Simone Gonçalves Coimbra Domingues

Ela nasceu em Três Lagoas/MS, no dia 8 de março de 1952. Gostava de citar a data e brincar como era significativo ter nascido no Dia Internacional da Mulher.

Neta de avô espírita, desde a adolescência esteve envolvida com as atividades espíritas. Foi coordenadora da Juventude Espírita, em sua cidade natal. Ao longo da vida, por exigência da profissão do esposo, companheiro por 50 anos, nesta passagem pela Terra, residiu em Itaparica, no sertão pernambucano, Araçuaí, em Minas Gerais, Rondonópolis e Alta Floresta, no Mato Grosso e Estreito, no Maranhão. Em todas as cidades, mesmo nas que permaneceu por pouco mais de um ano, foi evangelizadora, palestrante, participante de reuniões mediúnicas e dos atendimentos assistenciais.

No entanto, o Centro Espírita do seu coração era o Centro Espírita Paz, Amor e Caridade - CEPAC, em Foz do Iguaçu, onde residia desde 1991.

Sequiosa de servir na necessidade que houvesse, era coordenadora de Juventude, trabalhadora da Assistência e Promoção Social Espírita - APSE, da Área da Família - AFAM, voluntária no Bazar e nos demais eventos realizados pela Casa. Palestrante, foi com alegria e emoção que falou, nas comemorações dos 100 anos do CEPAC, no início de 2022, data que também marcou o centenário do Espiritismo no Oeste do Paraná. Permanentemente estimulando a participação dos jovens nos trabalhos do Movimento Espírita, tocou-lhe, especialmente, na oportunidade, ter ao seu lado, como palestrantes, duas de suas evangelizandas, agora servidoras ativas do Centro e da URE.

Ninguém é tão pobre que não possa ajudar alguém e ninguém é tão rico que não precise de ajuda, costumava repetir. E foi em uma quinta-feira, dia 12 de maio de 2022, em que costumeiramente trabalhava com outras amigas espíritas, na preparação de marmitas a serem entregues aos moradores de rua da cidade, que Simone, após um dia de observação em hospital da cidade – mas em contato telefônico o tempo inteiro com suas companheiras de trabalho –, sofreu infarto.

A despedida do corpo que amorosamente a recebeu nesta vida aconteceu no dia seguinte, acompanhada pelos familiares, cercada pelo amor dos amigos espíritas e outros tantos que ela conquistou ao longo dos seus 70 anos de encarnação.


Sheila Domingues
Foto: Acervo pessoal
Em 9.6.2022

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014