Luiz Parigot de Sousa
Natural de Curitiba, nasceu em 21 de janeiro de 1894.

Foi muito atuante no Movimento Espírita, particularmente no Estado do Paraná, notabilizando-se como divulgador da Doutrina Espírita em todo o sul do país.

Concluiu o Curso de Medicina na Universidade do Paraná, em dezembro de 1924, merecendo especial nota na Revista de Espiritualismo, de dezembro desse ano, da Federação Espírita do Paraná:

O Dr. Luiz Parigot de Sousa pertence à nova geração dos nobres Espíritos estudiosos e investigadores, que consagram o melhor de suas atividades e energias às obras da caridade, exemplificando o Evangelho em vivas demonstrações de amor ao próximo.

Na missão espinhosa a que se consagrou o nosso prezado irmão há de conquistar os mais belos triunfos como médico dos corpos e das almas enfermas e aflitas, pois que, para isso, dispõe dos dois elementos essenciais capazes de garantir tais triunfos: vastos conhecimentos científicos e virtudes nobilitantes que o recomendam a todos aqueles que necessitam do amparo de um legítimo sacerdote da ciência.

Essas expressões representam uma justa homenagem ao espírito forte do distinto companheiro, que soube vencer galhardamente a luta para a conquista do seu grau de médico, sem desequilibrar a sua missão de exemplar chefe de família.

O Dr. Luiz Parigot de Sousa, que ocupa o posto de capitão médico das forças militares em operações no Rio Grande do Sul vai pedir a sua demissão para fixar seu domicílio nesta capital [Curitiba/PR], onde sua ação preciosa se fará sentir de modo amplo e notável.

No mês seguinte, janeiro de 1925, aduzia em suas páginas:

A Revista de Espiritualismo sente-se feliz de poder prestar uma homenagem ao novel médico conterrâneo Dr. Luiz Parigot de Souza, ardoroso defensor da Doutrina Espírita, em cujos mananciais de luz e de amor hauriu a fé inabalável de um crente esclarecido e praticante.

A nobre profissão em que o jovem esculápio vai exercer a sua atividade, permitir-lhe-á por certo os mais assinalados triunfos. Espírito culto e devotado à prática da solidariedade humana exemplificada pelo Espiritismo, o Dr. Parigot de Souza saberá aliar à sua competência profissional os reconhecidos dotes morais que haverão de consagrá-lo como um verdadeiro sacerdote da medicina.


Foi um extraordinário médium de efeitos físicos, possibilitando pesquisas sérias nesse setor. Demonstrou particular curiosidade pelo Espiritismo, após assistir a uma reunião na Federação Espírita do Paraná.

A sua mediunidade foi observada por vários cientistas e pela Sociedade Paulista de Medicina e Cirurgia. Possibilitou a comunicação, por voz direta, de vários Espíritos, em vários idiomas, com a presença de pessoas das respectivas nacionalidades.

Desencarnou em 3 de abril de 1947.

Em 18.10.2022.

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014