Irascibilidade - Marco Prisco
Proverbial e exato o conhecimento de que tudo quanto acontece ao ser humano procede das realizações do Espírito em si mesmo.

Todas as aflições e infortúnios, enfermidades e distúrbios procedem das nascentes espirituais como reflexos do comportamento experienciado entre deslizes morais e ações nefastas. Nada obstante, o impositivo da matéria produz, não raro, determinadas condutas perturbadoras que poderiam ser evitadas.

*

Você está programado pela Vida para a harmonia.

A sua constituição orgânica, defluência das conquistas evolutivas espirituais, funciona em extraordinário ritmo de equilíbrio e, toda vez quando uma célula desarmoniza-se, a engrenagem física de que faz parte desorienta-se e abre espaço para enfermidades e transtornos.

Você deve tornar a sua existência mais produtiva e prazerosa. Entretanto, nestes dias de individualismo e de excesso de informações, você se encontra estressado.

O organismo necessita de tempo suficiente para o refazimento decorrente dos desgastes produzidos pelas atividades. No entanto, em face do acúmulo de ocorrências, o tempo de que dispõe não lhe permite espaço repousante, e você, desejoso de atender a tudo e a todos, diminui as horas de lazer e de sono. É natural que lhe advenham a irritação e a impaciência.

Noites mal dormidas, dias de ansiedade e mal-estares.

Revise a sua agenda de compromissos, administrando-os com sabedoria. É mais fácil manter a saúde do que recuperá-la, quando se instala a enfermidade.

Considere a possibilidade de um transtorno depressivo ou de mau funcionamento de algum órgão e verifique o prejuízo que advirá na área das suas responsabilidades pela dificuldade de poder atendê-las.

Desse modo, cultive a alegria, o sorriso jovial, graças aos quais o seu organismo produzirá mais imunoglobulina que lhe proporcionará melhor digestão e saúde.

Pare, periodicamente, para a introspeção, a autoanálise.

O turbilhão empurra na direção do abismo.

Aprenda a respeitar os próprios limites.

A qualidade do trabalho é mais importante do que a quantidade.

Não se suponha indispensável, porque após a sua desencarnação tudo continuará em ordem, embora com a sua ausência física.


*

A irritabilidade perturba o equilíbrio da glicose no organismo, e a alternância da impaciência e do reequilíbrio, entre as descargas de adrenalina e de cortisol, facultam distúrbios circulatórios, digestivos, emocionais.

A máquina física necessita estar bem engrenada para que o Espírito bem a conduza.

Cansaço que alarga, descompassos na conjuntura orgânica.

*

Não leve preocupações para o travesseiro resolver à hora de dormir.

Habitue-se à serenidade, no momento do repouso pelo sono.

Durma o suficiente de acordo com a sua necessidade, e durante o tempo de vigília, por encontrar-se bem-disposto, será muito mais rendoso.

A qualquer preço de esforço e autocontrole, impeça a irritabilidade que desnorteia.

Tudo quanto se diz torna-se relevante e significativo e, no momento da irritação, exteriorizam-se as feridas íntimas, enquanto o silêncio, o não dito, são de relevância para a harmonia.

Você jamais se arrependerá pela conduta de paz, mas lamentará algum dia o destrambelho provocado pela irritação.

*

Você renasceu para regularizar débitos, crescer pelas experiências da dignidade e da luta em favor do bem.

Ame-se, arquivando as experiências positivas e diluindo as perturbadoras nas suas paisagens mentais.

Quanto possível, a fim de alcançar a plenitude que deseja, faça-se servidor e notará a excelência da sua escolha nesta cultura  constituída por aqueles que se comprazem apenas quando são servidos. A paciência auxiliá-lo-á a viver em harmonia, portanto, livre da irritabilidade.

Marco Prisco
Psicografia de Divaldo Pereira Franco, na sessão mediúnica
de 1º.10.2014, no Centro Espírita Caminho da Redenção,
em Salvador, Bahia.
Em 5.6.2024.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014