Ian Stevenson

Desencarnou no dia 8 de fevereiro [de 2007], na cidade de Charlottesville, no Estado norte-americano da Virgínia, aos 88 anos de idade, o médico psiquiatra Ian Stevenson.

 

Nascido em 31 de outubro de 1918, em Montreal, Canadá, tornou-se mundialmente conhecido pelas pesquisas que desenvolveu sobre a reencarnação, às quais dedicou mais de 30 anos de sua vida, viajando pelo mundo para estudar e catalogar casos que evidenciassem a volta do Espírito à Terra num novo corpo.

 

Como resultado de seus esforços, Stevenson publicou diversos livros, como "Vinte casos sugestivos de reencarnação" (Twenty Cases Suggestive of Reincarnation), lançado em 1966 e vertido para o português, para o qual catalogou mais de 600 casos de lembrança espontânea.

Além desse, há outros títulos, em inglês, em que relata dezenas de casos que colheu em países como Índia, Sri Lanka, Líbano, Turquia, Tailândia e Burma.

 

Um dos seus interessantes estudos, ainda não publicado em português, mostra, em 2.300 páginas, como as chamadas marcas de nascença podem servir de indício da reencarnação. O estudo é intitulado "Reincarnation and Biology: A contribution to the Etiology of Birthmarks and Birth Defects" (Reencarnação e Biologia: uma contribuição à etiologia das marcas de nascença e defeitos de nascença).

 

Ian Stevenson vivia nos Estados Unidos, onde por 34 anos dirigiu o Departamento de Psiquiatria e Neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Virgínia. Atualmente, estava à frente da Divisão de Estudos da Personalidade, daquela universidade, a qual colocou em sua página na internet uma nota homenageando seu célebre professor.


Texto extraído do Boletim semanal do SEI - Serviço Espírita de Informações, de 10/03/2007, ed. nº 2032

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014