... Continuar »
Nasceu na fazenda da Estrela, distrito de Alto do Calçado, município de Sao José do Calçado, ES., em 1º de outubro de 1895, cursou direito na Faculdade de Direito do Rio de Janeiro.   Foi promotor na entao comarca de Sao Pedro do Itabapoana, ES., tendo sido juiz em A... Continuar »
Nasce em 25 de janeiro de 1909, desencarna em 13 de agosto de 1952, aos quarenta e tres anos.   Foram seus pais Luis Arámburu e Dolores Villa.   Inicia-se no Espiritismo na Sociedad "Constancia" onde era levada por sua avó, junto com sua irma Maria de los Án... Continuar »
Simples, honesta e humilde; modesta e sincera foi incansável divulgadora da Doutrina Espírita. Como Presidente da UDEB (Uniao Distrital Espírita de Bangu), tudo fez para que as Casas Espíritas se comprometessem com o programa de Unificaçao, proposto pelo Pacto Áureo, em 1949, da... Continuar »
Nascido na cidade de Quixadá, Estado do Ceará, a 10 de dezembro de 1893, e desencarnado em S. Paulo, no dia 28 de setembro de 1971.   Fez os cursos preparatórios no Estado do Ceará, no Colégio S. José (Serra do Estevao). Em 1911, ingressou na Escola Politécnica da Bahia, sediada em... Continuar »
Sempre foi considerado um confrade de equilíbrio e concórdia na Diretoria da Federaçao Espírita do Estado do Maranhao, e também um símbolo de humildade e solidariedade, sobretudo na luta pela Unificaçao, proposta pelo Conselho Federativo Nacional, órgao da Federaçao Espír... Continuar »
Juvanir Borges de Souza, Dr. Juvanir, como era também conhecido, foi figura sempre atuante no movimento espírita.   Natural da mineira Cataguazes, nasceu em 13 de abril de 1916, num berço espírita. Em sua cidade natal realizou os estudos primário e secundário, formando-se em Dir... Continuar »
Dedicado pesquisador da fenomenologia espírita, desencarnou em Vitória (ES), no dia 14 de novembro de 2000. Lamartine Palhano Júnior nasceu na cidade de Coronel Fabriciano (MG), em 15 de dezembro de 1946. Criança ainda, seus genitores transferiram residencia para Vitória.   ... Continuar »
Nascido na cidade de Jubaí, Minas Gerais, no dia 6 de janeiro de 1929, era filho de Paulino Domingos da Cunha e Neves Maria dos Santos. Desde os sete anos de idade teve sua mediunidade em pleno desenvolvimento, a ponto de, aos oito anos, iniciar seus trabalhos espirituais na Doutrina Espírita... Continuar »
LÁZARO LUIZ ZAMENHOF nasceu em 15 de dezembro de 1859, na cidade de Bialystok, na Polônia, entao anexada ao Império Russo. Era filho de Rosália e Marcos Zamenhof, criterioso professor de geografia e línguas modernas.   Bialystok era uma pequena cidade que se constituía num p... Continuar »
Léon Denis nasceu numa aldeia chamada Foug, situada nos arredores de Tours, em França, a 1º de Janeiro de 1846, numa família humilde. Cedo conheceu, por necessidade, os trabalhos manuais e os pesados encargos do lar. Desde os seus primeiros passos neste mundo, sentiu que os amigos... Continuar »
  De família nobre, descendente de senhores feudais, Leon Nikolaievich Tolstói nasceu em Iasnaia Poliana em 28 de agosto de 1828 e morreu em 7 de novembro de 1910. Nao conheceu a mae, falecida pouco antes de ele completar tres anos. Alguns anos depois, faleceu-lhe o pai, o conde Nicolai Ili... Continuar »
Registrou-se no Rio de Janeiro, no dia 19 de Junho de 1950, a desencarnaçao do venerando confrade Dr. Leôncio Correia, que fora presidente da Liga Espírita do Brasil, posteriormente Liga Espírita do Estado da Guanabara.   A imprensa diária tratou largamente da vida pública e lit... Continuar »
Leopoldo Cirne exerceu o cargo de Presidente da Federaçao Espírita Brasileira no período de 1900 a 1914.   Nasceu em 31 de Abril de 1870, na Paraíba do Norte, criando-se, porém, na cidade do Recife. Desencarnou no Rio de Janeiro, na manha de 31 de Julho de 1941.   ... Continuar »
Nasceu no Arraial de Cepa Forte, hoje Jandaíra - BA, a 30 de setembro de 1891.   Leopoldo Machado, como era conhecido, iniciou-se na Doutrina Espírita pelas maos abençoadas do inolvidável José Petitinga, no ano de 1915, tornando-se arauto da fé e do trabalho. Espírito de lid... Continuar »
O Século XIX que viu Allan Kardec, que viu Zamenhof, viu também Louis Braille. Nasceu ele em Coupvrais - na França, em 4 de janeiro de 1809, cinco anos depois da vinda do Codificador do Espiritismo. Seu pai trabalhava com couro. Aos dois anos e meio Braille brincava com um dos ins... Continuar »
Às 10 horas da manha de 21 de julho de 1964, desencarnou repentinamente, vítima de espasmo cerebral, o nosso culto e operoso irmao Professor Dr. Luís da Costa Porto Carreiro Neto.   Os leitores de Reformador, conhecem o médium psicógrafo que sempre aparece em nossas colunas como... Continuar »
Nascido na República Argentina, 29 de novembro de 1909, e desencarnado no mesmo país, a 10 de fevereiro de 1979.   Luiz di Cristóforo Postiglioni foi um dos mais destacados espíritas argentinos dos últimos tempos. Sua atuaçao foi das mais intensas e os cargos por ele desempenhad... Continuar »
Muito devemos ao incansável trabalho deste seareiro de primeira grandeza, embora nao tanto conhecido do grande público. Podemos mesmo dizer que poucos espíritas devem haver que jamais tenham lido um livro dentre os tantos que passaram pelas criteriosas maos de Luiz Olimpio Guillon Ribeiro. &nb... Continuar »
O dia 16 de março assinala o aniversário de desencarnaçao de Luiz Olimpio Teles de Menezes considerado o pioneiro do Espiritismo aqui no Brasil.   Teles de Menezes considerado o pioneiro do Espiritismo aqui no Brasil.   Fundou no dia 17 de setembro de 1865 em Salvado... Continuar »
Espírita e médium atuante no séc. XIX e começo do XX, foi um dos fundadores da Federaçao Espírita Brasileira.   No Natal de 1.883, quando juntamente com outros companheiros como Augusto Elias da Silva, Francisco R. Quadros, Xavier Pinheiro, Silveira Pinto, Romualdo Nu... Continuar »
Em 16 de dezembro de 1955, em sua residencia, à Rua Martin Lage, no Méier, desencarnou Manuel Justiniano de Freitas Quintao. Foi sócio da Federaçao Espírita Brasileira durante 44 anos e ocupou-lhe a presidencia em 1915, 1918, 1919 e 1929. Publicou vários trabalhos, entre os quai... Continuar »
Nossa homenagem a esse honorável benfeitor, quando lembramos o dia do seu nascimento: 14 de novembro de 1876.   Há 121 anos nascia, em Jangada, município do Conde, Estado da Bahia, o discípulo fiel da seara de Jesus, Manoel Philomeno de Miranda.   Conheceu o Espiritismo atra... Continuar »
Nascido na cidade de Icó, Estado do Ceará, aos 10 de dezembro de 1874, era filho do professor Tomás Antônio de Carvalho e de D. Josefa Viana de Carvalho. Desencarnou a bordo do navio "Íris", sendo o seu corpo sepultado na Bahia, aparentemente em Salvador. Era o dia 13 de outu... Continuar »
Reside em Miami Beach, EUA, desde 1997 e foi presidente da Federaçao Espírita da Flórida de dezembro de 2009 até dezembro de 2013, da qual é atualmente o vice-presidente. Foi também tesoureiro do Conselho Espírita dos EUA (USSC) de 2011 a 2013 e é um dos fundadores da Casa Espírita Consci... Continuar »
Maria Dolores, nasceu na cidade de Bonfim da Feira, estado da Bahia, aos 10 de setembro de 1901. Dedicou-se à poesia e ao jornalismo. Em Salvador assinou a página feminina do Jornal O Imparcial durante 13 anos, época em que também lecionava humanidades.   Receando a aprecia&cced... Continuar »
Marie Caithness ou Duquesa Medina Pomar nasceu em 1842 e desencarnou em 1895. Espanhola, de família nobre, desde jovem se dedicou à Doutrina Espírita.   Enviuvou duas vezes. A primeira do Duque de Pomar e a segunda do Lord Caithness, que lhe deixou grande fortuna. Passou a ... Continuar »
O Marechal Mário Travassos foi o primeiro Presidente da Sociedade Pró-Livro-Espírita Em Braille "SPLEB". Convidado pelos dois outros fundadores - os Professores cegos Luiz Antônio Millecco Filho e Marcus Vinícius Telles - dirigiu a entidade, com firmeza na busca de seus objetivos estatu... Continuar »
No ano de 1899, na cidade de Cuautla, Morelos, México, contraem matrimônio o senhor Victor Villar, negociante mercantil, culto, originário de Laguardia, Província de Ávila, Espanha, com a Srta. Matilde Rivera, mulher educada e delicada personalidade, médium falante e escrevente, de naciona... Continuar »
Maurice Lachâtre é uma das figuras mais luminosas e corajosas da França, no século XIX.   Nascido em Issoudun, no Departamento de Indre, em 1814, Maurice Lachâtre mudou-se ainda jovem para Paris, atraído pela borbulhante vida intelectual da capital francesa.   Edi... Continuar »
Nascido na Espanha e ali desencarnado, na cidade de Tarrasa, no dia 23 de janeiro de 1906.   A Espanha foi o berço dos grandes Congressos Espíritas, tendo os espanhóis exercido verdadeiro pioneirismo nesse campo, bastando citar o Congresso Espírita Internacional de 1888, levado ... Continuar »
Orador e médium espírita conhecido nacional e internacionalmente, Newton Lemgruber Boechat era natural de Apiacá, Rio de Janeiro, onde nasceu em 25 de julho de 1928. Desencarnou em  22 de agosto de 1990, tendo seu corpo sepultado no Cemitério de Sao Francisco Xavier, no Rio de Janeiro. ... Continuar »
No dia 21 de novembro de 2013, às 4h40min, na cidade de Salvador, Bahia, retornou a pátria espiritual NILSON DE SOUZA PEREIRA, incansável trabalhador da seara espírita, com inúmeras tarefas no bem. Sempre pensou no bem-estar das suas crianças, milhares que passaram pela Mansao d... Continuar »
Nasceu na cidade de Sao Paulo de Muriaré, Estado de Minas Gerais, no dia 20 de julho de 1880, e desencarnou no Rio de Janeiro, a 26 de agosto de 1969.   Era filha de Herculano Gomes de Souza e D. Olímpia Júdice Gomes de Souza. Aos 12 anos de idade concluiu o seu curso primário, ingress... Continuar »
Oswaldo Ferreira de Mello nasceu na ilha de Santa Catarina, Florianópolis, em 1893 e desencarnou nessa última cidade, no dia 25 de julho de 1970. Era filho de tradicional família catarinense chefiada pelo casal Joao Adolfo F. de Mello e Da. Zélia Caldeira Souto de Mello.   Desde muito ... Continuar »
  Paiva Melo, como era conhecido, nasceu a 9 de março de 1921, na cidade de Garanhuns, PE. Foram seus pais Feliciano de Paiva Melo e D. Judith de Paiva Melo. Casou-se com D. Neusa de Araújo Paiva Melo, que desencarnou em desastre automobilístico em 1979, juntamente com seu filho Ma... Continuar »
Companheiro de grandes atividades no Movimento Espírita, especialmente no terreno jornalístico e como escritor.....   Paulo Alves Godoy nasceu na cidade de Sao Paulo SP, no dia 22 de setembro de 1914. Foram seus pais José Alves, portugues, e D. Cesarina Alves Godoy, brasileira. Residiu... Continuar »
O professor Pedro Álvarez y Gasca nasceu na cidade de Moroléon, Estado de Guanajuato em 4 de novembro de 1913.   Foi o sexto filho do matrimônio constituído pela senhora sua mae, Maria Gasca de Alvarez, mestre de escola e Dom Primitivo Alvarez, farmaceutico originário de Michoac... Continuar »
Nascido no dia 7 de maio de 1878, na cidade de Piracicaba, Estado de S. Paulo, e desencarnado no dia 11 de outubro de 1966, na cidade de Sao Paulo.   Nao se pode fazer o esboço histórico do Espiritismo no Estado de S. Paulo, na primeira metade do presente século, sem levar em co... Continuar »
Retornou à Espiritualidade, na tarde de 4 de junho de 1997, o confrade Pedro Franco Barbosa, em sua residencia, no Rio de Janeiro, depois de um período de mais de dois anos de grave enfermidade.   O enterro do seu corpo ocorreu às 14 horas do dia imediato, no Cemitéri... Continuar »
Foi uma das mais fortes e atraentes personalidades do Movimento Espírita. Sua vida foi de testemunho em favor do Evangelho deixado pelo Divino Mestre Jesus.   Pedro Richard nasceu, no dia 09 de setembro de 1853, na cidade de Macaé (RJ), filho de Pedro Richard e Dona Felismina Richa... Continuar »
É impossível falar do movimento espírita espanhol sem dedicar um capítulo a Don Quintín López Gómez: um dos nossos mais fecundos escritores e filósofos mais profundos e, com toda a segurança, um dos homens que mais trabalharam em língua espanhola para a propaganda de nosso ideal. ... Continuar »
Poeta, contista, dramaturgo e crítico de arte hindu; nascido em Calcutá.   Seu pensamento abriu novos caminhos para a interpretaçao do misticismo, procurando atualizar as antigas doutrinas religiosas nacionais; recebeu o Premio Nobel de Literatura em 1913; principais obras p... Continuar »
Nascido no dia 27 de dezembro de 1898, em Tristao da Câmara, distrito de Petrópolis, Estado do Rio de Janeiro, e desencarnado no dia 20 de maio de 1981, na cidade do Rio de Janeiro.   Ramiro Gama nasceu filho de José Rodrigues de Araújo Gama e Gertrudes Pereira de Souza Gama. Era casad... Continuar »
José Raul Teixeira nasceu em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro, em 07.10.49. É Licenciado em Física pela Universidade Federal Fluminense e Doutor em Educaçao pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Exerce o cargo de professor na Universidade Federal Fluminense.  ... Continuar »
Nasceu a 29 de abril de 1888, em Augustura, Distrito de Sao José, Além-Paraíba, Estado de Minas Gerais, e desencarnou em Tres Rios, Estado do Rio de Janeiro, a 6 de abril de 1951.   Desempenhou uma multiplicidade de cargos e encargos, como diretora do "Lar Manoel Pessoa de Campos&... Continuar »
O ÚLTIMO DOS SIGNATÁRIOS DO Pacto Áureo, desencarnou no dia 5 de fevereiro de 2001, seis meses antes de completar 100 anos de idade. Nasceu no dia 4 de agosto de 1901, em Porto Alegre, onde ocorreu o óbito. Foi casado com D. Maria Michelena (D. Ceci), que lhe precedeu &ag... Continuar »
Nascido em Bauru, Estado de Sao Paulo, a 17 de novembro de 1913 e desencarnado em Sao Paulo, no dia 13 de dezembro de 1979.   Rolando Mário Ramacciotti foi valoroso obreiro espírita, grande divulgador do livro, destacando-se sempre por sua extrema dedicaçao e fidelidade ao famos... Continuar »
Nascido em Serra Negra, Estado de Sao Paulo, no dia de maio de 1903 e desencarnado na mesma cidade, no dia 23 de julho de 1980.   Era filho do coronel Constantino Vergal e de Dona Amélia Ferraz de Campos Vergal. Fez o curso primário na cidade onde nasceu e, em seguida, transferiu-se pa... Continuar »
Nasceu aos 17 de setembro de 1913, na cidade de Divinópolis, Estado de Minas Gerais. Foi o quinto dentre seis filhos do primeiro casamento de Osório Viana Romanelli com Lívia Costa Romanelli. De família medianamente numerosa, teve cinco irmaos: Laura, Iracy, Jandira, Oswaldo e Djalma. &nbs... Continuar »
Nascida na França em 1821, desencarnou em 1908. Casada com um médico e hipnotizador, presume-se que foi através dele que ela foi iniciada no conhecimento do magnetismo animal e do sonambulismo magnético. Com a morte de seu marido em 1852, ela tentou entrar em comunicaçao c... Continuar »
Don Rufino Juanco tem uma biografia muito interessante desde seus primeiros dias de nascimento, no povoamento de Garayoa, província de Navarra, Espanha, em 16 de novembro de 1875.   Cursa seus estudos em Pamplona.   Tem em sua alma um sentimento humanístico, uma notável nobr... Continuar »
Desencarnou no dia 30/05/2002 o Coronel Professor Ruy Kremer Presidente da Cruzada dos Militares Espiritas, com sede na Rua Sao Valentim, nº 142, Praça da Bandeira, Rio de Janeiro.   O coronel Ruy Kremer, foi desses trabalhadores que ao se ausentarem do convívio materia... Continuar »
Nascida no dia 13 de julho de 1888, na cidade de Uruguaiana, estado do Rio Grande do Sul e desencarnou em 11 de julho de 1932.   Foram seus pais Godofredo Velloso da Silveira e D. Bernardina Silveira. Consorciou-se com Josefino da Silva Morais, cujo matrimônio durou 28 anos e do qual t... Continuar »
Nasceu Sebastiao Lasneau em Barra do Piraí, pequena cidade do Vale do Paraíba, no Estado do Rio de Janeiro, no dia 12 de novembro de 1900, como filho de Evilásio Antônio Lasneau e Etelvina Santos Lasneau. Desencarnou na mesma cidade em 30 de março de 1969. Menino pobre, o pequeno ... Continuar »
Silvino Canuto Abreu nasceu em Taubaté, Estado de Sao Paulo, no dia 19 de janeiro de 1892.   Formou-se em Farmácia aos 17 anos de idade, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, na qual também concluiu, em 1923, o curso de Medicina. Bacharelou-se, ainda, em Direito da Universi... Continuar »
Nasceu na antiga Núbia, por volta de 1820 e descendia de nobre família islame. Na idade adulta, converteu-se ao Cristianismo e desejou ingressar numa Ordem Religiosa. Jesus o fascinava.   As bem-aventuranças impregnaram-no do odor evangélico. Depois de longas meditações r... Continuar »
THEREZA, SEU NASCIMENTO E SUA SITUAÇÃO FAMILIAR   Thereza Poletti de Brito nasceu na cidade de Pirassununga, no Estado de Sao Paulo, no dia 7 de junho de 1900.   Sendo Thereza Poletti católica fervorosa, veio a consorciar-se, em abril de 1919, com o Sr. Antônio... Continuar »
Nascido na cidade de Esplanada, Estado da Bahia, aos 28 de agosto de 1912, e desencarnado na cidade de Marília Estado de Sao Paulo, no dia 31 de outubro de 1959.   Urbano de Assis Xavier era filho de Francisco Xavier de Souza e Francisca Assis Xavier.   Formou-se em Odontolo... Continuar »
O fundador da LVBA Comunicaçao é, até os dias de hoje, uma referencia quando o assunto é integridade e ética. Foi um homem que se destacou nao somente como profissional mas, sobretudo, como ser humano.   Filho de imigrantes italianos, passou a infância e a adolescencia no interi... Continuar »
Nascido a 11 de dezembro de 1924, em Divisa, Estado do Espírito Santo, Wallace Leal Valentin Rodrigues foi para Araraquara, SP com a família, na década de 30. Estudou Ciencias Econômicas em Ribeirao Preto, e ofereceu grande contribuiçao à cultura de Araraquara nas décadas de 50 ... Continuar »
Nascido em Embleton, Nothumberland, Inglaterra, no dia 5 de julho de 1849, e desencarnado tragicamente, na catástrofe ocorrida com o transatlântico Titanic, na noite de 14 para 15 de abril de 1912.   No início da década de 1910, nada se faziam reportagens por ocasiao dos grandes ac... Continuar »
Yvonne do Amaral Pereira nasceu na antiga Vila de Santa Tereza de Valença, hoje Rio das Flores, sul do estado do Rio de Janeiro, às 6 horas da manha. O pai, um pequeno negociante, Manoel José Pereira Filho e a mae Elizabeth do Amaral Pereira. Teve 5 irmaos mais moços e um... Continuar »
Amélia Zaira Junqueira Pitt, filha de Modesto Antonio Pereira e Zaira Junqueira, nasceu em Rio Claro, SP, às 17 horas do dia 25 de dezembro de 1900. Foram seus avós paternos Joao Antonio Pereira e Maria Engracia Pereira e maternos, Francisco Ramiro de Assis Junqueira e Amélia Pimentel ... Continuar »
1931 - 2015 Era magistrado aposentado. Com formaçao básica nas áreas do Direito e da Psicologia, e incursões em outros domínios, exerceu as atividades de Juiz de Direito, Juiz Federal, Professor Titular da Faculdade de Direito e Professor Titular do Instituto de Psicologia da PUC &nda... Continuar »
Zilda Gama foi uma das mais celebradas médiuns do Brasil.   Nasceu em 11 de março de 1878, em Tres Ilhas, Município de Juiz de Fora - MG, e desencarnou em 10 de janeiro de 1969, no Rio de Janeiro - RJ.   Zilda Gama viveu quase 91 anos, tornando-se paradigma para todos... Continuar »

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014