Ante a juventude - Joanna de Ângelis
Jovem não é apenas aquele que dispõe de aparelhagem fisiológica nova. A juventude é estado interior que resulta do otimismo e da elevação a que se vincula o homem, inspirado pela indestrutibilidade do Espírito – única segurança para quem empreende a tarefa da própria paz.

Jovens há que envelheceram nos compromissos negativos e não podem recomeçar, amargurados e amargurantes como se encontram. Enquanto outros, idosos, estão rejuvenescidos pelo ideal que esposam sem envelhecer na caducidade dos propósitos em que insistem.

Corpo jovem não indica posição ideal da vida, antes é compromisso para com a própria evolução.

Espíritos amadurecidos no bem, em se emboscando nos corpos, refletem, na indumentária de que se utilizam para avançar as condições de equilíbrio e sensatez, com que impulsionam a máquina do progresso. O mesmo ocorre com os Espíritos em experiências iniciais da programática evolutiva, que apenas exteriorizam as paixões do instinto e as expressões da forma sem maiores voos para as elevadas aspirações.

Não cogites, pois, de considerar pelo corpo o valor do homem. Enquanto se pode marchar sem remorsos nem construções, mantém-se a juventude, possui-se a condição de mocidade para sustentar a jornada.

Constrói, desse modo, o amanhã desde hoje, enquanto jovens são as tuas carnes e poderosas as tuas forças, dinamizando as possibilidades fomentadoras da harmonia, a fim de que o teu amanhã te chegue com bênçãos de paz, mediante o legado de gerações felizes, para as quais colaboraste, pelo sentido da ordem e do dever retamente cumprido à semelhança de Jesus, que aos 12 anos já superava os doutores da Lei e, ao partir da Terra, muito jovem, renovou pelo exemplo todas as paisagens do planeta e plantou as bases do Novo Mundo, para cuja construção foste chamado e na qual te encontras.

Fragmento do cap. 45, de Florações evangélicas,
ed. LEAL, psicografia de Divaldo Pereira Franco.
Em 20.2.2026

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014