Confia e faze o melhor - Joanna de Ângelis
Gostarias de remontar à fonte dos acontecimentos, a fim de melhor entender os problemas e desafios que te visitam com frequência.

Se acreditas na imortalidade do Espírito, e, por efeito da reencarnação, bastam as informações gerais que tens dessas leis, do seu programa, comportando-te de maneira edificante, a fim de apresentares crédito moral para ser feliz.

Não poucas vezes o conhecimento de uma existência é insuficiente para equacionar a razão e todos os demais problemas que te afligem.

O processo de elevação espiritual é lento, facultando a aquisição de valores que resistam às provas e expiações do caminho redentor.

A lógica dos fatos te demonstrará a realidade dos acontecimentos como obediência a uma Lei inamovível da Vida.

Assim, raciocina a respeito da excelência das existências sucessivas, que permitem o crescimento interior, mediante o esforço de autoiluminação.

Não te preocupes em saber quem foste neste ou naquele período, porque o mesmo é somente uma página do livro da evolução.

O que importa é o significado das ações em relação aos Códigos da Justiça Divina.

A cada ação uma reação equivalente ou de efeito oposto às aspirações do desenvolvimento intelecto-moral.

Compreenderás que podes viver relativamente feliz se compreenderes o renascimento corporal, que é o responsável pela forma como vives.

As tribulações são exercícios de reparação a que todos nos encontramos submetidos, em razão do nosso livre-arbítrio.

Nada existe que não tenha a sua origem e as idênticas consequências de natureza espiritual.

As Leis de Deus estão impressas na consciência humana e nos fatores mesológicos nos quais nos encontramos.

Nesse sentido, deves observar os recursos que te assinalam a caminhada e agir de maneira que possas olhar para trás sem constrangimentos.
Não te deves contaminar pelos veículos de perturbação, vigiando para permanecer à margem dos regatos de águas tranquilas, ao invés dos córregos agitados em perigo iminente de afogamento, nos torvelinhos das correntezas violentas.

Se te habituas a viver em conflitos contínuos, claro está que dificilmente conseguirás acalmar as ânsias do coração e as aspirações da existência.

Segue em paz, pelo menos mantendo o pensamento em equilíbrio.

A vida física deflui das construções do Espírito imortal.

*

Cria o hábito da comunhão com Deus por meio da oração, produzindo um clima mental de harmonia íntima.

Narra-se que uma paciente idosa, profundamente reconhecida, falou ao seu médico que houvera feito um depósito bancário em seu nome como retribuição a todo o seu devotamento para com os clientes de que cuidava.

O médico ruborizou-se e agradeceu, algo canhestramente, jamais imaginando que uma pessoa desejasse agradecer-lhe de maneira tão singular.

Passaram-se os meses e certo dia o esculápio foi notificado pela polícia que seu filho de 15 anos, voltando de bicicleta para casa, fora vítima de um acidente grave e de imediato conduzido para a UTI do hospital da cidade.

Informado de que o delegado iria buscá-lo, o pai foi tomado de grande expectativa para estar junto ao filho e porque o policial demorasse, a aflição demasiada fê-lo proclamar, embora fosse materialista: Meu Deus! Rogo pela salvação do meu filho.

E, lembrando-se da paciente generosa e portadora de fé, declarou, entre lágrimas: Ajuda meu filho e eu te darei tudo quanto essa devota depositou em meu nome no teu banco da Providência Divina.

Logo depois chegou o delegado de polícia e lhe disse algo desconcertante:

Sigamos com calma porque milagrosamente o seu filho, que estava inconsciente, acaba de despertar e constataram que houve apenas ligeiras escoriações e ele está bem disposto.

O médico não pôde ocultar a sua surpresa e, interiormente, sem que o outro percebesse, agradeceu ao Senhor da Vida pela generosa interferência.

A prece, mesmo em depósito bancário, sempre rende juros, porque quem a ela recorre ou por ela é beneficiado haure bênçãos inimagináveis.

No entanto, é necessário compreender que a oração não é um mecanismo de ocasião através do qual se consegue amealhar benefícios.

A sua finalidade precípua é criar uma psicosfera de harmonia em torno daquele que se permite fruir as vibrações celestiais do ato da ação.

O périplo carnal, por mais longo te pareça, é de breve duração. Tem por finalidade disciplinar-te a mente e contribuir para que as emoções estejam sempre em equilíbrio. Todo aquele que ora experiencia vibrações suaves que constituem alimento psíquico para o Espírito.

Não é necessário que te utilizes de palavras cabalísticas, de textos de complexa elaboração ou de repetição automática. Orar é abrir a boca da alma, para poder falar com Deus.

O Universo é uma oração de júbilo ao seu Criador.

Na alegria ou na tristeza, na saúde ou na enfermidade,  a prece pode ser a melhor companheira mental para o estado de equilíbrio do indivíduo. 

*

Jesus sempre orava. Ele compreendia que a prece é a ponte mais direta de vinculação com o Pai.

Desse modo, não vaciles entre o que deves e te compete fazer, que é a oração, para que nenhuma sombra perturbe a visão clara da vida no seu processo de desenvolvimento espiritual.

Fazer o mínimo que seja é uma maneira de contribuir em favor da Humanidade feliz; portanto, não te escuses de ser um construtor do futuro.


Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Pereira Franco,
em 23.10.2023, na sessão mediúnica do
Centro Espírita Caminho da Redenção, em Salvador/BA.
Em 16.11.2024.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014