Marcelino Mores Filho
Sua desencarnação realmente surpreendeu. Vivia o entusiasmo da estreia televisiva do Momento Espírita, que se daria em 11 de dezembro de 2023. Participou das reuniões, opinou, sonhou adiante quando o Programa estaria em estreia mundial. Pensava grande, muito grande, muito à frente.

Natural de Guarapuava, deixou sua marca na cultura da região.

É lembrada, de forma especial, sua atuação, junto à 12ª União Regional Espírita, quando da realização da Exposição Amor Perfeito – Yvonne do Amaral Pereira e do Congresso Internacional de Turismo Religioso.

Igualmente preciosa foi sua orientação ao Centro Espírita Joaquim Nabuco, da mesma cidade, na organização tecnológica, quando da pandemia da COVID.

Adentrando o quadro funcional da Federação Espírita do Paraná – FEP, em 1º de agosto de 2005, foi a alma sonora do Momento Espírita. Sabia escolher as trilhas musicais que melhor se adaptassem ao texto. Era uma pessoa sensível que, quando trabalhava na mixagem, afirmava perceber ao seu redor muitos invisíveis do bem, o que o levava a criar efeitos sonoros especiais para cada script.

Uma pausa estratégica na locução. O som de um piano. A chuva caindo. Trovoadas. Silêncio. E a voz do locutor que se sobressai novamente.

Deixou sua criatividade nos vídeos-convite para as Conferências Estaduais Espíritas, ano após ano.

A morte o apanhou, em pleno labor. Na sexta-feira, 1º de dezembro, ultimou os primeiros programas televisivos, em torno das 20h.

Foram suas palavras, depois de todas as revisões e ajustes: Agora, está tudo pronto para a estreia. Exultava.

No sábado, teve o infarto, foi hospitalizado. Afirmou que sentia ter chegado a hora do retorno ao lar, embora não quisesse ir, não agora.

Mas, ele se foi, no domingo, 3 de dezembro de 2023.

Deixou saudosa a esposa Rosélia Aparecida Kosmos Mores. Também os companheiros de trabalho, os amigos, todos que o conheceram, que tiveram acesso à sua gentileza.

Tinha 61 anos, a jovialidade de um garoto.

Foto: Vanessa Kosop

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014