Francisco Morales

Natural da cidade de Cambé/PR, nasceu em 4 de maio de 1942.

Tinha formação em Administração de Empresas.

Foi pioneiro do comércio da Avenida Brasil, tradicional avenida de Maringá, cidade que escolheu para residir e, como proprietário da Ótica Diamante, era o empresário mais antigo em atividade. Mais de sessenta anos no mesmo ponto comercial.

Atuante no Movimento Espírita Regional, frequentou a Associação Espírita de Maringá – AMEM, durante alguns anos, até o início das obras de reconstrução da casa, quando passou a frequentar o Centro Espírita Caminheiros, atuando como dirigente de Grupos de Estudo da Doutrina Espírita e do Grupo do Evangelho, que se realizava aos domingos, pela manhã, no Hospital Psiquiátrico.

Responsável pelo Setor do Evangelho, no Centro Espírita Ismael, na mesma cidade, era o servidor junto às famílias do Abrigo Deus Cristo e Caridade.

Foi sócio fundador do Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, em meados de 1997, com a finalidade de atendimento integral às famílias em vulnerabilidade social.

Vítima de atropelamento, permaneceu hospitalizado um pouco mais de dez dias, partindo a 16 de dezembro de 2020, deixando saudades. Inúmeras e efusivas manifestações receberam os familiares e os trabalhadores espíritas, vindas de muitas partes. Alguns buscavam notícias, outros falavam das preces que estavam sendo endereçadas ao companheiro.

O Movimento Espírita, representado pelos vários departamentos de Assistência  e Promoção Social Espírita das Casas Espíritas de Maringá e Região, o Programa televisivo O Espiritismo Responde, um grande número de irmãos encarcerados no Complexo Penitenciário de Maringá, que receberam os benefícios inestimáveis  dos óculos (lentes e armações), fraternalmente doados, formularam seu preito de gratidão ao confrade, ao trabalhador, acima de tudo, do amigo de coração terno e generoso, o inesquecível Chiquinho.

Foto: Acervo pessoal
                           





Vitor Hugo Almeida

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014