Sonia Negrão Serra de Carvalho
Nasceu em 14 de janeiro de 1947 e viveu seus 77 anos, em sua cidade natal, Ribeirão do Pinhal. Sua família esteve entre os fundadores do Centro Espírita Irmão Jacob, tendo sua mãe, Zaíde Negrão Serra, ocupado a presidência, por vários anos.

Por sua vez, Sonia o presidiu, de forma incansável, realizando ainda as tarefas de palestrante, aplicadora de passes, esclarecedora em reunião mediúnica, evangelizadora infantojuvenil, coordenadora de grupo de estudos Espíritas e membro da Área de Atendimento Espiritual - AAE.

Na Área de Assistência e Promoção Social Espírita - APSE, coordenava a arrecadação de alimentos e confecção de cestas básicas, enxovais para bebês e atendimento em creches.

Na vida profissional, foi professora. Sua dedicação ao ensino a tornou conhecida, em Ribeirão do Pinhal, como mãe de todos, por ensinar e formar cidadãos de bem.

Casada com Jonas Carvalho Netto, teve três filhos: Ana Marcia, Denise e Saulo, que lhe deram três netos: Maria Olívia, Thais e Vinícius.

Sua desencarnação, em 16 de abril de 2024, provocou grande comoção na comunidade pinhalense e nas Casas Espíritas da região, que nutriam por ela carinho, admiração e respeito.

Em nota, os trabalhadores do Irmão Jacob escreveram: Todos nós, os beneficiados pela presença amorosa e amiga da irmã Sonia, rendemos graças ao Senhor da Vida por ter nos possibilitado partilhar a existência com tão nobre alma, grande trabalhadora de Jesus. Seu retorno à Pátria Espiritual faz a alegria de seus amores que lá estão.

Graça Maria Cruz
Foto: Acervo pessoal

© Federação Espírita do Paraná - 20/11/2014