Mensagens
Meus Filhos! Permaneça conosco a paz do Senhor! Recrudescem as lutas e os anunciados tempos de transiçao chegam em fragorosas batalhas travadas. É indispensável a aferiçao de valores que devem caracterizar os combatentes. Dificuldades e desafios apresentam-se n... Continuar »
Filhas e filhos da alma, mantende-vos em paz! Ouvi o que vos foi dito: “Amareis aos que vos amam e odiareis aqueles que vos odeiam. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos” (Mt, 5:43 e 44)  para ganhardes o galardao do reino dos Céus. Em outras palavras, Jesus nos conv... Continuar »
 Quase todos temos a impressao de que o tempo atual é bem diferente daquele a que estávamos acostumados. A vida moderna, com os seus impositivos impostergáveis e a multiplicaçao de compromissos que se amontoam, dá a impressao de que o tempo alterou a sua marcha, acelerou a sua pass... Continuar »
Todos somos unânimes em afirmar que a criança de hoje é o futuro da Humanidade. Nada obstante, a jornada educacional da criança é, em especial, a grande saga de libertaçao da ignorância e construçao da plenitude. Na história da educaçao a criança tem s... Continuar »
A palavra família vem do latim famulus, que significava o grupo de pessoas, servidores, escravos e membros do cla sob o mesmo teto em Roma. Com o natural processo da evoluçao e os fenômenos culturais através dos tempos, especialmente graças ao Cristianismo, a família passou a cir... Continuar »
Em todas as épocas da Humanidade, celebrizaram-se as tradições provindas do mundo espiritual, que posteriormente foram transformadas em fontes vivas de inspiraçao, qual ocorre com os livros famosos. Desde os rolos de papiros às tabuinhas, aos tijolos de barro e pedaç... Continuar »
O ceticismo religioso dominava as massas desarvoradas, encontrando-se a fé apenas em reduzidos grupos de perseverantes Espíritos fiéis às leis mosaicas. Israel estorcegava-se sob governos arbitrários e perversos, chegando ao cúmulo de ser comandado por insensíveis mandatários nao judeus... Continuar »
Vivemos uma hora de muitos desafios. Desafios no lar, desafios no trabalho, desafios no grupo social, desafios íntimos. Estes os piores, os mais graves, os desafios que ninguém conhece, esses que resultam dos nossos conflitos. Temos uma necessidade imperiosa de um psicoterapeuta, que é incondi... Continuar »
Periodicamente, desde o século XVII, quando houve a separaçao da Ciencia dos cânones da Religiao, que irrompem os brados estentóreos da morte de Deus. A Ciencia e a Filosofia, buscando compreender a Natureza e a vida, sua finalidade e razao pela qual existem, vem proclamando a morte de ... Continuar »
A política de Jesus é aquela na qual o amor predomina sobre todas as imagináveis possibilidades, Amor à ordem estabelecida pelas Divinas Leis que devem viger como diretrizes de segurança para todas as situações que se apresentem no transcurso existencial. Amor aos deve... Continuar »
Aqueles eram dias de intensa e imorredoura saudade. Desde que morrera e ressuscitara, Ele voltou a enxugar as lágrimas dos companheiros, a reconfortá-los, oferecendo-lhes combustível à fé atormentada, que os reerguia, a pouco e pouco, da situaçao dolorosa que experimentavam. ... Continuar »
Raramente se pode encontrar o exemplo de alguém que logrou o triunfo em qualquer área da existencia mediante uma experiencia única. O denominado erro, quando ocorre, torna-se, por efeito uma oportunidade para se tomar conhecimento do que lhe cabe executar, e a sucessao de tentativas concede-lh... Continuar »
Marco Túlio Cícero, o filósofo e senador romano, embora idoso e sábio, dedicou à velhice uma bela obra, repassada de reflexões profundas e de estímulos para a sua vivencia, com verdadeiro espírito de prazer e discernimento. Afirmou, por exemplo, que os velhos inteligentes, agradáveis e ... Continuar »
Foram longos os dias de expectativa e de afliçao. Viajando à noite e repousando nos períodos ensolarados, a fim de diminuir as dores das ulcerações e da fraqueza orgânica, ele chegara a Cafarnaum e misturara-se à multidao. As marcas iniludíveis da lepra faziam-... Continuar »
Nada mais pungente e doloroso do que contemplar-se um corpo sem vida, distendido à nossa frente, em silencio perturbador. Aqueles olhos que brilhavam e transmitiam expressões variadas, os lábios que enunciavam palavras, os braços operosos e os movimentos com calor irradiante esta... Continuar »
Enquanto a barca da reencarnaçao navegava nas águas tranquilas do prazer, todos os acontecimentos eram enriquecidos pelos sorrisos, pela imensa alegria de viver. Tinhas a impressao de que te encontravas no verdadeiro paraíso, sem maiores preocupações com o processo da evolu&cced... Continuar »
Quando se leem as páginas gloriosas sobre as vidas dos mártires e dos heróis de todos os matizes, emoções superiores invadem os sentimentos humanos que se prometem renovaçao e conquista de harmonia. A coragem desses apóstolos do amor e do sacrifício pessoal ultrapassa o habitual,... Continuar »
Quando estejas diante dos triunfadores terrestres, aqueles que sao laureados pela glória momentânea e galardoados pelos recursos financeiros, da mídia, do aplauso, da inteligencia, mantém-te feliz com os seus sorrisos, auxiliando-os na alegria que os invade. Em muitos casos estao chegando &agr... Continuar »
Passaram na ampulheta do tempo os acontecimentos históricos com a velocidade correspondente ao desenvolvimento do progresso. Desde as mais terrificantes convulsões da nebulosa inicial de gazes incandescentes, da qual surgiram as complexas e colossais galáxias até o desabrochar da delicada viol... Continuar »
Os costumes promíscuos, frutos das guerras e dos ódios incessantes, geraram o desvario das massas. Sem qualquer apoio ou perspectiva de melhorias, o povo consumido pelo desespero estava mergulhado na treva e nao mais vivia, apenas sobrevivendo cada dia, cada hora, sem projeto algum para o futu... Continuar »
Paradoxalmente, anelavas pela paz, quando edificando o bem entre as criaturas humanas, e és defrontado pela incompreensao e repúdio. Sentes desencanto ao constatares que os sagrados misteres a que te entregas sao recebidos com acrimônias e suspeitas. Desanimam-te os comportamentos daqueles ... Continuar »
Após a tragédia colimada no Gólgota, a sombra do horror tomou conta do planeta, sacudido pelo crime hediondo. Nunca dantes houve algo semelhante. A crucificaçao do Justo assinalaria a permanencia da ignorância e da crueldade no coraçao humano, petrificado pela arrogância da trans... Continuar »
Vivemos um contexto social anárquico, uma hora psicológica muito confusa. Os valores éticos estao perturbados e se assevera que as instituições estao falidas, o que é uma visao distorcida da realidade. A nossa ótica está alterada em relaçao ao mundo. Deixemos que Jesus penetre e... Continuar »
Durante os amargos dias de submissao da Índia ao Império Britânico, Mohandas Karamchand Gandhi, o Pacificador, escreveu: Se um único homem atingir a mais elevada qualidade de amor, isto será suficiente para acalmar o ódio de milhões. Ele mesmo conseguiu esse desiderato – amar com ... Continuar »
A anarquia é uma teoria política que rejeita a existencia de um governo, conforme os melhores dicionaristas. Trata-se de uma ideologia que nao é a favor de nenhum tipo de hierarquia ou dominaçao imposta. O anarquista é alguém rebelde, de reações primárias, que somente se atribui ... Continuar »
As mais belas palavras entretecidas em forma de uma auréola de gratidao nao expressam, realmente, a grandeza de que te revestes, anjo querido. Sendo uma estrela luminífera, escondes a tua claridade no corpo físico, a fim de nao ofuscares os caminhos que percorres, particularmente quando te to... Continuar »
O Calendário terrestre, na sua implacável tarefa de medir os tempos, anuncia a chegada de um novo período, que se repete inexoravelmente na sucessao das horas. Cada ciclo é celebrado, desde há muito, quando se começou a contar a sucessao dos dias, como portador de fortuna e de ben&cced... Continuar »
Acautela-te a respeito de qualquer tipo de apego. Aprende a despojar-te de tudo quanto pese negativamente na tua economia espiritual. Existem valores que tem o significado que lhes atribuis, nao passando de carga demasiado pesada para ser conduzida. Da mesma forma, sentimentos perturbadores... Continuar »
Quando alguém se propõe a auxiliar o seu próximo, colocando-se à disposiçao para o atendimento fraterno, desenvolvem-se-lhe os sentimentos de elevaçao moral e espiritual, possibilitando-lhe a bençao da sintonia com o mundo transcendente superior. Entidades nobres, e... Continuar »
Atitude mantida pelo indivíduo em relaçao à vida e às demais pessoas é a radiografia moral que melhor o define. Nascida nos hábitos do comportamento, cada qual expressa os sentimentos e as qualidades que lhe sao peculiares. Certamente, nao poucos conseguem dissimular a ... Continuar »
Por mais se prolongue a existencia física, e se apresente saudável e encantadora, momento chega em que se interrompe ao impacto natural da degenerescencia orgânica. Nas incessantes alterações a que estao submetidas as células, a energia vital se dilui e cessam as mitoses encarregadas d... Continuar »
A Divindade dotou-te de tesouros inapreciáveis, que ainda nao te permitiste valorizar em suas profundas significações, tao naturais se te apresentam no dia a dia existencial. Dons e recursos no instrumento orgânico de que dispões constituem bençaos de elevada significaçao ... Continuar »
Meus filhos: Permaneça Jesus sendo o nosso zenite e o nosso nadir. Dealba dia novo! Nao obstante, sombras teimosas permanecem dificultando a claridade solar, as perspectivas de luminosidade plena ainda nao se puderam tornar realidade total. Na grande transiçao, há predom... Continuar »
Envolta em auréola mítica por largos séculos, a mediunidade tem sido confundida, na sua realidade paranormal, transitando do estado de graça à condiçao de demonopatia ou degeneraçao psicológica da natureza humana. Homenageada em alguns períodos da História, noutros ... Continuar »
Revista Reformador/FEB: Como a Espiritualidade avalia os desafios e as possibilidades de atuaçao, dinamizaçao e expansao da açao evangelizadora espírita infantojuvenil diante do cenário atual da Humanidade? Joanna de Ângelis: Diante das incomparáveis conquistas do pe... Continuar »
Os teus afetos que desencarnaram vivem e prosseguem conforme eram enquanto na vilegiatura carnal. Nao os pranteies em desespero, porque obedeceram à Soberana Lei biológica, a qual estabelece que tudo quanto nasce, morre. Morrer, no entanto, nao significa consumir-se, desintegrar-se no n... Continuar »
Estamos vivendo os dias gloriosos da santificaçao de Irma Dulce pela veneranda Igreja Católica Apostólica Romana. Santificada foi toda a sua existencia, em razao do seu inefável amor e socorro aos aflitos que passavam pelos seus múltiplos caminhos ricos de misericórdia. Conheci-a, fa... Continuar »
É natural que queiramos saber a visao espírita sobre o carnaval. O que o Espiritismo diz sobre o assunto? Opiniões materialistas de apoio e espiritualistas de condenaçao reforçam a consagrada dicotomia entre o mal e o bem, a sombra e a luz, o errado e o certo, o material e... Continuar »
E o Carnaval chegou com todos os seus ruídos e paixões primárias, anunciando alegria e felicidade, essa felicidade ilusória da embriaguez dos sentidos. Ante a miséria que alarga a sua capacidade de destruir as massas ao lado da violencia voluptuosa e destruidora, recordamo-nos do período imper... Continuar »
Ao entardecer do dia 30 de junho de 2002, na cidade mineira de Uberaba, apagou-se brilhante lâmpada de alta potencia iluminativa, enquanto, no mesmo instante, no zimbório celeste, apareceu uma estrela novíssima de primeira grandeza. Tratava-se do venerando apóstolo moderno de Jesus, que desenc... Continuar »
O serviço do Bem nao pode cessar, seja qual for a justificativa. Comprometidos com a Causa do Cristo, nada nos deve constituir motivo de impedimento para prosseguir atendendo ao programa elaborado. Os benfeitores espirituais organizadores das atividades imortalistas que a todos dizem... Continuar »
O processo de evoluçao do Espírito é um quase infinito desenvolvimento das aptidões e tendencias adormecidas em germe no âmago do ser. Procedente das experiencias anteriores, cada qual conduz os valores armazenados no inconsciente profundo, tornando-os recursos e instrumentos de altíssi... Continuar »
À primeira vista, o intercâmbio seguro entre os Espíritos desencarnados e os homens parece revestir-se de muita simplicidade. Considerando-se que, após a morte do corpo, o ser apresenta-se com todos os atributos que lhe caracterizavam a existencia física, é de crer-se que o processo da... Continuar »
Meus filhos, Que Jesus nos abençoe! Vivemos nos dias tormentosos anunciados pelas Escrituras. Experimentamos as glórias da Ciencia e da Tecnologia, do pensamento e da arte. No entanto, caminhamos pela senda de espinhos que assinalam sofrimentos, reduzindo a criatura humana à ... Continuar »
Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE :LatentStyles DefLockedState="false" DefUnhideWhenUsed="false" DefSemiHidden="false" DefQFormat="false" DefPriority="99" LatentStyleCoun Continuar »
Tudo quanto nasce, morre. É uma fatalidade inderrogável. A vida, para viver, exige energia, e todo o processo vital, à medida que desempenha o mister, gasta-se, consome-se. Todos os seres vivos, em consequencia, nascem, vivem, enfermam, envelhecem e morrem. Nesse panorama q... Continuar »
Diante das tempestades que estrugem vigorosas na atualidade, ceifando algumas das belas construções da inteligencia humana, por ausencia da iluminaçao espiritual do amor, quase tombas no desânimo. O esforço que aplicas em favor da divulgaçao do Evangelho, elevando-t... Continuar »
Numa retrospectiva rápida, evocamos as grandes nações do passado, que antecederam ao tempo de Jesus, na Terra. Recordamos da Índia abençoada pelo Ganges e os missionários que lhe insculpiram o nome na História, graças à inspiraçao do Alto e às s... Continuar »
Dizes que é quase impossível manter a mente em clima de equilíbrio, face às invitações aberrantes para o prazer e o consequente desgaste existencial, no qual se encontra a sociedade contemporânea. Em toda parte, as paixões subalternas explodem com vigor, levando os indivíduos a ... Continuar »
Estamos sendo convocados pelos Espíritos nobres para ser os lábios pelos quais a palavra de Jesus chegue aos corações empedernidos. Estamos sendo convocados para ser os braços do Mestre, que afaguem, que se alonguem na direçao dos mais aflitos, dos combalidos, dos enfraque... Continuar »
Trata-se do mais jovem discípulo de Jesus, esse notável filho da zelosa Salomé e do tranquilo Zebedeu. Nascido em Betsaida (que significa Casa de pesca), onde residiam muitos homens do mar da Galileia, nasceu aproximadamente no ano 10 d. C. e ofereceu a existencia à mensagem de Jesus,... Continuar »
Analisando-se a situaçao socioespiritual do planeta na atualidade, nao há como negar-se a presença da destrutiva onda de pessimismo e utilitarismo que domina as criaturas humanas em toda parte. Apoiados no niilismo, embora os comportamentos rotulados de religiosos de alguns de se... Continuar »
O ingrato é Espírito sedutor, porém, destituído de sentimentos, dentre os quais o da gratidao se destaca como se fora um lírio em pútrido chavascal. A ingratidao é uma ferida que assinala o seu possuidor de maneira singular. Por mais disfarce o seu estado íntimo, sempre exala o odor da enfermi... Continuar »
Filhas e filhos da alma: Que Jesus vos abençoe! Urge aproveiteis a presente reencarnaçao a fim de alcançardes a paz. Vindes peregrinando por tormentosas experiencias que hoje se refletem em colheita de aflições. Transitastes por veredas quase impérvias, as... Continuar »
Por que te dizes frustrado ante os fatos que transcorrem de maneira inesperada, totalmente fora da tua programaçao e aturdindo-te? Tens o roteiro seguro, que é a mensagem irretocável do Evangelho de Jesus, para seguir sem a menor margem de equivocaçao, ao tempo que os benfeitores... Continuar »
Deus nao quer o meu progresso porquanto os meus caminhos estao interditados! Deus nao quer a minha felicidade, já que tudo quanto me diz respeito resulta em insucesso. Deus nao quer o meu bem-estar, porque somente sofrimentos me chegam! Deus nao quer a minha paz, já que a luta jamais me ... Continuar »
Iniludivelmente o planeta vive o clímax da sua transformaçao de mundo de provas e de expiações no rumo da regeneraçao. Ao lado das aflições físicas e morais que afetam todas as criaturas humanas, outras, nao menos danosas, de caráter interno na sua constituiç... Continuar »
Estamos vivendo na Terra um momento apocalíptico com as suas tenazes de horror, numa fúria bestial, que esmaga a sociedade e tudo quanto tem sido construído no seu processo de cultura e evoluçao. O monstro da guerra, que tem sido aprisionado, embora ainda consiga espalhar o sofrimento e... Continuar »
No dia 30 de maio de 2022, o Congresso Nacional Brasileiro decretou e o presidente da República assinou que a data 18 de abril seria, a partir de entao, Dia Nacional do Espiritismo. A partir daquele momento memorável era oficialmente celebrado o nascimento do Espiritismo, que ocorreu mediante ... Continuar »
Todos os seres se encontram na Terra ferreteados pelas necessidades de evoluçao. Conservando em germe o conhecimento, qual a glande do carvalho, por meio de experiencias sucessivas conquista a sabedoria jacente na síntese interior para alcançar o esplendor estelar da beleza e da ... Continuar »
Questao grave que requisita acurados estudos e contínuo exame, a fim de  haurir-se necessário conhecimento, a que diz respeito à problemática das distonias e afecções psíquicas, sejam decorrentes dos transtornos orgânicos e mentais, sejam de causa obsessiva. Em cada processo... Continuar »
Agradece a dor que te punge o corpo e a alma, pois que ela é bençao de Deus para o teu processo evolutivo. Que seria do metal se nao permitisse que a ardencia do fogo lhe desse maleabilidade? Qual a finalidade do toro de madeira que nao sofresse a lâmina aguçada que o fere e a... Continuar »
No próximo dia 29 do corrente [agosto] será celebrada a data de nascimento do Dr. Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, eminente médico militar que se tornou um exemplo do homem de bem, passando à posteridade como modelo de cidadao e servidor da Humanidade. Renascido na Fazenda Riacho d... Continuar »
O natural processo de evoluçao do Espírito culminará quando, dominando as latentes faculdades de que se encontre investido, logre liberar-se dos atavismos da larga jornada dos renascimentos carnais ao longo dos milenios. Corpúsculo de luz que mergulhou na névoa material para esplender c... Continuar »
Alma da Caridade, humilde e boa, No ministério que Deus abençoa, Trabalha e serve em paz. A planta insiste e vence o solo, airosa, Superando os espinhos, eis a rosa, No afa de que é capaz... Nao recues ante o bem justificando Imperfeiçao, pobreza lamentando. Voando, a ... Continuar »
É assim o amor, portador de grandes milagres!... É assim que devemos comportar em todos os dias das nossas vidas. Essa é a nossa atitude, legatários que somos do amor de Deus nestes tumultuados dias da Humanidade. Ouvistes a proposta do amor estes tres dias. Acompanhaste... Continuar »
Por mais se aborde o tema referente à virtude por excelencia – a caridade! -sempre existem facetas novas e profundas que merecem análise para imediata aplicaçao. A caridade é a filha predileta de que a fé se utiliza para expressar a riqueza de que se constitui. Enquanto a f... Continuar »
Filhos da alma! Que Jesus nos abençoe. Soam, na Espiritualidade Superior, os clarins que anunciam a grande transiçao. Nem tudo, porém, sao trevas e sofrimentos. Nao apenas testemunhos de lágrimas em holocaustos novos, homenageando o Senhor da Vida. A misericórdia do ... Continuar »
Desde priscas eras o Espírito, mesmo nos primórdios do seu processo de evoluçao, procurou demonstrar a sobrevivencia através dos variados fenômenos paranormais de que se utilizou para entrar em contato inteligente com os caminhantes carnais. Na intimidade da caverna, ignorando a realida... Continuar »
Realizara o serviço com dedicaçao e aguardava o pagamento. Aqueles eram dias difíceis para todos. Circunstâncias imprevistas agravaram os problemas do cliente, que se viu constrangido a confessar a impossibilidade de resgatar o débito. Explicou, pediu prazo, prometeu recupe... Continuar »
Todos pensam que tu és a doçura do cordeiro, no entanto, és a maior tempestade que desceu dos Céus à Terra para mudar a estrutura do amor no mundo. Todos pensam e falam na tua humildade e olvidam que és o guerreiro poderoso que, em vez de servir aos homens, lutas pelo Senhor dos ... Continuar »
Voce se surpreende com o volume de notícias trágicas que lhe chegam a cada instante, em demonstraçao aparente de que o planeta se encontra moralmente pior. Trata-se de uma postura emocional pessimista, porque nunca houve tanta solidariedade e fraternidade atendendo às comunidad... Continuar »
Apregoa-se, em tom profético alarmante, que o processo de mudança terrestre para mundo de regeneraçao dar-se-á por meio de tragédias, entre as quais hediondos sismos catastróficos acompanhados de horror e loucura.... Assevera-se, com certa dose de autoridade, a respeito do futuro... Continuar »
Todo comportamento extremista responde por danos imprevisíveis e de lamentáveis consequencias, por sustentar-se na intolerância e no desrespeito à inteligencia e ao discernimento dos demais. A consciencia equilibrada busca sempre o comportamento mais saudável, expressando-se de maneira... Continuar »
Na atualidade, rica de luzes da razao, escasseiam as lâmpadas acesas do sentimento de amor. Sucede que o progresso horizontal, estendendo-se sem cessar, é de fácil conquista, mas a evoluçao na vertical do Infinito é de acesso mais complexo que exige reflexao e sacrifícios. Eis porque... Continuar »
Comumente ouve-se justificativa para alguém escusar-se ao serviço de socorro ao próximo, como, por exemplo, a alegaçao de que nao é perfeito e, portanto, nao possui as condições exigíveis para o exercício das ações de enobrecimento. Muitos indivíduos alegam que carr... Continuar »
Medita a respeito da transitoriedade do carro orgânico, das suas contínuas transformações, do seu desgaste, à medida que nele te movimentas e serás induzido a pensar no que irá ocorrer após o fenômeno biológico da sua morte ou desestruturaçao molecular. Vives em um mundo o... Continuar »
Queridas irmas, amigos queridos, Seja a harmonia íntima o estado de consciencia entre nós. Estes, como outros, sao dias de Imortalidade. O Espírito, peregrino das sucessivas reencarnações, avança na direçao do Sol de Primeira Grandeza, que é Jesus, a fim de superar t... Continuar »
Em toda parte, quase onde brilhava o Sol no planeta terrestre, encontrava-se a dominadora águia representando o Império Romano, sedento de poder e dominaçao arbitrária. O mundo estorcegava-se sob as legiões gloriosas e o sofrimento tornara-se quase insuportável para os vencidos. Leis... Continuar »
Nunca o silencio fora tao largo. As vozes que anunciavam a alegria da libertaçao calaram a sua melodia de esperança nos penetrais do Infinito. As paixões vis alcançaram níveis insuportáveis que solaparam as bases morais de sustentaçao da esperança. A so... Continuar »
A turbulencia espalhava-se por toda parte e a ignorância campeava dominadora. A dor espezinhava as criaturas humanas, reduzindo-as a animálias malcuidadas. Em toda parte os preconceitos inferiores e as perversidades assinalavam a cultura vigente. A esperança havia desaparecido nas men... Continuar »
Filhas e filhos bem-amados! Que a paz de nosso Senhor Jesus Cristo permaneça em nossos corações! Anoitece!… Os dias gloriosos da ciencia e da tecnologia de ponta estao sombreados pelas inquietações do sentimento humano que parece desvairar em toda parte. O inconf... Continuar »
Pode-se afirmar que a Mae Rússia iniciou sua História com o surgimento do principado de Kiev. A iniciativa de ser criada uma capital para os inumeráveis grupos étnicos que dominavam largas regiões da Europa e da Ásia tinha como propósito principal a necessidade de erguer-se um império c... Continuar »
Impossível nao recordar as incomparáveis bençaos que vivenciei na minha passada existencia ao seu lado. Voce era, maezinha, uma jovem frágil e inexperiente, quando foi felicitada pelo matrimônio miraculoso. A sua existencia tornou-se um festival de beleza e de encantamento. Tudo r... Continuar »
Interrogam alguns companheiros de jornada: - E agora, qual a missao histórica da pátria brasileira? Onde a pátria do Evangelho, coraçao do mundo? Ocorre que a divina visao difere fundamentalmente das observações e cuidados do ser humano. Na atmosfera terrestre muitas batalh... Continuar »
 É muito difícil a travessia do abismo sem a ponte do amor.  A grande noite de estrelas luminíferas vai cedendo lugar à estrela máxima do dia.  É a noite que precede o amanhecer da Nova Era.  Jesus, filhas e filhos do coraçao, espera que ... Continuar »
Mente a mente processa-se o intercâmbio entre os Espíritos envoltos na indumentária carnal e os dela desvestidos. Sempre uma está influenciando outra mente. Nao há isolamento de natureza mental entre os seres humanos, assim como de vibraçao entre todos os seres vivos. O inter-relacio... Continuar »
Afliges-te a situaçao da violencia de todo porte que ameaça a estabilidade social, econômica e moral do planeta. Essa violencia visível e assustadora é resultado de outras expressões nao menos temerárias, tais como: o desrespeito moral na família, as lutas contínuas entre os cônj... Continuar »
O Império Romano alargara demasiadamente as suas conquistas, avançando, triunfalmente, na direçao da África do Norte, ambicionando a fascinante terra dos Faraós. O Primeiro Triunvirato, composto por Júlio César, Pompeu e Marco Licínio Crasso, estabelecido no ano 59 a.C., ... Continuar »
Em todas as épocas, desde aquelas nas quais o princípio inteligente iniciou o seu processo de crescimento, encontrou outros seres que se caracterizaram pela ferocidade e percepções elevadas da vida. Passaram gerações que se sucederam como as ondas do mar, desenvolvendo as ambi&cc... Continuar »
Há tempo, quase imemorial, que a Humanidade nao atravessava um período de gravíssimas circunstâncias negativas, cujos efeitos danosos se arrastarao dolorosos no processo de evoluçao moral do planeta terrestre. Os desmandos de natureza ética e os comportamentos desvairados estabelecem no... Continuar »
Convencionou-se que felicidade é despreocupaçao, logo seguida de alegrias em paisagens rutilantes de Sol e de bem-estar. Para fruí-la, até a embriaguez dos sentidos, basta acumular haveres ou recebe-los de outrem, de modo que a despreocupaçao acompanhe a trajetória do indivíduo... Continuar »
O cidadao comum que preserva os valores éticos e comporta-se conforme a crença moral que lhe é agradável atrai, inevitavelmente, a presença dos bons Espíritos que se comprazem em assisti-los. Sendo possuidor de faculdade mediúnica, abrem-se-lhe as portas da caridade que pode exe... Continuar »
Afirma-se que, na noite de 31 de maio de cada ano, a Mae Santíssima da Humanidade, com o cortejo de seres bem-aventurados, visita as Regiões inferiores da Terra, tradicionalmente chamadas Inferno, Purgatório, Umbral e fazendo descer o seu escapulário luminoso até aos infelizes que ali se encontra... Continuar »
Ao nascer em Nazaré (Israel), Maria estava destinada a renovar o mundo na sua condiçao de pulcritude e amor. Tornando-se Mae de Jesus, adornou o sentimento augusto com sacrifícios e abnegaçao incomuns. Submetida aos impositivos existentes que faziam da mulher uma servidora do ... Continuar »
Quando sentiste a minha presença no útero foste dominada por uma angústia infinita. Nao esperavas a ocorrencia natural e nao tinhas condiçao de exercer a maternidade. Informando a situaçao aflitiva ao companheiro de afetividade, dominado pela surpresa, ele recusou ajuda... Continuar »
Recordo-me, maezinha amada, com emoçao indescritível, da nossa inolvidável convivencia. Eu, pequenina, assustada, e tua segurança era a razao do meu equilíbrio. Naquela tarde, em especial, chovia muito, e eu temia. Os céus encontravam-se escuros e clareavam-se com os relâmpagos e... Continuar »
Anelando pela felicidade dos fiéis católicos em Praga, capital da República Tcheca, entao pertencente à Germânia, Jan Hus adotou a pregaçao do Evangelho de Jesus na simplicidade do idioma do povo necessitado e pobre do país, de modo a exaltar a vida e propiciar paz a todos. A int... Continuar »
Há cento e cinquenta anos, entre as 10 e 11 horas da manha do dia 31 de março de 1869, desencarnava Allan Kardec, o egrégio Codificador do Espiritismo. Apesar de advertido, diversas vezes, pelo seu amigo desencarnado, Dr. Demeure, a respeito da sobrecarga de atividades fatigantes a que ... Continuar »
A sociedade hodierna experiencia momentos muito graves e ameaçadores de desastres cruéis, no seu processo evolutivo que alcança, neste momento, o ápice das conquistas científico-tecnológicas, apesar de encontrar-se em situaçao muito lamentável no que diz respeito aos admiráve... Continuar »
No turbilhao da cultura moderna com as suas incontáveis conquistas e as infelizes paixões em desbordamento irrefreado, a existencia humana ve-se assaltada pelas mais variadas manifestações do sentimento e da razao. Quase genericamente as criaturas estertoram sem o equilíbrio necessário ... Continuar »
Paz sempre conosco! A fim de ministrarmos as sublimes lições da Doutrina Espírita às novas gerações que ainda se encontram na infância e na juventude, tornam-se-nos indispensáveis o conhecimento e a vivencia dos seus nobres conteúdos. O estudo cuidadoso da Codifica&cced... Continuar »
Os rios correm entre duas margens que parecem distantes, às vezes, em abismos assustadores. No entanto, uma ponte gentil pode ligá-los, facilitando o trânsito com segurança. A Palestina possui dois mares: um generoso - o Mar da Galileia - e o outro de águas paradas, porque salgad... Continuar »
Filhas e filhos da alma. Permaneça conosco a paz do Senhor. Ouvistes nestes dias as lições que vos libertam das incertezas, traçando diretrizes de segurança e de paz. Recebestes a mensagem de libertaçao da ignorância, pautada na observância do conhecime... Continuar »
Ao Espiritismo pois, cabe a tarefa indeclinável de criar na sociedade uma nova ordem. Uma ordem moral que estabeleça nas mentes e nos corações humanos, as diretrizes fundamentais do amor. O Consolador Prometido por Jesus, que se encontra na Codificaçao Espírita, tem a gran... Continuar »
Jesus É para esse Homem Incomparável, que neste momento em que se clausura a 22ª Conferencia proferida pela Federaçao Espírita do Paraná, que os seres angélicos que administram o nosso destino, comparecem para repetirem, como os mártires: Ave, Cristo, aqueles que Te am... Continuar »
Almas queridas do caminho evolutivo. Suplico a Jesus Sua misericórdia em forma de bençaos para todos nós. Há cinco anos desvestia-me do corpo carnal para retornar à Casa da Consciencia da Verdade. Recordo-me dos instantes finais em que o corpo consumido pelo câncer nao tinh... Continuar »
Queridos amigos, Cristo para sempre! Diante de um mundo marcado pela dor e torturado pela angústia que se estende em escala gigantesca ao Universo, sem jamais ter resolvido a problemática da criatura humana, a vivencia conforme o Evangelho e de acordo com os ensinamentos do Espiritismo é a ... Continuar »
Tenho-a na mente e no coraçao aureolada de ternura e gratidao. Repasso pela memória os lances da existencia e a encontro como um raio de sol vencendo a escuridao e contribuindo para o meu esclarecimento. Seus cuidados trabalharam o grotesco da minha ignorância, lapidando a carapa&cce... Continuar »
Meus filhos, Permaneça conosco a paz do Senhor! Recrudescem as lutas. Os anunciados tempos de transiçao chegam e fragorosas batalhas sao travadas. É indispensável a aferiçao de valores que devem caracterizar os combatentes. Dificuldades e desafios apresenta... Continuar »
Sem dúvida, o progresso intelecto-moral da sociedade começa no esforço desenvolvido por cada criatura humana. A evoluçao do átomo primitivo ao ser angélico encontra-se fixada na Consciencia Cósmica e cada indivíduo é responsável por uma etapa no seu empenho para alcan&cced... Continuar »
Filhas e filhos da Terra. Que a paz do Senhor esteja em vossos corações! Conheceis a história da nebulosa de gases incandescentes da qual surgiu o nosso Sistema Solar. Sabemos como a Divina Providencia manipulou essas forças gasosas e construiu o nosso amado planeta, acalmando... Continuar »
Meus filhos! Que Jesus nos abençoe! Pergunta-se, ante a grandeza dos postulados exarados no Evangelho de Jesus, se é possível vive-los na atualidade, mantendo a pulcritude dos seus conteúdos. Esclarece-se que os desafios contemporâneos sao muito graves, e os comportamentos humanos va... Continuar »
Por que razao sofrer indevidamente, sem esperança de alterar o quadro para melhor? Por que essa fatalidade de tudo que planejo resultar em insucesso? Qual a razao dos desaires e dos tormentos que nos devoram por dentro, sem perspectiva de uma mudança para melhor? Sao muitos... Continuar »
Jamais igualado, Jesus é o grande desafio para a Humanidade. Nascendo e vivendo em pequenos lugares comuns a todos os lugares, entre pessoas simples e desatentas, que existem em toda parte e em todos os tempos, a Sua é a existencia global, divisória dos acontecimentos históricos, que se fizer... Continuar »
Meus filhos, que o Senhor nos abençoe. Naquele 18 de abril de 1857, com O Livro dos Espíritos, raiou a madrugada de uma Era Nova. Nuvens borrascosas acumulavam-se nos céus da cultura humana, tentando impedir que as claridades libertadoras do conhecimento chegassem às conscienc... Continuar »
Filhos da alma, que Jesus nos guarde na Sua paz. Sois o sal da Terra e deveis preservar-lhe o sabor. O Espiritismo, na atualidade, oferece-nos Jesus de retorno, conforme os padrões da Cultura, da Ciencia e da Tecnologia. Ensejando a compreensao dos deveres da criatura humana perante si m... Continuar »
Enquanto algumas nações estorcegam em sofrimentos inomináveis, padecendo injunções de terríveis dores, outras explodem em falsas alegrias e em alguns estertores do prazer, desfrutando da ilusória alegria dos sentidos, longe das emoções transcendentes da harmonia ou felicidade... Continuar »
No mundo físico todas as coisas, assim como acontecimentos, procedem das necessidades impostas pela matéria ou adquiridos como necessidades que se tornam indispensáveis nas injunções carnais. A ética estabelece os postulados indispensáveis a um resultado opimo, mediante o qual muitas cr... Continuar »
Quando Sigmund Freud iniciou as suas pesquisas com pacientes histéricos, especialmente, tornou-se o começo de uma das mais belas e oportunas interpretações da psique humana, dando lugar a uma verdadeira revoluçao cultural, desmistificando o sexo, suas funções e liberta... Continuar »
Pátria brasileira!    Abençoada pela fulgurante luz das estrelas do Cruzeiro do Sul, estás programada pelo Senhor da Vida para que sejas, em futuro nao distante, o centro de irradiaçao do Evangelho restaurado. Enquanto a Humanidade sofre a noite terrível que se... Continuar »
Estes sao os dias, os dias graves do Senhor! É necessário que as criaturas humanas abramo-nos ao Evangelho restaurado e nos permitamos ser instrumentos do Condutor de Vidas, para que possamos aplainar os caminhos que a Sua Misericórdia vem percorrer. Espíritas! Assumistes um compr... Continuar »
Inscrevem-se em todas as mentes, pensamentos, palavras e atos. As paisagens mentais de cada ser humano resultam das suas reflexões, assim como dos seus interesses. Tudo aquilo que o atrai, impregna a mente, passando a fazer parte do seu patrimônio, que será utilizado oportunamente, quando as c... Continuar »
Pergunta-se, frequentemente, por qual razao falava Jesus por parábolas. A interrogaçao pode ser respondida após breve e cuidadosa reflexao. Desejando que a Sua mensagem ultrapassasse o tempo em que era enunciada e o lugar em que se fazia ouvida, nao poderia ficar encarcerada nas fo... Continuar »
Em face das condições evolutivas do planeta terrestre, considerado relativamente primitivo na escala apresentada por Allan Kardec, e assim o é, porque os Espíritos que o habitam somos, igualmente, um tanto primários, em nosso processo de desenvolvimento intelecto-moral torna-se desafiadora... Continuar »
Filhas e filhos do coraçao,   Na densa noite que aturde a criatura humana, rica de tecnologia de ponta e pobre de sentimentos morais, surge peregrina luz, anunciando o amanhecer. A Nova Era, programada pelos guias da Humanidade, está colocando os seus alicerces no coraçao das... Continuar »
A senhora vivia num bairro elegante, no último andar do edifício que mandara construir. Rica, em plena madureza orgânica, fruía a felicidade transitória que os bens materiais podem proporcionar. Cercada por amigos, que também eram seus inquilinos, gozava o prazer, descansava, vivia regalada... Continuar »
As densas névoas de natureza vibratória que pairam sobre a sociedade atual produzem um tóxico de natureza entorpecente que a quase todos os indivíduos coloca em semitranse. Parecendo fantasmas que deambulam sem destino, as massas humanas movimentam-se atoleimadas em faixas de energia deletéria... Continuar »
Filhos e filhas do coraçao, guarde-nos na Sua paz o Mestre Incomparável. Os ciclos da evoluçao sucedem-se, invariavelmente, obedecendo à planificaçao superior. Períodos de ascendencia evolutiva caracterizados pelo conhecimento, períodos outros de maturidade para fix... Continuar »
Normalmente, a referencia à palavra pobreza significa ausencia de recursos de toda natureza, conduzindo o indivíduo à miséria. Do ponto de vista histórico sempre houve pessoas pobres, como sociedades muito necessitadas no seu conjunto, arrastando carencias de toda ordem, especial... Continuar »
A existencia na Terra, em si mesma, é alta concessao da Divindade, para todos que nos encontramos no afa de conseguir a libertaçao dos atavismos ancestrais, que nos jugulam, ainda, no primarismo da origem orgânica. Viver, portanto, no corpo somático, dando curso ao impositivo da evolu&c... Continuar »
Filhos da alma: Que o Senhor nos abençoe! A criatura terrestre destes dias, guindada pela ciencia e pela tecnologia a patamares elevados do conhecimento, ainda estorcega nas aflições do seu processo evolutivo. As conquistas relevantes logradas até este momento nao conseguir... Continuar »
A vida no corpo físico possui um significado profundo que deve ser observado, que é o da evoluçao. Natural que se anele pela saúde perfeita, por ocorrencias jubilosas, pelos encantamentos e distrações, que produzem o prazer e mantem a leviana superficialidade das coisas nenhumas ... Continuar »
Excluindo-se as expiações pungitivas e indispensáveis ao reequilíbrio espiritual, as provações constituem abençoado elenco de experiencias iluminativas, graças às quais é possível uma existencia digna, avançando no rumo da felicidade. Normalmente, dura... Continuar »
Politicamente, a paz entre os povos é o intervalo que medeia duas guerras. A paz do mundo começa em mim – acentua o poeta e compositor Nando Cordel em sua música Paz pela paz. Enquanto o ser humano nao compreenda e aja demonstrando que as suas sao aspirações do bom, do n... Continuar »
A data do seu nascimento é incerta na pesquisa histórica dos investigadores da Sua existencia, dos Seus atos e dos Seus ensinamentos. Mas isso nao é importante porque os fatos e dados narrados podem ainda hoje ser encontrados pelos caminhos que percorreu. Todos quantos O viram foram dominad... Continuar »
Dispões da faculdade de discernir o que o livre-arbítrio te proporciona, tudo quanto possas e queiras embora a fatalidade do destino. De acordo com a escolha da conduta a seguir, produze para o futuro aquilo que realizaste, que volverá mediante a bençao da reencarnaçao. O reco... Continuar »
No mesmo ano em que Napoleao Bonaparte foi consagrado imperador dos franceses, Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em Lyon, em 3 de outubro de 1804. Transferido da fogueira de Constança, em 6 de julho de 1415, para os dias gloriosos da intelectualidade de Paris, Kardec dedicou-se ao ... Continuar »
A oraçao é um sublime instrumento de que a criatura humana deve utilizar-se para a nutriçao da alma. Sempre e em qualquer circunstância a oraçao é tônico vigoroso que estabelece o equilíbrio e mantém a paz. Energia vigorosa, restabelece o ânimo do orante enquanto este p... Continuar »
Antes de iniciar-se o processo de tua reencarnaçao, estabeleceste condições delicadas e de alta significaçao para o teu exito na Terra, e, considerando-se as graves responsabilidades que te seriam outorgadas, desfrutas as bençaos da anuencia divina. Reflexiona com... Continuar »
Meus amigos, meus irmaos: Exoro as bençaos divinas para todos nós! Um século de vida e de luz convida-nos a acuradas reflexões. Na ampulheta dos dias a voragem do progresso alterou completamente a face do planeta. A Física Linear transformou-se em Quântica, a Biologia atingiu a... Continuar »
Sabiamente, o emérito Codificador do Espiritismo constatou que a mediunidade é uma faculdade orgânica inerente a todos os seres humanos. Nada obstante, o fato de ser-lhe portador, nao implica necessariamente em ter que a exercer quando nao se apresente com um caráter ostensivo. A faculdade na... Continuar »
Após a descida ao poço da depressao, que lhe abriu as portas do entendimento profundo a respeito da existencia, Jung adotou o conceito dos arquétipos, mediante a utilizaçao da palavra usada por alguns cristaos primitivos entre os quais Santo Irineu. Ao abrir o leque de legítimas ... Continuar »
Roma distendera o seu manto esmagador sobre o mundo conhecido, e as legiões temíveis dominavam os povos afligidos... O poder da águia perigosa estava em toda parte, e o sofrimento humano era a consequencia natural da sua grandeza. Júlio César substituíra os deuses-lares e tornara-se divino,... Continuar »
A resignaçao é uma virtude pouco considerada na vilegiatura humana, dando lugar a aflições perfeitamente dispensáveis ao processo evolutivo existencial. Quase desconhecida, a resignaçao é a natural aceitaçao das ocorrencias perturbadoras, no dia a dia de todas as cr... Continuar »
Senhor Jesus! No contubérnio em que se encontram as criaturas humanas na Terra, unimos os nossos esforços em tentativa de modificar a paisagem sofrida, abrindo espaço para a era melhor do Espírito Imortal. Na predominância dos que Te buscam, disputando primazia e privilégio na... Continuar »
Filhos da alma! Abençoe-nos, Jesus, o Mestre de todos nós! A jornada prossegue na direçao da meta, que é o encontro da paz. Sombras e acúleos tentando dificultar a marcha, enquanto os jornadeiros prosseguem com o espírito estoico, abnegados e confiantes. Há sessenta anos... Continuar »
Dizes que nao vale a pena viver a conduta reta, quando o crime e a desordem gozam de cidadania e de aceitaçao. A vérmina da angústia parece corroer os postulados do que acreditavas como realidade inegável e agora desconsiderados pela sociedade perdida nos graves problemas existenciais. ... Continuar »
Se fiel até o fim - Joanna de Ângelis Por mais perturbadoras e afligentes sejam as circunstâncias e a convivencia com as demais pessoas do teu círculo de amizade ou nao, porfia nos teus bons ideais e objetivos existenciais. Nao aguardes entendimento e cooperaçao dos outros em r... Continuar »
Repentinamente houve mudança brusca nas paisagens morais da Terra. No Império Romano, que sempre estivera em guerra, no momento em que Otaviano, do Segundo Triunvirato, dominava a sós praticamente o mundo conhecido, instaurou-se um período de relativa paz. As legiões cuidavam agora d... Continuar »
Ante as perspectivas das lutas e sofrimentos que se organizam na psicosfera terrestre, as bençaos do Espiritismo constituem forças morais e recursos outros espirituais para o inevitável enfrentamento que se aproxima. Aos danosos efeitos psicológicos da pandemia devastadora, que v... Continuar »
O exito em qualquer empreendimento é sempre resultado da qualidade daqueles que constituem o grupo de açao, a partir do empenho com que é realizado o labor à qualidade do esforço desprendido para executá-lo. Sempre programadas pelos Espíritos que se especializam no mister... Continuar »
Esta data representativa da Paixao de Jesus no seu trânsito terrível entre Anás e Caifás, os supremos doutores da lei israelita, a fim de ser intimidado após a traiçao de Judas e depois da prisao covarde no Jardim das Oliveiras, culminou com o terrível julgamento por Pilatos, representante... Continuar »
Talvez nao mudemos o mundo, mas mudaremos a nós. Talvez a Humanidade continue chorando, mas continuaremos sorrindo, porque todos temos lágrimas represadas em nosso coraçao. Todos trazemos o âmago da alma aturdido pelas paixões, mas Cristo é o sublime e doce mel das nossas vidas. Q... Continuar »
O mau humor que voce cultiva terminará por transformar-se num hábito perturbador, que lhe trará distúrbios de vária ordem, nos conteúdos físicos e emocionais. O mau humor é morbo que deve ser vencido com eficiencia. Quem se acostuma com o charco, olvida-se da beleza e da saúde que proporcio... Continuar »
O momento culminante da evoluçao antropológica foi aquele quando surgiu o homem. Narra uma velha lenda que Deus, após o Seu magnífico feito, voltou à Terra para verificar a própria obra. Tratava-se de um dia de magnífico verao, em que o Sol iluminava a Natureza na exuberância ... Continuar »
Senhor! Agora é nova madrugada, Em que o Evangelho esplende em luz intensa, Vencendo a noite fria, triste e densa, Em que a vida estertora, malograda!... Dá-nos serviço e amor nesta alvorada, Para forjarmos, em ações, a crença, Perdoando agressao, maldade e ofensa, E... Continuar »
O fermento farisaico aumentava o desequilíbrio das multidões, à medida que a mensagem ganhava os corações aflitos... Pairavam no ar as velhas tradições cumuladas de crendices e crueldade, enquanto as bençaos das Boas-Novas amenizavam as dores e desesperanças.... Continuar »
Jamais te permitas agasalhar a tristeza no teu íntimo, seja qual for a situaçao em que te encontres ou a ocorrencia que te aflija. A melancolia é má conselheira por sombrear a razao no teu íntimo. A existencia física é um hino ao progresso e os acidentes de aparente dificuldade que s... Continuar »
Segura as lágrimas que te coroam os olhos, coraçao amigo e devotado ao Bem. O pranto que vertes, em decorrencia das aflições que te povoam a casa emocional, sensibiliza os mentores que velam por ti. Multiplicam-se os desafios para o cristao decidido na sua jornada redentora. ... Continuar »
A faculdade mediúnica, embora seja de natureza orgânica, tem as suas raízes profundas no ser espiritual, como tudo que constitui a criatura humana. Sendo uma expressao do sexto sentido, os valores ético-morais de cada Espírito respondem pelas ocorrencias nessa delicada área que lhe faculta o d... Continuar »
O trânsito carnal festivo e quente que envolve o ser, pela sua própria estrutura resulta das sucessivas transformações que se operam no curso existencial. Obedecendo às leis do movimento, átomos e suas partículas alteram a constituiçao em que se apresentam conforme a natur... Continuar »
É uma doutrina diferente. Primeiro, o fato. Apareceram os fenômenos. Foram eles que disseram: Nós somos imortais e explicaram a questao da Imortalidade da alma. Entao, nós podemos perceber a grandeza dessa mensagem de Deus, quando os Céus se abrem e o exército, sob o comando de Nosso Senho... Continuar »
Sim, todos ou quase todos estavam informados adredemente... Uma Empresa de tal envergadura projetada há milenios com riqueza de detalhes, mediante cuidados especiais e extraordinários numa visao transcendente do passado assim como do futuro. Nenhum imprevisto poderia surgir ou deveria criar... Continuar »
Meus amigos, meus irmaos: Exoro as bençaos divinas para todos nós! Um século de vida e de luz convida-nos a acuradas reflexões. Na ampulheta dos dias a voragem do progresso alterou completamente a face do planeta. A Física Linear transformou-se em Quântica, a Biologia atingiu a... Continuar »
Espíritas, meus irmaos! Quando as clarinadas de um novo dia em luz nos anunciam os chegados tempos do Senhor; quando uma era de paz prepara a nova Humanidade, neste momento dominada pela angústia e batida pela desesperaçao, façamos a viagem de volta para dentro de nós. No inst... Continuar »
Até onde a imaginaçao humana alcance em reflexões e a vida lhe preceda ao fenômeno do momento, busca estar atuante na construçao da ordem e do bem que sao as bases do progresso para a Humanidade feliz do amanha. Experiencias inumeráveis testemunham esta realidade nas mais variada... Continuar »
O Universo é um ser vivo que se expande e se contrai ao impacto de forças inimagináveis num continuum infinito. Tudo quanto se movimenta traduz açao, portanto, vida imanente em desenvolvimento. Eis porque a vida se encontra em toda parte demonstrando ser incoercível. Desde ... Continuar »
Durante os dolorosos eventos trágicos registrados no século III d,C., em Lugdunum (atualmente Lyon, na França), nos quais os discípulos de Jesus foram, mais de uma vez, martirizados, notabilizaram-se extraordinários servidores da Verdade, que superaram o holocausto, cantando hinos de amor ... Continuar »
Filhos, filhas, todos da alma! Metamorfoseando-se, o materialismo penetra em todos os ramos do conhecimento humano e as religiões nao escapam da sua habilidade camaleônica, permitindo-se os métodos perturbadores das necessidades corporais do ser humano no seu processo de evoluçao. In... Continuar »
(...) Virá um dia em que a criatura humana esquecer-se-á de si mesma e, naturalmente quando chegue esse dia, que nao está longe e nao está perto, as criaturas humanas se abraçarao carinhosamente. Virá um dia em que o lobo feroz beberá no mesmo regato do cordeiro. Um dia virá em que a... Continuar »
Meus filhos: Que o Senhor nos abençoe e nos guarde na Sua paz. A reencarnaçao, a nobre fiandeira dos destinos, promovendo o Espírito, etapa a etapa, faculta-lhe a conquista da plenitude, herdando de cada experiencia os atavismos que devem ser superados no processo da evolu&cce... Continuar »
Estudando a paranormalidade humana com critério e austeridade, Allan Kardec anotou, no item 159 do Capítulo XlV de O Livro dos Médiuns, que todo aquele que sente, num grau qualquer, a influencia dos Espíritos é, por esse fato, médium. Analisando a mediunidade, o ínclito Codificador esclareceu ... Continuar »
Nunca será demasiado abordar-se a importantíssima questao da paz. Vivemos a hora da turbulencia e da agitaçao, na qual os indivíduos estorcegam entre o medo e a ansiedade. Uma onda de agressividade varre a Terra nos seus diversos quadrantes dando lugar ao crime e à corrup&cced... Continuar »
Já nao vos digo amanha. O Evangelho do Senhor conclama-nos: Eia, agora! Agora é o santo momento de ajudar. Arregacemos as mangas da camisa da alma e sirvamos, sem cansaço, sem fastio. Assumimos um compromisso, antes do berço, que é o de restaurar, na Terra sofrida, o Reino ... Continuar »
A médium Yvonne do Amaral Pereira nasceu no dia 24 de dezembro de 1900, em Valença, Rio de Janeiro, numa família de classe média, programada para ser uma trabalhadora infatigável do Evangelho de Jesus. Muito pequena, esteve quase sepultada viva, quando foi vítima de uma catalepsia, que ... Continuar »

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014