Waldir Trautwein
Décimo segundo filho do matrimônio Pedro e Anésia Trautwein, cresceu no ambiente espírita. Costumava dizer que não sabia como sentiam ou se comportavam os amigos que cresceram em outras doutrinas religiosas, pois ele nascera em lar espírita. Seu pai foi o fundador do Centro Espírita Camille Flammarion, em dezembro de 1946.

Contador e administrador de empresa por formação acadêmica, ingressou na vida profissional pelas mãos do irmão Moacyr, que se tornou grande comerciante de máquinas agrícolas no município e na região. Atuou no comércio do irmão por alguns anos. Também através de sua influência, como diretor de uma Cooperativa de Produção Agrícola, e auxiliou na constituição de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, hoje incorporada ao Sistema Sicredi, onde, por período de anos, foi seu presidente.

Ainda pela influência do irmão, ajudou a fundar, em um tempo em que a palavra ONG - Organização Não Governamental não era conhecida, um grupo denominado Amigos de Cambará. Com outros cambaraenses, durante vários anos, administraram uma propriedade rural que, nas décadas 1950 - 1960, servira de campo de pouso para alguns aviões de transporte de passageiros. Construíram o prédio de uma Escola para que o município pudesse receber uma Faculdade. Empenharam-se na construção de um Clube com salão social, piscina e quadra esportiva, que recebeu o nome de Clube Norte. Durante anos, Waldir foi atuante junto ao Rotary Clube da cidade, inspirando a criação de outros Rotarys na região.

Atualmente, presidia o Centro Espírita Camille Flammarion e era vice-presidente do Lar Anália Franco, entidade mantenedora do Centro de Educação Infantil Caminhos de Luz, fundada por trabalhadores espíritas cambaraenses, e inaugurado por Divaldo Pereira Franco, em 1974.
Tinha amizade com o engenheiro civil Alceu Vezozzo, fundador do grupo de Hotéis e Resorts Bourbon, participante do Amigos de Cambará. Nos anos 2000, o engenheiro intermediou, junto ao Rotary Internacional e ao gestor municipal, Mohamad Ali Hamzé, a construção de oitenta moradias populares para mães solteiras e viúvas, que recebeu o nome de Vila Rotary e Waldir foi, por largo período, seu administrador.

Há cerca de 3 anos foi construída uma Escola Profissionalizante, que homenageou o professor Milton Ragalzi de Faria Ribeiro, também do grupo Amigos de Cambará.

Waldir mantinha uma coluna sobre Espiritismo no Jornal News, da cidade.  Era membro do Comitê Gestor Municipal das Micros e das Pequenas Empresas, contribuindo na inovação de políticas públicas para atendimento a micro e pequenos empreendedores.

Sua desencarnação, ocorrida a 21 de dezembro de 2022, causou grande comoção na cidade, devido a este trânsito fácil que tinha por obras sociais espíritas e não espíritas.

Representantes de várias entidades do município, amigos, trabalhadores espíritas, o presidente da 4ª União Regional Espírita, Dorival da Silva, de Bandeirantes e a vice, Magna Yamashita, de Santo Antônio da Platina, se fizeram presentes, nas homenagens derradeiras que lhe foram prestadas.

Waldir era casado com Neusa Di Creddo Trautwein, tinha quatro filhos e netos.


Graça Maria Cruz
Foto: Acervo pessoal

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014